quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Célula de 24.11 a 30.11 - Jesus alimenta a multidão

Jesus Alimenta uma Multidão


Louvor / Adoração: Quero te obedecer – Fernandinho / Sim, Sim, Sim Jesus – Aline Barros

Referência Bíblica: João 6:1-14

Versículo para Memorizar: "Deixai vir a mim os pequeninos...pois dos tais é o reino dos céus". Lc 18:16.

Objetivo:  Ensinar que todos nós temos algo a oferecer para Deus, e que é muito importante repartir aquilo que temos.

Quebra-GeloEu trouxe uma surpresa para repartir para vocês. (Professor, distribua balas).
É importante aprendermos a repartir como nossos amiguinhos e irmãos o que temos.Na história de hoje, vamos ouvir de um menino que tinha algo e ofereceu a Jesus.


Contando a História:  Jesus andou fazendo o bem neste mundo. Por isso, por onde Ele passava sempre atraia milhares de pessoas. Homens, mulheres e crianças o seguiam por onde quer que Ele fosse. Algumas dessas pessoas queriam ouvir tudo o que Jesus tinha para ensinar; outras queriam ser curadas e outras ainda queriam apenas estar no meio da multidão e ver o aconteceria, porque Jesus sempre ensinava coisas novas e maravilhosas demais para qualquer pessoa; também curava qualquer enfermidade. Certa vez, numa de suas viagens Jesus chegou a um lugar e viu que uma grande multidão também estava chegando para ouvi-lo.

Ele sabia que já era muito tarde e logo a noite cairia, mas viu também que aquelas pessoas tinham vindo de muito longe para vê-lo. Por isso, não queria que elas fossem embora cansadas e com fome, então mandou que os discípulos alimentassem as pessoas antes de mandá-las de volta para suas casas. Os discípulos se olharam admirados... Conversaram um pouco e depois Filipe (um dos doze discípulos de Jesus) respondeu a Jesus: — “Senhor, para cada pessoa poder receber um pouco de pão, nós precisaríamos gastar mais de duzentas moedas de prata!!! Como vamos alimentar toda essa gente?”.

Jesus sabia muito bem o que ia fazer, mas queria testar a fé dos seus discípulos. Então perguntou: ---“o que vocês conseguiram achar de alimentos no meio da multidão?”. Eles procuraram... Procuraram... Até encontrarem um menino com seu lanchinho de cinco pães e dois peixinhos. Então, André (outro discípulo de Jesus) disse: —“Senhor, encontramos apenas um menino que tem cinco pães e dois peixinhos. Mas o que é isso para alimentar tanta gente?”. Jesus disse: — Digam a todos que se sentem na grama. Então os discípulos organizaram pequenos grupos e todos se sentaram na grama.

Em seguida Jesus pegou os pães ofertados pelo menino, orou agradecendo a Deus e os repartiu com todas as pessoas; Ele fez a mesma coisa com os peixinhos. Naquele dia, o pequeno lanche do menino alimentou mais de cinco mil pessoas. O que era tão pouco, Jesus fez multiplicar e todos comeram à vontade. Quando já estavam satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: —Recolham os pedaços que sobraram para que nada se estrague. Eles ajuntaram os pedaços e encheram doze cestos com o que sobrou dos cinco pães. Jesus fez esse milagre com um simples lanche de um menino sem egoísmo.

Aplicação: O menino jamais tinha visto alguém multiplicar pães e peixes, mas mesmo assim, ofereceu tudo o que tinha para Jesus e viu um grande milagre acontecer através da sua pequena oferta.

É assim que Jesus usa as pessoas que confiam nele para abençoar outras pessoas, não importa o tamanho ou a riqueza delas, mas apenas o quanto estão dispostas em ajudar no serviço do Senhor. E Jesus usa mesmo tudo o que ofertamos de coração! Você pode ser criança ainda, mais pode ser usado por Jesus ainda assim. Amiguinho faça como o menino da nossa história ofereça o que você tem a Jesus

Você pode até achar: “não tenho nada pra oferecer a Jesus.” Mas tem sim! Sabe o que é?? Seu coração. Você já convidou Jesus pra morar no seu coração, você já aceitou Jesus como Salvador da sua vida?? Se ainda não meu amiguinho, tá na hora. Aceite Jesus e convide ele pra morar no seu coração, e Jesus vai te usar também para abençoar outras pessoas. E você que já aceitou Jesus e que Jesus já mora no seu coração, então diga pra Jesus que você quer ser usado por ele. Não importa o seu tamanho, sua idade, e o que você tem nas mãos. Basta apenas seu desejo de trabalhar pra Jesus e levar Jesus até as outras pessoas que não o conhecem ainda!

Hora de conversar
- Com o que aquele menino serviu a Deus? (5 pães e 2 peixes)
- O que Jesus fez com aqueles pães e peixes? (um grande milagre, a multiplicação)
- O que eu posso oferecer a Deus? (Deixar eles responderem)
- Como posso ser usado por Deus? (entregando o que tenho nas mãos, falando de Jesus para outros, ajudando meus irmãos..)

Hora de Brincar:

Brincadeira “Morto/Vivo” – Combine dois gestos que as crianças terão que fazer ao comando de duas palavras: PÃO / PEIXE. Quando o líder disser “PÃO”,  as crianças terão que fazer o gesto de um rolo esticando uma massa de pão, quando disser: “PEIXE”, as crianças terão que imitar os peixes nadando. Quem errar o comando sai do jogo.


quinta-feira, 20 de novembro de 2014

QUEM AMA SERVE SE POSSIVEL PASSE O VIDEO PARA CRIANÇAS REVISAO

QUEM AMA SERVE   SE POSSIVEL PASSE O VIDEO PARA CRIANÇAS  REVISAO


http://youtu.be/iwxS9RGchY8

QUEM AMA SERVE
Texto Bíblico: João 13. 1-17
Versículo: Nisto conhecerão todos os que sois meus discípulos: se tiverdes amor um ao outros. (Jô 13.35)
alvo: mostrar que servir é uma atitude de amor. Servir agrada a Deus, pois mostra nossos corações cheios de amor.
LOUVOR: ESCOLHO DEUS, QUEM AMA SERVE

Quebra- gelo: Pergunte as crianças: quem já fez uma boa ação para alguém e achou que merecia uma recompensa por isso? Deixe-as falarem o que fizeram. Pergunte se elas receberam alguma recompensa pelo que fizeram. Explique rapidamente a importância de servir sem receber nada em troca. Algumas vezes, temos gestos bondosos para com outros porque recebemos ordem para isso, porque queremos que gostem de nós, ou porque, ao fazer essas coisas, podemos receber uma recompensa. Pouco antes do Senhor Jesus dar a sua vida por nós, ele ensinou aos discípulos uma lição muito importante sobre como e por que servir outras pessoas. Vamos descobrir o que Jesus fez para ensinar essa lição?


Contando a História
(leia o texto na Bíblia e explique com as suas próprias palavras)
Quem não serve não ama!
Jesus ensinou uma lição muito importante para os seus discípulos. Essa mesma lição vale para nós hoje.
Servir todo o tempo.

Naquela época, não havia carro ou avião para viajar de um lado para o outro, eles andavam o tempo todo a pé, portanto seus pés ficavam sujos e empoeirados e até rachados. Era costume lavar os pés das pessoas quando elas chegavam em casa. Mas esse era um serviço dos escravos. Quando uma pessoa ia visitar outra, ao chegar na casa, os empregados lavavam os seus pés, por causa da poeira. Era assim que os convidados eram recebidos. Não era um serviço bom de fazer, mas era necessário.
Jesus decidiu fazer um serviço de escravo para ensinar uma lição de humildade aos seus discípulos. Por isso, Ele lavou os pés de cada um.
Vocês sabem o que fazer para serem humildes?
Vocês podem aprender a serem humildes servindo aos seus irmãos. Isso agrada a Deus. Quem se humilha diante dos irmãos também se humilha diante de Deus.
Jesus era o filho de Deus, a pessoa mais importante de da terra e Ele serviu.
Servindo na célula.

Vocês também devem servir os irmãos na célula. Como? Oferecendo o seu lugar para outro se sentar, deixando o outro pegar o lanche na sua frente, oferecendo um pedaço do seu lanche quando alguém ficar sem lanchar, cuidando da casa no nosso anfitrião, não sujando o sofá, tendo o cuidado na hora de comer, não mexendo nas coisas dos outros, sendo educado ao entrar e ao sair, cumprimentando os donos da casa; se estragar alguma coisa, você deve consertar ou dar outra nova, ajudando a lavar os copos que ficarem sujos ou a varrer o chão do local da reunião, deixando a casa limpa. Tudo isso é servir.


Servindo em casa.

Na sua casa, vocês também devem aprender a servir às pessoas da sua família, não fiquem esperando ser servidos. Sirva! Lave os copos para a mamãe, guarde a louça, pendure a sua toalha para secar, guarde os seus sapatos; brinquedos, etc. Deus se agrada de quem serve! Jesus não apenas queria ensinar, Ele queria que os discípulos, a partir daquele dia, aprendessem a servir uns aos outros. Sabem por quê? Porque servir é uma prova de amor!


Servir é uma prova de amor!


Jesus lavou os pés dos discípulos, até mesmo de Judas, mesmo sabendo que ele iria traí-lO. Isso mostra que, quando vocês vão servir, vocês devem fazer isso mesmo que o seu irmão não mereça. Porque servir é uma prova de amor, assim como Jesus fez.

Nós não amamos só quem merece. Judas não merecia, mas Jesus lavou os pés dele também. A Bíblia diz que, se não amamos o nosso irmão que vemos, não podemos amar a Deus que não vemos. Quem é capaz de servir seu irmão também é capaz de servir a Deus. Pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus a quem não vê. (1 Jo 4.20)

Às vezes, seu amigo é muito chato, implica com você, e você acha que ele não merece, faça mesmo assim, sirva-o sem merecer, seja como Jesus! Assim você agradará a Deus e se tornará grande aos olhos do Senhor.

Quem não serve não ama, mas quem ama serve! Essa é a prova de que você é realmente alguém que segue a Jesus.


Hora de conversar
· Na época Jesus como eles iam de um lugar para o outro?
· Quando uma pessoa ia visitar a outra, qual era o costume do anfitrião?
· Porque Jesus lavou os pés dos discípulos?
· Servir é uma prova de que?
· A quem devemos servir?

Hora de brincar
Faça a brincadeira do seu mestre mandou.
Moral: Servir nem sempre é fácil, mas é importante, é prova de amor ao nosso irmão!


quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Célula de 10.11 á 17.11 - Rei Josias


Princípio: Ensinar as crianças que elas não dependem da sua família para fazer o que é bom e para servir a Deus e que elas devem valorizar a Palavra de Deus.

Quebra-Gelo:  
MATERIAL: Coração de papel e caneta.
PROCEDIMENTO: Faça um coração de papel e escreva PALAVRA DE DEUS dentro dele. Depois, dobre ao meio, para que as crianças não vejam o que está escrito. Pergunte às crianças o que elas acham que está escrito no coração. Dê algumas dicas: “É algo que você precisa colocar dentro do seu coração. É algo que alimenta o nosso coração. É algo que devemos obedecer! SOLUÇÃO: É a Palavra de Deus!”

Louvor / Adoração: Faço o melhor – Ministério Filhos do Homem / Rebanho Precioso / Eu sou o que a Biblia diz que eu sou.

Versículo para Memorizar: “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti”. Salmos 119:11  

Referência Bíblica: 2 Reis 22-23 

Mensagem: Josias tinha oito anos de idade quando se tornou rei de Judá. Ele governou trinta e um anos em Jerusalém.
        Seu avô Manassés havia sido um rei mal - tão mal que Judá foi mais perverso que qualquer das outras nações (que nem sequer conheciam a Deus e Sua Palavra). Ele construiu altares para deuses, sacrificou o seu filho a um ídolo e matou muitas pessoas inocentes.
        Como o avô de Josias, seu pai Amon também foi um rei mau que adorava ídolos e não andou nos caminhos de Deus. Ele foi assassinado por seus próprios funcionários.
Josias fez o que agradava a Deus, o SENHOR; ele seguiu o exemplo do seu antepassado, o rei Davi. Ele percebeu que a igreja precisava ser arrumada, por isso ordenou que os homens encarregados dos concertos do templo como os carpinteiros, construtores, e pedreiros comprassem material para começar a trabalhar na igreja. Enquanto trabalhavam na igreja, esses homens acharam o livro da lei no templo e entregaram ao escrivão do palácio para que ele pudesse ler para o rei. Quando Josias ouviu o que o Livro da Lei dizia, o rei rasgou as suas roupas em sinal de tristeza.
        O livro da lei daquela época é a nossa Bíblia hoje, e o rei se entristeceu pois o povo não estava cumprindo os mandamentos de Deus. Então ele deu a seguinte ordem para o sacerdote: — Vão consultar a Deus, o SENHOR, por mim e por todo o povo de Judá a respeito dos ensinamentos deste livro. Deus está irado conosco porque os nossos antepassados não fizeram o que este livro manda.
        Os servidores do rei foram falar com uma profetisa e o seu marido. Eles eram pessoas que ouviam a Deus e pediram para dar ao rei a seguinte mensagem: — “Eu, o SENHOR, o Deus de Israel, vou castigar a cidade de Jerusalém e todo o seu povo, pois eles me abandonaram e têm oferecido sacrifícios a outros deuses e assim me fizeram ficar irado. Mas eu vi que você se arrependeu, e se humilhou diante de mim, eu ouvi a sua oração e por isso só depois da sua morte é que vou castigar Jerusalém. Vou deixar que você morra em paz.”
Então o rei leu diante deles todo o Livro da Aliança que havia sido achado no Templo. Ele fez com Deus, o SENHOR, uma aliança pela qual eles lhe obedeceriam e guardariam as suas leis e mandamentos com todo o coração e com toda a alma. Ele destruiu todos os objetos, sacerdotes e lugares de adoração a outros deuses que não fosse o SENHOR. O rei Josias ordenou que todo o povo comemorasse a Festa da Páscoa em honra do SENHOR, o Deus deles, conforme estava escrito no Livro da Aliança.
        Desde a época em que os juízes governavam o país, nunca havia sido feita uma Festa da Páscoa como essa, por nenhum dos reis de Israel ou de Judá. Foi no ano dezoito do reinado de Josias que essa Páscoa foi festejada em Jerusalém, em honra de Deus, o SENHOR.
Não houve antes nenhum rei como ele, que servisse a Deus, o SENHOR, com todo o seu coração, mente e força, obedecendo a toda a Lei de Moisés.Ele sabia o quanto era importante obedecer as Escrituras. Ele deixou um bom exemplo para o seu povo.

Aplicação: O avô e o pai de Josias também tinham sido reis e fizeram muitas coisas erradas em seu reinado, mas Josias fez aquilo que era certo. Essa história nos ensina que não importa se nossos pais, avós, professores, irmãos mais velhos fazem aquilo que é errado, nós podemos fazer aquilo que é certo porque podemos ser o início de uma descendência que honra e obedece a Deus. 

        Nós precisamos ouvir as palavras de Deus para nossas vidas e agir, obedecendo, como Josias e devemos levar a Palavra de Deus a sério.
LEVAR A PALAVRA DE DEUS A SÉRIO É PRATICÁ-LA

        Muitos reis antes e depois de Josias desprezaram a Palavra de Deus e fizeram o que era mal diante d’Ele. Muitos reis se envolveram com idolatria e feitiçaria que desagradavam a Deus.
         Josias valorizou a Palavra de Deus, porque a considerou importante para ele e para seu povo.
        Valorizar significa levar a sério. Josias levou a sério a Palavra de Deus e seguiu o que nela estava escrito.
        E vocês? Vocês levam a sério o que a Bíblia ensina?


Atividade:  
NOME DA BRINCADEIRA: VERDADE OU MENTIRA

        Faça uma roda com as crianças sentadas. Escolha uma delas para ficar de pé. Use as perguntas abaixo e ela deverá responder: “Verdade” ou “Mentira”. Se errar, todas as crianças devem dizer a resposta certa e trocarem de lugar, assim aquela que estava de pé achará um lugar para se sentar e a próxima que ficar de pé responderá a pergunta.  Continue a brincadeira até terminar as perguntas. 
Perguntas: 1) Josias foi um rei. VERDADE – 2) Josias começou a reinar com 15 anos. MENTIRA – 3) Idolatria não é pecado. MENTIRA – 4) Eu dependo dos meus pais para servir a Deus. MENTIRA – 5) Eu não dependo da minha família para fazer o que é certo. VERDADE– 6) Deus não se importa se eu adorar outros deuses. MENTIRA – 7) Eu devo guardar a Palavra d Deus no meu coração. VERDADE – 8) Não devemos dar importância para a Palavra de Deus. MENTIRA – 9) O pai e o avô de Josias foram reis que fizeram coisas ruins. VERDADE - 10) Josias começou a reinar com oito anos de idade. VERDADE



quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Célula de 03.11 á 09.11 


PrincípioEnsinar às crianças que elas devem confiar em Deus. Ele é Deus de milagres, nada é impossível para Ele! E este é o ano do Milagre!

Quebra-Gelo:  Dinâmica do Sonrisal
- Material: 3 copos transparentes (vidro) com água, 3 comprimidos de sonrisal (ou qualquer efervescente).

- Desenvolvimento: Cada copo com água representa Deus, e cada Sonrisal representa nossas vidas.

- No primeiro recipiente, é a pessoa que não faz muita questão de ouvir de Deus, não o conhece, prefere viver do seu jeito! Então não coloque o Sonrisal no copo, deixe do lado de fora.

- O segundo representa aquele que entra na presença de Deus, mas quando a situação fica feia ou aperta, prefere cair fora e dar um jeitinho não acreditam 100%. Então se deve mergulhar o remédio dentro da embalagem lacrada na água... Nada acontecerá...

- O terceiro representa aquela pessoa que confia independente do que as circunstancias dizem. Mergulhe o remédio na água. Irá ferver e ficará transparente.

- Moral: Quando estamos diante de Deus, deixamos de ser o que somos e nos tornamos um e não conseguimos ver onde esta o remédio e a agua, ou seja, se mistura e nada separa. É assim que deve ser nossa vida com Deus, as nossas atitudes, os nossos pensamentos, o nosso falar...



Louvor: Abre se o mar (Aline Barros), A Ele a Gloria (Davi Silva)
Escolho Deus (Thalles)

Versículo para Memorizar: “O Senhor lutará por você.” Êxodo 14:14a

Referência Bíblica: Êxodo 14:1-31 e 15:1-21

Mensagem: Quando contaram ao rei do Egito que os israelitas tinham fugido, ele e os seus empregados mudaram de idéia e disseram: “Vejam só o que fizemos! Deixamos que os nossos escravos, os israelitas, fugissem de nós!” 
     Então o rei mandou preparar o seu carro de guerra e o seu exército. Ele saiu com todos os carros de guerra, Os egípcios, com todos os seus cavalos, carros de guerra e cavaleiros, saíram atrás dos israelitas e os alcançaram onde eles estavam acampados, na beira do mar Vermelho. 
    Quando os israelitas viram o rei e o seu exército marchando contra eles, ficaram apavorados e gritaram pedindo a ajuda de Deus, o SENHOR. E disseram a Moisés: “Veja só o que você fez, nos tirando do Egito! O que foi que lhe dissemos no Egito? Que nos deixasse em paz, trabalhando como escravos para os egípcios. Pois é melhor ser escravo dos egípcios do que morrer aqui no deserto!” 
    Porém Moisés respondeu: “Não tenham medo. Fiquem firmes e vocês verão que o SENHOR vai salvá-los hoje. Vocês não terão de fazer nada: o SENHOR lutará por vocês.” 
    O SENHOR disse a Moisés: — “Por que você está me pedindo ajuda? Diga ao povo que marche. Levante o bastão e o estenda sobre o mar. A água se dividirá, e os israelitas poderão passar em terra seca, pelo meio do mar.” 
    Então o Anjo de Deus, que ia na frente dos israelitas, mudou de lugar e passou para trás. Também a coluna de nuvem saiu da frente deles e foi para trás, ficando entre os egípcios e os israelitas. A nuvem era escura para os egípcios, porém iluminava o povo de Israel. 
    Assim, durante a noite inteira, o exército egípcio não conseguiu chegar perto dos israelitas. Moisés estendeu a mão sobre o mar, e Deus, o SENHOR, com um vento leste muito forte, fez com que o mar recuasse. O vento soprou a noite inteira e fez o mar virar terra seca. As águas foram divididas, e os israelitas passaram pelo mar em terra seca, com muralhas de água nos dois lados. Os egípcios os perseguiram e foram atrás deles até o meio do mar com todos os seus cavalos, carros de guerra e cavaleiros. 
    Então o SENHOR Deus disse a Moisés:  “Estenda agora a mão sobre o mar para que as águas voltem e cubram os egípcios, os seus carros de guerra e os seus cavaleiros.” Moisés estendeu a mão sobre o mar, e, quando amanheceu, o mar voltou ao normal. 
    Os egípcios tentaram escapar das águas, porém o SENHOR os jogou dentro do mar. As águas voltaram e cobriram os carros de guerra, os cavaleiros e todo o exército egípcio que havia perseguido os israelitas no mar. E não sobrou nenhum egípcio com vida. 
    Naquele dia o SENHOR salvou o povo de Israel dos egípcios, e os israelitas os viram mortos na praia. Quando viram o poder com que o SENHOR havia derrotado os egípcios, os israelitas o temeram. E creram em Deus, o SENHOR, e no seu servo Moisés. 
    Então Moisés e os israelitas cantaram esta canção a Deus, o SENHOR: Cantarei ao SENHOR porque Ele conquistou uma vitória maravilhosa; ele jogou os cavalos e os cavaleiros dentro do mar.

Aplicação:  Abrir o mar foi um grande milagre, não foi? A Bíblia diz que Deus é o mesmo ontem, hoje e sempre. Ele também pode e deseja fazer milagres em sua vida, basta você crer e o milagre que você precisa Ele vai te dar. Confie nEle. 
Quais têm sido as suas dificuldades? Ele quer lutar por você! Confie no Senhor!

Atividade: Faça a encenação da história do Mar Vermelho, divida as crianças em três grupos.1º grupo: vai representar as paredes do mar, 2º grupo: os israelitas passando pelo meio do mar, e o 3º grupo: os egípcios que vão ser tragados pelas águas do Mar Vermelho