quarta-feira, 18 de março de 2015

Célula semana 06.03 á 22.03

O GIGANTE CAI DIANTE DE DAVI

PRINCÍPIO: A Palavra de Deus é a nossa arma mais poderosa.

VERSÍCULO: Efésios 6:17 “Recebam a salvação como capacete e a palavra de Deus como a espada que o Espírito Santo lhes dá”.


ALVO: Ensinar que as armas que o filho de Deus usa para vencer os inimigos não são visíveis, mas sim invisíveis. O “Nome” e a “Palavra” de Deus são armas poderosas na boca do filho de Deus.    

QUEBRA-GELO

MATERIAL: Imagine algo pesado que uma criança sozinha não consiga segurar, mas que algumas crianças consigam juntas. Sugestão: sofá da sala.

PROCEDIMENTO: Reúna as crianças e diga para ela: Vamos imaginar que vou me mudar e que deixei você encarregada de carregar o meu sofá (peça para uma das crianças tentarem carregar sozinha). Puxa, como é pesado, não é? Acho que estou exagerando, né? Mas, como você é corajosa, não recusou o desafio. Mas, sozinha você não consegue porque é muito pesado. Chame outra criança para ajudar e diga: Mas, e se viesse outra pessoa? Já era uma ajuda. Você já conseguiria mover o objeto de lugar. E, se viesse duas, três, quatro, pessoas para ajudar? Você nem precisa mais fazer tanta força. Apesar de ser você a encarregada de transportar o sofá, agora tem uma ajuda especial e a sua tarefa foi cumprida.

MORAL: Nós temos um grande aliado nas nossas guerras, Jesus! Ele possui toda a força e nunca nos deixará sozinhos com os nossos problemas! 


LOUVOR

Se o Espirito de Deus se move em mim - Crianças Diante do trono
Rebanho Precioso

CONTANDO HISTÓRIAS

TEXTO BÍBLICO: 1 SAMUEL 17; 18:1-2
     Saul e os israelitas se prepararam para lutar contra os filisteus. Um homem chamado Golias desafiou os israelitas. Ele gritou: “Escolham um dos seus homens para lutar comigo. Se ele vencer e me matar, nós seremos escravos de vocês; mas, se eu vencer e matá-lo, vocês serão nossos escravos”. Certo dia, Davi foi levar alimentos para seus irmãos na guerra. Quando chegou lá ele escutou Golias desafiando o exército de Israel. Davi correu para a frente de batalha e perguntou: “Afinal de contas, quem é esse filisteu pagão para desafiar o exército do Deus vivo?”. O rei Saul mandou chamar Davi. E Davi disse a Saul: “Eu vou lutar contra ele”. Saul respondeu: “Você não passa de um rapazinho, e ele tem sido soldado a vida inteira!”. Disse Davi: “O Senhor Deus me salvou dos leões e dos ursos e me salvará também desse filisteu”. Respondeu Saul: “Vá, e que o Senhor Deus esteja com você!”. Davi pegou o seu bastão, escolheu cinco pedras lisas e pôs na sua sacola. Pegou também a sua funda e saiu para enfrentar Golias. Golias olhou bem para Davi e começou a caçoar, porque Davi não passava de um rapaz. Disse Davi: “Você vem contra mim com espada e lança, mas eu vou contra você em nome do Senhor Todo-Poderoso, que você desafiou. Hoje mesmo o Senhor Deus entregará você nas minhas mãos; eu o vencerei e cortarei a sua cabeça”. O mundo inteiro saberá que o povo de Israel tem um Deus, e todos verão que não precisa de espadas ou de lanças para salvar o seu povo. Davi pegou uma pedra e com a funda a atirou em Golias. A pedra entrou na testa de Golias, e ele caiu de cara no chão. Davi correu, ficou de pé sobre Golias, tirou a espada dele da bainha e o matou, cortando com ela a cabeça dele. E assim, Davi venceu Golias e o matou apenas com uma pedra.

HORA DE OUVIR

     A) DAVI DERRUBOU O GIGANTE REPRESENTANDO O NOME DE DEUS: Davi era apenas um garoto. Ele não sabia lutar com espada, pois era um pastor de ovelhas, mas, Davi confiava em Deus. Por que Davi confiava tanto em Deus? Porque sempre que passava por dificuldades, ele orava e recebia ajuda de Deus. Antes de lutar, Davi disse a Golias como iria vencê-lo: “Eu vou contra você em nome do Deus vivo!”. Ele confiava no poder do “nome de Deus”. Davi não derrubou o gigante somente com a pedra, mas com a poderosa arma do nome de Deus. Precisamos saber que temos um inimigo, o diabo. Para lutar contra esse inimigo, precisamos de armas que Deus nos dá, o “nome de Jesus”. Você pode usar esse nome, através da oração. Veja o que Jesus disse em João 14:12-13. Quem era maior, Golias ou Deus? Deus é claro! Golias era maior do que Davi, mas não era maior do que Deus! Davi venceu Golias porque confiou em quem era maior do que ele. Você também pode vencer, se você orar e confiar no poder do nome de Jesus!
     ORAÇÃO: Ore se o seu pai estiver desempregado; ore se alguém na sua casa estiver doente; ore se houver pessoas violentas, que brigam, batem nos outros e falam palavrão perto de você.

     B) DAVI DERROTOU O GIGANTE COM A ESPADA: Davi já havia recebido a unção de Deus sobre a sua cabeça. Deus disse que ele seria rei. Davi confiou na Palavra de Deus! Para enfrentar os problemas da nossa vida, precisamos confiar no que Deus diz a nosso respeito. Tudo o que Deus diz em Sua Palavra, Ele cumpre. Se você confiar, Deus vai cumprir e você será um vencedor. Por isso, a segunda arma que Deus nos dá é a “Sua Palavra”. Davi derrubou o gigante com uma pedra, mas ele só o venceu com a espada! Você tem uma espada secreta? Ela é a maior de todas as armas: é a palavra de Deus! A palavra de Deus é uma arma que não funciona na mão, ela funciona apenas em sua boca. Davi pegou a espada nas mãos e matou Golias, mas você deve colocar a Palavra de Deus na sua boca e, assim, você vai arrasar com o diabo. Vamos ver como você pode fazer isso:

     1) A PALAVRA DESTRÓI AS MENTIRAS DO DIABO: A sua boca sem a Palavra não pode fazer coisa alguma contra o diabo, mas, se você colocar a Palavra em sua boca, é o mesmo que usar uma espada afiada contra o diabo, ele vai sair correndo!
     2) A PALAVRA ABRE PORTAS: A Palavra em sua boca tem poder porque é Deus falando através de você. Por isso, quando você ora falando o que a Bíblia diz, Deus pode fazer coisas impossíveis!
     3) FALE A PALAVRA COM FÉ: Davi só teve coragem porque ele confiou em Deus. Coragem é isso: é saber que o poder de Deus pode ajudá-lo a fazer algo difícil, mesmo quando você sentir medo. Quando você fala a Palavra com fé, você se enche da coragem que vem de Deus. Aprenda a usar as armas do soldado de Deus: o nome de Jesus e a Palavra de Deus em sua boca.

VAMOS DECLARAR COM NOSSA BOCA O SALMOS 23.

HORA DE CONVERSAR

8 Por que Davi decidiu lutar contra Golias? Porque Golias estava desonrando a Deus.
8 O que Davi usou para derrubar o gigante? Uma pedra.
8 O que Davi disse para o gigante antes de atirar a pedra? Eu vou contra ti em nome de Deus!
8 Como você pode lutar em nome de Deus? Orando!
8 O que Jesus disse sobre orar em Seu nome? Tudo o que pedir em seu nome Ele nos daria.
8 Quem é o seu inimigo? O diabo.
8 Como podemos lutar contra ele? Usando a espada, a palavra de Deus.
8 A nossa espada fica na nossa mão? Não! Onde usamos a espada? Na nossa boca!
8 O que tem mais poder: as mentiras que o diabo diz ou a Palavra de Deus? A Palavra de Deus.
Líder: Pergunte para as crianças e deixe que elas falem.
8 O que o diabo fala sobre você?
8 E o que Deus diz sobre você?

HORA DE BRINCAR


NOME DA BRINCADEIRA: DERRUBANDO OS NOSSOS INIMIGOS COM A PALAVRA DE DEUS.

MATERIAL: Junte algumas garrafas pet (2 litros) vazias. Cole em cada uma delas um papel escrito: Desobediência, Medo, Tristeza, Ódio, Inimizades, Mentiras, etc Pegue duas bolinhas e escreva em cada uma: Nome de Deus e Palavra de Deus.

PROCEDIMENTO: Coloque as garrafas enfileiradas. Divida as crianças em dois grupos. O alvo é que, uma de cada vez, elas tentem derrubar as garrafas jogando as bolinhas. Ganha quem conseguir derrubar todas as garrafas.

MORAL: Explique que quando o nome de Deus e a Sua Palavra são usadas corretamente, os nossos inimigos são destruídos.

terça-feira, 10 de março de 2015

Célula semana 08.03 á 15.03

DAVI – UM REI QUE AGRADOU A DEUS

PRINCÍPIO: Deus não olha a aparência, Ele olha o coração.
VERSÍCULO: 1 Samuel 16:7 “Mas o Senhor disse: (...) Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração”.

ALVO: Ensinar que não importa a aparência, se somos bonitos ou feios, altos ou baixos, se somos adultos ou crianças. Deus escolhe pessoas que têm um coração que deseja agradá-Lo. 

QUEBRA GELO

Faça um círculo com as crianças e diga que você fará duas perguntas para elas e que elas deverão responder uma de cada vez. Diga a elas: “Imagine que você fosse montar uma super festa de aniversário e pudesse escolher qualquer pessoa do mundo, de qualquer país, famosa ou não, para participar de sua festa. Quem você escolheria? Por que você escolheria essa pessoa?”.
MORAL: Muitas vezes nós julgamos a importância da pessoa pee ela tem ou pela sua aparência. Mas, para Deus, essas coisas não importam, porque ele olha para dentro do coração.

LOUVOR
REI MEU ALINE BARROS
DJ PV NA MINHA LIBERDADE 
SAMUEL ALINE BARROS

CONTANDO HISTORIA

   Texto Bíblico: 1 Samuel 16:1-13
O Senhor Deus disse a Samuel: Encha um chifre com azeite e vá a Belém, até a casa de um homem chamado Jessé, pois eu escolhi um dos filhos dele para ser rei. Convide Jessé para fazer um sacrifício, e depois eu lhe digo o que fazer. Você ungirá como rei aquele que eu indicar. Samuel fez o que o Senhor Deus havia mandado e foi a Belém. Quando os filhos de Jessé chegaram, Samuel viu Eliabe, e pensou: Este, certamente é aquele que o Senhor escolheu. Mas, o Senhor disse: Não se impressione com a aparência nem com a altura deste homem. Eu o rejeitei porque não vejo como as pessoas vêem. Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração. O Senhor Deus não escolheu nenhum dos sete filhos de Jessé. Samuel perguntou a Jessé: Você não tem mais nenhum filho? Jessé respondeu: Tenho mais um, o caçula, mas ele está lá fora, tomando conta das ovelhas. Então, mande chamá-lo, disse Samuel. Nós não vamos oferecer o sacrifício enquanto ele não vier. Aí Jessé mandou buscá-lo. Era um belo rapaz, saudável e de olhos brilhantes. E o Senhor disse a Samuel: É este mesmo. Unja-o. Samuel pegou o chifre cheio de azeite e ungiu Davi na frente dos seus irmãos. E o Espírito do Senhor dominou Davi e daquele dia em diante ficou com ele.


   
A) DEUS NÃO OLHA A SUA APARÊNCIA, ELE VÊ O SEU CORAÇÃO: Davi provavelmente tinha entre quinze e dezessete anos de idade. Ele não tinha nem aparência nem idade para ser rei. Davi também não tinha experiência como soldado, ele nunca havia lutado em uma guerra. Se Deus escolheu alguém sem aparência de líder como Davi, Ele pode escolher pessoas assim ainda hoje. Talvez você tenha uma aparência que impressione as pessoas, mas pode ser que você não goste de sua aparência, seus olhos, sua boca, seus cabelos. Às vezes, somos assim, não gostamos de algo em nosso corpo, mas, quando Deus escolhe alguém,  Ele não olha essas coisas,  Deus se importa é com o nosso coração.  Lembre-se...
 disso: Deus não escolhe ou rejeita alguém por causa da aparência. Para Deus usar uma pessoa, ela precisa ter o coração que O agrade.

B) DEUS ESCOLHEU O CAÇULA E PODE ESCOLHER AS CRIANÇAS: Ninguém podia imaginar que Deus ia escolher o caçula no meio de muitos irmãos para ser o rei do Seu povo. Até mesmo o profeta Samuel ficou surpreso quando viu Davi. Mas, Deus falou ao seu coração: “Esse é o rei, unja-o com óleo!”. Por isso, não se preocupe com sua aparência e com o que as pessoas pensam a seu respeito. O mais importante é o que Deus pensa e o que Deus diz sobre você. Davi não tinha a aparência, mas tinha o coração de um rei. Ele era o caçula, mas foi escolhido por Deus para governar. Se Deus escolheu a Davi, ele pode escolher você também.

C) O REPRESENTANTE DE DEUS DEVE TER O MESMO CORAÇÃO: Deus escolheu Davi. Porque Davi o amava mais do que tudo! A Bíblia diz que Davi era um pastor de ovelhas e, enquanto cuidava do rebanho de seu pai, ele tocava sua harpa e cantava louvores a Deus. Deus viu que o coração de Davi era cheio de amor. Certa vez, um leão tentou atacar o rebanho e comer uma das ovelhas, Davi enfrentou o leão e o matou. Se ele arriscou a própria vida por causa de uma ovelha, ele certamente faria o mesmo pelo povo de Deus. Não importa se você é apenas uma criança ou se não tem uma aparência bonita como gostaria de ter. O mais importante é você ter o coração como o de Davi, cheio de amor pelo Senhor. Você pode aprender a ter um coração assim. Sabe como? Faça como Davi, comece a louvar a Deus todos os dias na sua casa. Se você tem uma Bíblia, leia-a todos os dias. Assim, seu coração vai se encher de amor por Deus e, no tempo certo, Deus vai escolher você, assim como Ele escolheu Davi e fez dele o maior rei de Israel!

HORA DE CONVERSAR
® Quem Deus escolheu para ser rei no lugar de Saul? Davi
® O que Davi fazia antes de ser rei? Ele era pastor de ovelhas.
® O que Deus disse quando o profeta viu os irmãos de Davi? Que ele não olha a aparência e sim o coração.
® O que Deus viu em Davi? Um coração cheio de amor.
® Por que Deus sabia que Davi amaria o Seu povo? Porque Davi amava as ovelhas do seu rebanho e as protegia com amor.
® O que você deve fazer para ter o coração cheio de amor, igual ao de Davi? Orar e louvar a Deus todos os dias.

HORA DE BRINCAR

NOME DA BRINCADEIRA: DESCUBRA PELO TATO
Faça uma roda com as crianças. Coloque uma no meio com os olhos vendados. A roda deve girar bem devagar. A criança que estiver no centro da roda dirá: “Parar a roda!”. Nesse momento, as outras crianças param de rodar, permanecem de mãos dadas, e a que está no centro se aproxima de algum colega e tenta tocá-lo. O colega, sem tirar os pés do chão, desvia o corpo, inclinando-o para frente, para trás, para os lados, etc. Quando a criança vendada conseguir tocar o colega, deverá identificá-lo, somente pelo tato. Se acertar, ele deve dizer: “Quando Deus escolhe, Ele olha o coração!” e depois dará o lugar para outra criança.


quinta-feira, 5 de março de 2015

A Desobediência do Rei Saul - Semana de 02.03 á 08.03

PRINCÍPIO: Obedecer é respeitar a Palavra de Deus.
VERSÍCULO: 1 Samuel 15:22 “O que é que o Senhor Deus prefere? Obediência ou oferta de sacrifícios? É melhor obedecer a Deus do que oferecer-lhe sacrifícios”.

ALVO: Ensinar que mesmo aqueles que são escolhidos por Deus podem desobedecer. Mas Deus não pode usar pessoas desobedientes, pois desobediência é pecado.   

QUEBRA-GELO

       Faça um chapéu de papel. Diga às crianças que é o “Chapéu da desobediência”, ou seja, quando o chapéu for colocado na cabeça de cada criança, ela deverá dizer uma maneira de obedecer a Deus. Por exemplo: orar, perdoar, ler a Bíblia, ajudar o amigo, falar a verdade etc. Coloque as crianças em círculo e vá passando o chapéu, de cabeça em cabeça. Comece bem devagar e vá acelerando o ritmo até ficar bem rápido.
MORAL: Vocês viram como podemos obedecer a Deus de maneiras bem diferentes? O importante é obedecer!

LOUVOR

Quero te obedecer - Fernandinho
O mestre falou - Aline Barros


CONTANDO HISTÓRIAS

        Texto Bíblico: 1 Samuel 15:1-22
       Samuel disse a Saul: o Senhor Deus me mandou ungir você para ser rei de Israel, o povo dele. Ele castigará os amalequitas porque eles lutaram contra os israelitas quando estes vieram do Egito. O Senhor Deus o ungiu como rei do povo de Israel e mandou que você fosse e destruísse os amalequitas essa gente má. E disse para você lutar até acabar com eles. Então, por que é que você não obedeceu? Por que é que você teve pressa de ficar com as coisas do inimigo, fazendo assim uma coisa que para Deus é errada? O que é que o Senhor Deus prefere? Obediência ou oferta de sacrifício? É melhor obedecer a Deus do que oferecer-lhe em sacrifício as melhores ovelhas.     

HORA DE OUVIR

A) DESOBEDECER É PECADO: Saul foi um bom rei no inicio de seu reinado. Mas, depois, ele se tornou um mau representante de Deus, porque achou que podia fazer as coisas sem a ajuda de Deus. O povo de Deus tinha muitos inimigos, um deles eram os amalequitas. Deus disse para Saul lutar e destruir os amalequitas e tudo que eles tinham, até os animais, porque eles já tinham causado muito mal ao povo de Deus. Saul lutou contra eles e os venceu, mas não fez como Deus havia mandado. Saul fez de sua própria maneira e isso deixou Deus muito triste. A desobediência é um pecado muito sério. Saul decidiu desobedecer a Deus porque achou que O Senhor não ia se importar se os Seus planos fossem mudados só um pouquinho. Você pode desobedecer a Deus, achando que depois Ele vai entender e até lhe perdoará.

B) OBEDECER É RESPEITAR A PALAVRA DE DEUS: Obedecer a Deus significa respeitar o que diz a Sua Palavra, a Bíblia Sagrada. Deus usa somente as pessoas que andam em obediência com o que Ele diz.

C) OBEDECER É FAZER O QUE DEUS LHE PEDIU PARA FAZER: Digamos que você quer muito dar uma oferta para Deus, mas você não tem dinheiro e nada que possa dar. Você então pega algumas moedas de seu irmão, que ele separou para o lanche ma escola, e você pensa: “Isso não vai fazer falta para ele e eu estou precisando, afinal é para ofertar a Deus!” Você, então, pega o dinheiro e dá de oferta na célula ou no culto. Como você acha que Deus vai ver isso? Ele vai achar bom ou vai rejeitar a sua oferta? Com certeza, Deus não vai aceitar a sua oferta, Por quê? Porque a maneira como você conseguiu o dinheiro foi errada. Você pegou sem falar com seu irmão e deu algo que não era seu. Deus espera que você dê a sua oferta, como prova de seu amor a Ele. Lembre-se: quando você desobedece, Deus não deixa de amar você. Mas, para ser um líder usado por Deus, você tem que aprender a obedecer!


HORA DE CONVERSAR

® Saul foi um rei escolhido por Deus? Sim
® Deus deu uma ordem a Saul. Ele obedeceu? Não
® Deus abençoa pessoas desobedientes? Não
® Desobedecer a Deus é pecado? Sim
® O que significa obedecer a Deus? Respeitar o que Ele diz em Sua Palavra.
® Quem sabe maneiras de obedecer a Deus? Falar a verdade, não roubar, não falar palavrões, respeitar os pais e os professores, estudar, ajudar no serviço de casa, não brigar com os irmãos e colegas, orar, ler a Bíblia, louvar a Deus, ir à célula para aprender a Palavra de Deus etc.


HORA DE BRINCAR

        NOME DA BRINCADEIRA: O CHEFE
       “O chefe” vai representar a Palavra de Deus. Assim, toda vez que você disser “O chefe mandou”, as crianças devem obedecer, como se estivessem obedecendo a Palavra de Deus. Faça uma roda com as crianças. Explique que você vai mandá-los fazer muitas coisas, mas, elas devem obedecer apenas quando disser: “O chefe mandou!”.
       MORAL: Como filhos de Deus, precisamos ter muita atenção para obedecer a Palavra d’Ele e não nos deixar enganar com o que nós achamos certo ou errado. O importante é obedecer!