terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Semana 19.02 á 26.02 DIGA NÃO AO CARNAVAL


Base bíblica: Gálatas 5:19 ao 22 – Romanos 8: 5-8

Texto Pra decorar: Portanto, os que estão na carne não podem agradar Deus. Romanos 8:8

Objetivos: que a criança ...
Conheça a origem pagã do carnaval.
Discirna as obras da carne e aprenda a rejeitá-las da sua vida.
Desenvolva um coração puro e desejoso de desenvolver os frutos do Espírito.

Quebra-gelo: Corrida de Jornais A cada participante são fornecidas duas folhas de jornal. Cada passo na corrida deve ser dado em cima dos jornais. Desta maneira, ele põe uma folha no chão, pisa em cima; põe a outra no chão, pisa em cima; pega a primeira que ficou para trás, trazendo-a novamente à frente, e assim sucessivamente até alcançar o alvo. (Percorrer todo o trajeto estipulado).

Louvor:  A alegria do Senhor é minha força / Eu escolho Deus

Hora de Ouvir: Festas, festas e mais festas...quem é que não gosta de festa? Todos nós gostamos de festa. Na festa nós ficamos alegres....felizes...tem festa de aniversário, de casamento, festa para comemorar ......(vamos lá falem alguma festa)... Há poucos dias atrás comemoramos o nascimento de Jesus, não é mesmo? Foi uma festa no fim do ano, a festa do Natal.... E o que tem nas festas? (deixe as crianças falar)
       As festas são algo muito divertido, quem gosta de ir numa festa de aniversário bem linda?? Mas existem festas que deixam o nosso Deus triste, é festa que desagrada a Deus., vocês sabem de alguma?
       Vocês sabem que festa tem agora nestes dias? É o carnaval., ela normalmente é comemorada todo ano, saem pelas ruas tocando tambores, cantando, sambando ...tem muitos carros alegóricos, trios elétricos...tem gente bêbada, drogada, tem muita gente nua....e muito dinheiro gasto com tudo isso.
       Será que Deus gosta? Quem sabe o que significa a palavra Carnaval?
       Lembra carne não é mesmo? Você sabe como surgiu o Carnaval? Foi assim: Para comemorar a Páscoa (a morte e ressurreição de Jesus, na chamada Semana Santa, pela Igreja Católica), as pessoas deveriam ficar quarenta dias sem comer carne e sem usar bebidas fortes, como se fosse um período de purificação.
       Então, eles contavam o dia que antecedia a estes 40 dias (chamado de Quaresma), e faziam neste dia uma Grande Festa de despedida do uso de carne e bebidas. Neste dia podiam fazer toda e qualquer extravagância.
       Diziam que neste dia a Carne Valia. Era o "Carne Vale". Daí a palavra Carnaval. O Brasil foi o país que melhor interpretou este vale-tudo. E ainda se orgulha muito disso. E é conhecido no mundo todo como o pais do Carnaval, o pais em que se pode fazer tudo da carne. Na época do Carnaval aqui até o governo e as prefeituras colaboram com somas de dinheiro altíssimas.
       Por causa do pecado no coração das pessoas, esta festa foi ficando cada vez mais, uma festa marcada pela carnalidade, pela imoralidade, pela embriaguez, pelo vale tudo. As pessoas vivem uma falsa alegria, precisam de drogas, álcool e música para ficar contentes. Há um vazio nos corações.
       A Bíblia fala claramente sobre as obras da carne e as obras do espírito: Gálatas 5.19 "Ora as obras da carne são conhecidas e são: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; ....... embriaguez, orgias......quem pratica estas coisas não herdarão o Reino de Deus" mas existe o fruto do Espírito Gálatas 5.22 "Amor, Paz, Alegria..... " A carne sempre luta contra o espírito.
       Por isso precisamos trabalhar para que o fruto do Espírito cresça em nós, não podemos deixar que o fruto da carne (que é como um bichinho que come o fruto do espírito) murche ou diminua a obra do Espírito em nós. Não podemos esquecer que os que são amigos da carne não podem agradar a Deus.
       Vejamos em Romanos 8:5-8 “Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; e os que estão na carne não podem agradar a Deus.”

       A verdadeira alegria é Jesus!

 •Você se sente completo e alegre com Jesus? Ou precisa de alguma coisa externa para se alegrar? (Líder veja se alguma criança que não recebeu a Jesus ou que passa por um período de tristeza ou mornidão espiritual. Ore com cada uma)

•Qual fruto do Espírito precisa desenvolver mais? Porque?

Tem alguma obra da carne que precise abandonar a partir de hoje? Qual? (Depois de falar, leve as crianças ao arrependimento)

•Vamos orar pelas milhares de crianças da nossa cidade e Brasil, para que neste carnaval o Senhor as guarde e possam conhecê-lo. (oremos intercedendo)

ATIVIDADE E LANCHE

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

14.02.17 Unidos para sempre


https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=BcCw5elyP9M


Unidos para sempre!
Texto Bíblico: João 14.15- 19; 25-26

Versículo: O Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que eu disse a vocês. (Jo 14.26)

Alvo: Mostrar que, quando o Espírito Santo entre em nós, Deus está vindo para dentro do nosso ser e essa união é para sempre.

Quebra- gelo: Utilizando massinha de modelar, faça dois bonecos, um para representar as crianças e o outro para representara pessoa do espírito santo. Coloque os bonecos um de frente para o outro e explique o que eles representam. Comece então a pressioná-los um ao outro: cabeça com cabeça, pés com pés, até que cada parte do corpo do boneco e do espírito se misture completamente, formando uma só peça. Mostre o processo da vida de Deus entrando em nós através do espírito santo. Mostre os bonecos para as crianças e diga: assim como eles se tornaram um, também acontece com a gente, quando recebemos a Jesus nos nossos corações. A gente se torna um só com Deus.

Louvor: Unidos pra sempre. Jesus meu super heroi

Contando a História
(leia o texto na Bíblia e explique com as suas próprias palavras)
O Espírito Santo veio de Deus.
Antes de Jesus morrer e ressuscitar, Ele disse para seus discípulos que, depois que isso acontecesse, Ele iria subir para o Céu, mas eles não ficariam sozinhos, porque Ele enviaria o Espírito Santo de Deus para morar com eles para sempre.
Isso realmente aconteceu. Depois que Jesus ressuscitou, Ele se encontrou com seus discípulos e soprou neles o Espírito Santo. O sopro de Jesus fez com que a vida de Deus entrasse em seus corações. Agora era Lá que Deus estaria para sempre. Vamos ver o que está escrito? Ao cair à tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, e apareceu no meio deles e disse-lhes: paz seja convosco! Então Jesus lhes mostrou as mãos com os sinais dos pregos e o lado onde enfiaram a lança. Os discípulos ficaram alegres ao verem o Senhor. Jesus disse outra vez: paz seja convosco assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: recebi o Espírito Santo. (Jô 20.19-22) depois disso, Jesus subiu para o céu.
O Espírito Santo é próprio Deus!
O Espírito Santo é Deus. Ele agora vive dentro dos corações de todas as pessoas que receberam Jesus nas suas vidas como Senhor e Salvador. Quando recebemos Jesus, é o Espírito Santo que entra em nossos corações.
Unidos para sempre
Depois que o Espírito Santo entra nos nossos corações, Ele nunca mais sai. Agora o nosso coração é a sua casa. Isso significa duas coisas muito importantes:
Estamos unidos com Deus para sempre.
Vejam essas duas massinhas. Cada uma tem uma cor diferente. Elas são duas, mas, depois que eu misturar, elas vão se transformar em uma só. Vejam!(misture as duas massinhas, até ficarem bem misturadas). Quando nos unimos com Deus, ficamos assim como essas duas massinhas que foram misturadas, nos tornamos um só com Ele. Agora, se eu tentar separar as duas cores, será possível? Vamos tentar? Peça a uma das crianças para tirar uma das cores. Depois mostre como as cores foram misturadas e como não se pode mais separá-las. Quando o Espírito Santo vem morar em nós, ficamos unidos com Deus para sempre. Ninguém mas pode nos separar.
O Espírito Santo é o nosso ajudador!
O Espírito Santo agora é o seu ajudador. Em tudo o que vocês precisarem, Ele vai ajudar. Vocês não precisam vê-lO, mas Ele vai estar com vocês sempre. Onde vocês for Ele vai junto. Ele nunca vai se separar de vocês. Agora vocês têm um amigo para sempre.
O Espírito Santo não é um amigo imaginário, como algumas crianças dizem que têm, sabem por quê? Vamos ver a diferença:
O Espírito Santo é real! Ele existe mesmo- O amigo imaginário é inventado;
O Espírito Santo é Deus, Ele veio do Céu- O amigo imaginário não vem de Deus;
O Espírito Santo é o seu companheiro e dá alegria- O amigo imaginário deixa vocês sozinhos e tristes;
O Espírito Santo tem poder para ajudar vocês de verdade- o amigo imaginário deixa vocês não tem poder nenhum;
O Espírito Santo estará para sempre com vocês, mesmo em momentos difíceis- O amigo imaginário desaparece quando vocês o mandam embora no Nome de Jesus.
Portanto, é importante que você saiba que o Espírito Santo é uma pessoa, Ele veio de Deus e agora mora no coração de todos que receberam a Jesus.
Ele é bom, é companheiro e vocês podem conversar com Ele todos os dias. Ele vai guardar vocês de todo o mal, Ele vai ajudá-los na escola e vai ensinar tudo sobre Deus para vocês.
Vocês nunca mais estarão sozinhos, vocês foram unidos com Deus para sempre!

Hora de conversar
Quem aqui tem um amigo do peito?
Quando vocês querem brincar, vocês lembram-se desse amigo primeiro ou de outros?
Por que vocês preferem brincar e passear com esse amigo?
Quem Jesus enviou do Céu para que não ficássemos sozinhos?
Quem é o Espírito Santo?
Onde o Espírito Santo mora?
Quem é o nosso melhor amigo?

Hora de brincar
Faça a mesma atividade que foi feita no quebra-gelo, agora com todas as crianças. Relembre o que foi feito no quebra-gelo e conduza para que as crianças façam a mesma coisa. Escolha a massa marrom para representar a criança e a amarela para representar o Espírito Santo. Faça os bonecos do mesmo tamanho. Coloque um de frente com o outro e peça para as crianças irem unindo os dois até se tornarem um só boneco. Em seguida forme pares com as crianças e peça para elas explicarem o que aconteceu.
Receita caseira de massa de modelar
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de sal
½ xícara de água
1 colher de chá de anilina em pó. (marrom e amarela) (suco em po)
1 colher de chá de óleo
Dissolva a anilina na água. Misture com a farinha e o sal. Vá acrescentando o óleo até dar consistência e não grudar mais na mão. A cor da massa depende da quantidade de anilina que você colocar. Se quiser mais forte coloque mais. Se a massa ficar mole é só colocar mais farinha. Para a massa não grudar embrulhe num pano úmido e coloque dentro de um saco plástico. A massa durará cinco dias.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

DIA 07/02 CÉLULA DE CRIANÇA UM LUGAR PREPARADO POR DEUS.

Esta semana cadastre todas as suas crianças na célula, com nome completo , telefone e idade.
Passe o seu telefone para entregarem para os pais.


A aula desta semana é sobre o valor das crianças, explique a elas que nós temos o mesmo coração de Moisés, da mesma maneira que ele lutou pelas crianças nós também lutamos e uma forma de fazer isso é a nossa reuniao de célula.


Texto bíblico: (Êxodo 10:8-11) Leia  o texto biblico e leve sua bíblia para célula
.
Versículo para memorizar: “Disse Moisés: havemos de ir com os nossos filhos e com as nossas filhas, celebrar a festa ao Senhor.”(Faça um cartaz com o versiculo com cartolina, papelão, tnt.

Alvo: Ensinar que Deus ama a todos, não importa a idade e nós também amamos as nossas crianças.

Quebra-gelo: Leve um bolo de chocolate bem bonito e mostre-o antes de começar a compartilhar a lição. Peça a uma outra pessoa para sugerir partir o bolo apenas para os adultos, pois pode ser que não dê para todos. Depois, explique que o bolo é símbolo da bondade de Deus para conosco e que é para todos, até mesmo crianças. Sirva-o no final. O objetivo deste quebra-gelo é mostrar que as crianças fazem parte do povo de Deus, como será mostrado na lição. Portanto, elas são tão importantes para Deus como os adultos o são. (pode ser biscoito recheado, doces, suspiro)

Louvor:Deus da minha vida (Thalles) Rebanho Precioso (água viva kids) . (toda célula deve ter louvor, tenha encargo por isso)


https://youtu.be/9WyNqv98y0w vídeo
Contando a história
(Leia o texto bíblico e explique com suas palavras)

Há muito tempo o povo de Deus sofreu muito como escravos numa terra chamada Egito. O rei do Egito chamava-se Faraó, ele era um rei muito poderoso mas, Deus ouviu o clamor do seu povo e chamou Moisés para libertar o povo e levá-los a uma terra chamada Canaã.
Deus mandou Moisés dizer a Faraó que ele deveria deixar o povo de Deus partir. Quando Moisés disse isso, o rei tentou negociar dizendo que ele deixaria uma parte do povo ir, mas não deixaria as crianças, elas deveriam ficar no Egito.
Moisés não aceitou, pois sabia que esta não era a vontade de Deus. As crianças faziam parte do povo de Deus e todos deveriam ser livres da escravidão. Por causa da atitude de Faraó, Deus castigou toda a terra do Egito e enviou uma praga de gafanhotos.
Deus não queria libertar só os adultos; se fosse assim, ele teria aceitado a proposta de Faraó, mas Deus não a aceitou. Ele queria libertar todo o Seu povo no Egito e levá-los para a boa terra de Canaã, onde eles seriam um povo livre.

Aplicação:
A atitude de dar o bolo apenas aos adultos mostra a atitude de Faraó, enquanto que reparti-lo com todos, incluindo as crianças, mostra a atitude de Deus de salvar a todos. No Egito, Deus não queria libertar só os adultos. Ele queria salvar todo o seu povo, incluindo as crianças. Hoje Deus também quer salvar as crianças.
Faraó tentou impedir que as crianças fossem morar naquela terra boa. Hoje também o diabo tenta impedir que as crianças recebam o presente de Deus, que é Jesus!
Deus não deixou as crianças no Egito nas mãos do perverso Faraó. Deus é o mesmo hoje e Ele não deixará o diabo tocar na sua vida, porque ele te ama e Ele vai cuidar de você. Nas mãos de Deus você esta seguro!
Deus tinha um plano para as crianças – levá-las para viverem livres da escravidão. Deus não mudou, hoje ele também deseja que todas as crianças sejam livres do poder do diabo. Deus venceu naquela época, e vencerá hoje também!
Sabemos com somos importantes quando somos lembrados. É tão bom quando alguém se lembra da gente, não é mesmo? Bem, você pode ter certeza de que você é sempre lembrado, primeiro por Deus, porque você é importante para Ele e Ele nunca se esquece de você. Ele disse que nunca iria te deixar e jamais iria te abandonar – (nunca te deixarei, de maneira nenhuma te abandonarei), Hebreus 13:5. Em segundo lugar, você é lembrado na célula, porque somos uma família e todos são importantes. Quando você não vem para a célula nós todos sentimos a sua falta. Deus te ama e nós também!

Hora de conversar
O que Faraó pediu para Moisés? Vocês se sentem importantes para Deus.
Como sabemos que somos importantes para alguém? Resposta: Quando somos lembrados
Deus se lembra das crianças?
Por que você acha que sim, (ou não)?

Hora de brincar e lanche.
Ovelha Perdida
Uma criança é escolhida e seus olhos vendados. Uma vara é colocada em sua mão, enquanto os outros formam um círculo ao seu redor. O cego vai apontando com a sua vara e pergunta: “Você é a Minha Ovelha Perdida?” A pessoa apontada deve pegar a vara e levá-la perto da sua boca e emitir um balido, disfarçando a voz, mas se for reconhecida deverá tomar o lugar do cego. Cada vez que isto acontece, os jogadores mudam de lugar para não ser reconhecida a sua posição.