quarta-feira, 24 de abril de 2019

Aula 13 O endereço de Deus

O endereço de Deus
Texto Bíblico: João 2.13-17

Versículo
: Não sabeis que sois a casa de Deus e que o Espírito Santo habita em vós? ( 1 Co 3.16)
Alvo: Mostrar que somos santos porque Deus santo habita em nós.

Quebra – Gelo: Prepare dois copos: um todo sujo e outro bem limpo. Coloque água nos dois copos e ofereça para as crianças. Pergunte em qual deles, elas aceitariam beber água e por quê!
Enquanto oferece água no copo sujo, diga que os dois copos simbolizam os nossos corpos. Assim como ninguém bebe água em copo sujo como esse, Deus também não mora em um coração cheio de pecado. Mas, da mesma maneira que todos gostariam de beber no copo limpo, também Deus se agrada de um coração limpo sem pecado.

Louvor: Lugar Secreto (Gabriela Rocha) Eu não sou escravo do Medo (vinho novo)
Contando Histórias


Imagine uma situação: Vocês chegam da escola com aquela fome, é claro, e de longe vocês vêem um tumulto de pessoas na porta de suas casas. Nossa! Vocês perguntariam assustados: Será que aconteceu alguma coisa lá em casa? Vocês então vão correndo e qual não é a surpresa: O quê? Uma feira dentro da minha casa?

Passado o primeiro susto, vocês vão observando alguns detalhes: Cebola e alho no sofá, a mesa cheia de alface, tomate, jiló, berinjela, batata. E no seu quarto a seção de carnes: pendurado nos cabides há algumas lingüiças e pedaços de carne, frangos, vivos em cima da sua cama e outros espalhados no cobertor e travesseiro. E aquele cheiro. Como vocês reagiriam? No mínimo, ficariam um tanto irritados, não é mesmo? Porque será? Porque, é claro, a sua casa não foi feita para isso, muito menos o seu quarto. Jesus ficou realmente muito nervoso quando Ele viu que as pessoas haviam transformado o Templo, que era a Casa de Deus em um mercado. Por quê?

Onde Deus está é santo
Há muitos anos, havia um lugar chamado templo, aonde Deus vinha e recebia adoração do Seu povo. Aquele lugar não era como os outros. Não era um prédio comum. Era a casa de Deus. Ali as pessoas iam adorar e fazer sacrifícios a Deus. Aquele lugar não era especial por suas riquezas, nem por causa do tamanho ou por causa das pessoas que iriam ali. Aquele lugar era diferente por causa da presença de Deus, porque onde Deus está é santo. Mas e hoje onde Deus mora? Será que ele está no prédio da Igreja, ou na casa do líder da célula, ou do pastor? Não. Se vocês receberam Jesus nos seus corações, Ele está agora dentro de vocês. Jesus ficou muito nervoso com aqueles negociantes, porque eles consideraram o lugar Onde Deus morava como um lugar qualquer. Da mesma forma, vocês não são uma pessoa qualquer, porque carregam dentro de si uma grande riqueza, que é a pessoa de Deus.

Vocês são a casa de Deus, vocês são santos.
A palavra de Deus diz: Não sabeis que sois casa de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Hoje, Deus mora dentro do coração de toda pessoa que já se arrependeu e recebeu Jesus na sua vida. A palavra santo quer dizer “separado”, livre de toda contaminação do pecado. Imagine uma situação: se a escova de dentes caísse dentro do vaso sanitário(sujo), vocês pegariam e usariam como se nada tivesse acontecido? Bem, eu imagino que não. O diabo sabe que nós somos a casa de Deus, por isso ele tenta nos sujar, tentando nos contaminar com coisas pecaminosas. Mas Deus diz que nós devemos Ter muito cuidado com o nosso corpo e com o que entra no nosso coração. Jesus expulsou aqueles mercadores do templo. Jesus estava mostrando para as pessoas que tudo aquilo que fazemos, falamos, pensamos ou usamos, e que não agrada a Deus, deve ser tirado da nossa vida, pois nós somos a casa de Deus. Mas será que tem jeito de sujar a casa de Deus? Tem? Mas como? Vamos ver: falar palavrão, desobedecer aos pais e os professores, bater nos colegas, roubar, mentir, Ter inveja, pensamentos sujos, ver filmes que não são apropriados, como filmes de terror, de violência, filmes e fotos de pessoas nuas e seminuas. Essas coisas não agradam a Deus, porque não vêm de Deus. Outra coisa, roupas que mostram muito o corpo, roupas sensuais, não combinam com um filho de Deus. A roupa foi criada por Deus para cobrir o corpo e não para mostrá-lo. A Bíblia diz que o “sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado”. Se houver pecados que têm sujado os seus corações, vocês precisam se arrepender e confessar. Se vocês fizerem isso, então vocês serão limpos!
Hora de conversar

Onde é a casa de Deus?
Quais são as maneiras que podemos sujar a casa de Deus?
O que é preciso fazer para limpar novamente a casa de Deus?
O que acontece quando confessamos os nossos pecados?
Como podemos manter a casa de Deus sempre limpa?
                                              Hora de brincar 
                                             (Operação faxina)


Forme duas equipes em formato de círculo, elas serão a casa de Deus. Coloque dentro do círculo as palavras que representam o pecado, que sujam a casa de Deus. Faça uma caixa com as perguntas da lição, escolha uma criança de cada vez que, faça a pergunta se a resposta for correta retira-se um pecado do círculo, se errar passa a vez. A brincadeira só termina quando a casa estiver limpa

quarta-feira, 10 de abril de 2019

12- Parte 2 - A verdadeira pascoa






A ultima ceia


Louvor: https://youtu.be/nU0NUjQn6Uc Que amor é esse (Radicais Kids)

INTRODUÇÃO
Olá crianças! Como vocês estão?
Será que alguém aqui se lembra da lição bíblica que estudamos na semana passada? (Aguarde alguns instantes para que as crianças respondam.)
Nós vimos como e onde aconteceu a primeira Páscoa?(Peça para as crianças contarem qual foi a refeição realizada na primeira Páscoa, onde ela aconteceu e quem a comemorou. Para ajudar os pequeninos utilize as figuras da aula passada.)
Bem, nós já aprendemos como aconteceu a primeira Páscoa. Mas, vocês sabem como devemos comemorar nossa Páscoa hoje?
Quando vocês ouvem a palavra Páscoa hoje do que vocês se lembram?
Mas, será que coelhos e ovos de chocolate representam a verdadeira Páscoa? Será que foi comendo Ovos de Chocolate e com coelhinhos que Jesus comemorou a Páscoa?
Prestem muita atenção, pois hoje vamos aprender como Jesus comemorou a Páscoa, enquanto esteve aqui na terra. 
DESENVOLVIMENTO
Quem aqui sabe o que quer dizer a palavra CEIA? Quem já ouviu falar de ceia de Natal? É uma refeição. É muito bom quando estamos com os amigos numa refeição especial.
E a Santa Ceia na igreja, vocês sabem como é? (Deixe as crianças falarem)
Na história de hoje, vamos ver como foi o último jantar de Jesus, ou seja, a última Ceia de Jesus com seus amigos.
Jesus, sendo o Filho de Deus, sabia tudo o que ia acontecer, e por esse motivo sabia que logo seria preso e morto. Então chamou Seus discípulos para juntos terem sua última Ceia.
Jesus chamou seus discípulos, Pedro e João e lhes deu a seguinte ordem:
— Vão e preparem para nós o jantar da Páscoa.
Mas eles perguntaram a Jesus:
— Onde o Senhor que a gente prepare esta ceia?
Jesus respondeu:
— Escutem! Quando entrarem na cidade, um homem carregando um pote de água vai se encontrar com vocês. Sigam esse homem até a casa onde ele entrar e digam ao dono dela: “O Mestre mandou perguntar a você onde fica a sala em que ele e os seus discípulos vão comer o jantar da Páscoa.”
Então ele mostrará a vocês uma grande sala mobiliada, no andar de cima. Preparem ali o jantar.
Os dois discípulos foram até a cidade e encontraram tudo como Jesus tinha dito. Então prepararam o jantar da Páscoa.
Quando anoiteceu, Jesus chegou com os doze discípulos. Ele e seus discípulos se assentaram à mesa.
Durante o jantar Jesus disse:
— Eu afirmo a vocês que isto é verdade: um de vocês vai me trair.
Eles ficaram muito tristes e, um por um, começaram a perguntar:
— O senhor não está achando que sou eu; está?
Jesus respondeu:
— Quem vai me trair é aquele que come no mesmo prato que eu.
Enquanto estavam comendo, Jesus pegou o pão e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e o deu aos discípulos, dizendo:
— Peguem e comam; isto é o meu corpo.
Em seguida, pegou o cálice de vinho e agradeceu a Deus. Depois passou o cálice aos discípulos, dizendo:
— Bebam todos vocês porque isto é o meu sangue, que é derramado em favor de muitos para o perdão dos pecados, o sangue que garante a aliança feita por Deus com o seu povo.
Jesus sabia de tudo o que ia acontecer, e com a ceia Ele explicou de uma forma bem clara sobre o significado de Sua morte.
Durante a ceia, algo muito triste aconteceu. Após comer o pão, o discípulo que Judas Iscariotes saiu para trair Jesus. (João 13.21-30)
Depois da ceia, Jesus e seus discípulos cantaram louvores e saíram para o Monte das Oliveiras.
CONCLUSÃO
Por essa razão temos o culto de Santa Ceia. Ela nos lembra do que Jesus fez por nós na cruz.
O corpo de Jesus foi ferido na cruz como o pão foi partido, e Seu sangue foi derramado pelos nossos pecados, como o vinho.


https://youtu.be/6gS_VSop4vI Filme Paixao de Cristo


quarta-feira, 3 de abril de 2019

11- parte 1 A verdadeira Páscoa

TEMA: A verdadeira Páscoa


1-Versículo para Memorizar: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo". João 1:29

2- Objetivo: Ensinar para as crianças que Jesus é a verdadeira páscoa, ele é o Cordeiro Pascal que foi morto, para nos dar vida!

3- Quebra-Gelo: Escolha uma menina e um menino para participar, pegue uma caixa e coloque os seguintes objetos: chocolates, uns desenhos de cordeiro, uma Bíblia, um carrinho etc. Peça para as crianças explicarem o que elas entendem por Páscoa.

4- O amor do nosso Deus/ Jesus é Deus

5- Leitura da Bíblia: Êxodo 12

6- Mensagem: Que legal quando chega a Semana Santa! Feriado na escola, reunião com a família e amigos, ovos de páscoa... Mas qual será o verdadeiro sentido da Páscoa? Nessa semana você vai descobrir muitas coisas interessantes sobre a Páscoa. Muitos pessoas não sabem qual é o verdadeiro significado da Páscoa. Muita gente ainda pensa que Páscoa é apenas um feriado muito legal no qual ganhamos ovos de chocolate.
Mas qual é a origem dos ovos de páscoa? Era costume, em todo mundo, presentear as pessoas com ovos de galinha, ganso ou codorna. Esses ovos eram pintados à mão, com cores bem vivas e alegres. Uma bela obra de arte!
O coelho passou a ser símbolo da páscoa também, mas o que todos dizem é que o coelho representa a fertilidade, pois os coelhos geram muitos filhotes.
O verdadeiro significado da Páscoa, encontramos na Bíblia, na Palavra de Deus! A Páscoa que comemoramos hoje é a maior de todas as festas cristãs, maior até do que o Natal! A Páscoa é uma festa comemorada pelos judeus. Eles celebram a libertação da escravidão no Egito. Deus usou a vida de Moisés para tirar o povo do Egito. Deus mandou dez pragas para que faraó soltasse o povo, e a cada praga o seu coração se endurecia, e na última praga, o primogênito de cada família seria morto, mas os filhos dos judeus foram poupados, porque nas suas portas, eles tinham derramado sangue de um cordeiro. Somente os primogênitos das famílias egípcias morreram. Então o faraó deixou o povo sair do Egito.
Essa celebração recebeu o nome de Pessach, que em hebraico significa passagem, nesse caso da escravidão à liberdade. Daí­ surgiu a palavra Páscoa.
Jesus ressuscitou na Páscoa. Ele deu novo significado a esta data. Ele trouxe a “boa-nova”, esperança de uma vida melhor, trouxe ensinamentos para que o povo se libertasse do sofrimento e do mal. Ele veio para nos reconciliar com Deus e nos libertar da morte e do pecado. Mas para que tivéssemos direito a esta herança, Jesus teve que morrer.
A morte de Jesus Cristo representa o fim dos tormentos. A sua ressurreição simboliza o início de uma vida nova, uma vida liberta da escravidão do pecado !
Jesus é a nossa verdadeira Páscoa! Jesus é o nosso Libertador!!

6-Exercício de Fixação: Faça uma roda com as crianças e entregue a frase A verdadeira Páscoa é Jesus o Cordeiro Santo, separe por palavras e misture tudo. Peça para formar dois grupos e dê 5 minutos para formarem a frase.



7- Comunhão / Despedida