quinta-feira, 30 de maio de 2019

aula 16: O poder do louvor





O poder do louvor
Atos 16:16-33 



Versículo: Cantem de todo o coração, hinos e salmos ao Senhor Efesios 5:19
Alvo: Ensinar que quando louvamos juntos, o poder de Deus se manifesta em nosso meio.



Quebra -gelo : Uma garrafa vazia (pode ser de refrigerante). O grupo deve sentar formando um círculo.
A Líder  coloca a garrafa deitada no chão no centro da sala e a fez girar rapidamente, quando ela parar  apontada o gargalo para alguém. A líder dirá uma palavra de boas vindas, estímulo ou elogio à essa criança.
A criança indicada pela garrafa terá então a tarefa de girá-la e falar para quem ela apontar e assim sucessivamente.


Louvor: Pra onde iremos nós (Gabriela Rocha)  , A casa é sua



 


O poder do louvor


Certo dia, quando Paulo e Silas estavam indo para o lugar de oração, veio ao encontro deles uma escrava. Essa moça estava dominada por um espírito mau que adivinhava o futuro, e os seus donos ganhavam muito dinheiro com as adivinhações que ela fazia. A moça começou a seguir-los, gritando assim: — Estes homens são servos do Deus Altíssimo e anunciam como vocês podem...



Referência Bíblica: Atos 16:16 - 36 Certo dia, quando Paulo e Silas estavam indo para o lugar de oração, veio ao encontro deles uma escrava. Essa moça estava dominada por um espírito mau que adivinhava o futuro, e os seus donos ganhavam muito dinheiro com as adivinhações que ela fazia. A moça começou a seguir-los, gritando assim: — Estes homens são servos do Deus Altíssimo e anunciam como vocês podem ser salvos! Ela fez isso muitos dias. Por fim Paulo se aborreceu, virou-se para ela e ordenou ao espírito: — Pelo poder do nome de Jesus Cristo, eu mando que você saia desta moça! E, no mesmo instante, o espírito saiu. Quando os donos da moça viram que não iam poder mais ganhar dinheiro com as adivinhações dela, agarraram Paulo e Silas e os arrastaram até a praça pública, diante das autoridades. Eles os apresentaram às  autoridades romanas e disseram: — Estes homens são judeus e estão provocando desordem na nossa cidade. Estão ensinando costumes que são contra a nossa lei. Nós, que somos romanos, não podemos aceitar esses costumes. Aí uma multidão se ajuntou para atacar Paulo e Silas. As autoridades mandaram que tirassem as roupas deles e os surrassem com varas. Depois de baterem muito neles, as autoridades jogaram os dois na cadeia e deram ordem ao carcereiro para guardá-los com toda a segurança. Depois de receber essa ordem, o carcereiro os jogou numa cela que ficava no fundo da cadeia e prendeu os pés deles entre dois blocos de madeira. Mais ou menos à meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos a Deus, e os outros presos escutavam. De repente, o chão tremeu tanto, que abalou os alicerces da cadeia. Naquele instante todas as portas se abriram, e as correntes que prendiam os presos se arrebentaram. Aí o carcereiro acordou. Quando viu que os portões da cadeia estavam abertos, pensou que os prisioneiros tinham fugido. Então puxou a espada e ia se matar, mas Paulo gritou bem alto: — Não faça isso! Todos nós estamos aqui! Aí o carcereiro pediu que lhe trouxessem uma luz, entrou depressa na cela e se ajoelhou, tremendo, aos pés de Paulo e Silas. Depois levou os dois para fora e perguntou: — Senhores, o que devo fazer para ser salvo? Eles responderam: — Creia no Senhor Jesus e você será salvo — você e as pessoas da sua casa. Então eles anunciaram a palavra do Senhor ao carcereiro e a todas as pessoas da casa dele. Naquela mesma hora da noite, o carcereiro começou a cuidar deles, lavando os ferimentos da surra que haviam levado. Logo depois ele e todas as pessoas da sua casa foram batizados e ficaram cheios de alegria porque agora criam em Deus. Quando amanheceu, as autoridades romanas mandaram alguns policiais com a seguinte ordem para o carcereiro: “Soltem esses homens.” Então o carcereiro disse a Paulo: — As autoridades mandaram soltá-los. Podem ir embora em paz.


Paulo e Silas repreenderam o espírito maligno que estava na mulher que fazia com que ela adivinhasse o futuro, porque ela ficava zombando deles e por este motivo foram presos e apanharam injustamente, mas eles não ficaram reclamando, começaram a orar e louvar a Deus e os outros presos ficaram ouvindo e Deus operou um milagre e até o carcereiro e sua família foram salvos e eles foram libertos, quando nós não  reclamamos dos problemas  e sim oramos e louvamos a Deus, o milagre de Deus  acontece e muitas pessoas da nossa família serão salvas pelo nosso testemunho.




quarta-feira, 15 de maio de 2019

aula 15 A família de Deus

A família de Deus
1 Corintios 12-12 ao 27 


Versículo: Há muitos membros, mas um só corpo  1 Corintios 12:20
Alvo: Ensinar que a igreja temos pessoas de idades diferentes , mas todas são importantes porque todas fazem parte da família de Deus.


1- Quebra-gelo:  Leve alguns brigadeiros de tamanhos diferentes , mostre para as crianças no inicio da reunião e pergunte: Qual você quer o doce maior ou menor? Deixe que cada um pegue um docinho . Então diga: Os docinhos grandes e pequenos são os mesmos, pois foram feitos juntos e com os mesmos ingredientes. Portanto o sabor é o mesmo. Isto nos mostra o assunto que falaremos hoje a família de Deus existem pessoas grandes e pequenas , mas todas são importantes porque são membros da família .   



A caixa de ferramentas de Deus - 1Cor 12, 4-6


"Existem dons diferentes, mas o Espírito é o mesmo; diferentes serviços, mas o Senhor é o mesmo; diferentes modos de agir, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos"
1 Coríntios 12, 4-6


Eu tenho uma caixa repleta de ferramentas (mostre sua caixa de ferramentas). Imagino que na sua casa tenha uma caixa de ferramentas como esta, não é? Por que você acha que precisamos de tantas ferramentas? (deixe as crianças responderem) É porque cada uma dessas ferramentas tem uma finalidade diferente. Não há uma ferramenta que possa fazer tudo sozinha. 
Se eu precisasse colocar um prego em uma tábua, que ferramenta vocês acham que eu iria usar? (deixe as crianças responderem) Certo! Eu usaria um martelo. Aqui está o meu martelo. 
Se eu fosse montar uma cadeira e tivesse que colocar um parafuso para prendê-la, que ferramenta vocês acham que eu iria precisar? (deixe as crianças responderem) Vocês acertaram de novo! Eu preciso de uma chave de fenda, e aqui está ela!
Vamos ver... vamos supor que eu precise medir algo, qual a ferramenta vocês acham que irei precisar? É claro, eu preciso de uma fita métrica! Será que eu tenho uma fita métrica aqui? Sim, aqui está. 
E se eu precisar fazer um furo na parede???? Claro, eu preciso da minha furadeira!!! 
É importante ter a ferramenta certa para cada trabalho.
A Igreja é como uma caixa de ferramentas de Deus. Deus tem um monte de trabalhos para fazer e Ele deu para o povo em Sua Igreja talentos diferentes para ajudá-lo a fazer esses trabalhos. 
Nós somos Suas ferramentas!!!!
Para alguns, ele deu talento musical. Para outros Ele deu o talento de ensino. Para outros o talento de pregar... Não há uma pessoa na igreja que pode fazer tudo sozinha, não é? Ouça o que diz a Bíblia, "Há diferentes tipos de dons espirituais, mas o Espírito mesmo é a fonte de todos eles. Existem diferentes tipos de serviço, mas servimos o mesmo Senhor. Deus trabalha de formas diferentes, mas é o mesmo Deus que faz o trabalho de todos nós."
Se eu precisasse apertar um parafuso em meus óculos, este martelo me ajudaria? Será que esta chave de fenda grande ajudaria? Não! Eu precisaria desta chave de fenda pequena. Você vê, não importa qual o seu talento e não importa se você é grande ou pequeno. O que importa é que quando Deus tem um trabalho para você fazer, você precisa estar lá na caixa de ferramentas Dele, pronto e disposto para Ele usar você.
Olhe ao seu redor. Veja esta igreja! É caixa de ferramentas de Deus. Olhe para todas as crianças nesta sala. Todas são ferramentas de Deus!

Você está pronto(a) e disposto(a) para Deus usá-lo(a) para fazer o seu trabalho nesta comunidade? (deixe as crianças responderem)

Ore com as crianças pedindo que o Espírito Santo venha agir em cada uma delas, discernindo qual o talento que Deus lhes deu e como colocá-lo a serviço dos irmãos, deixe que elas se entreguem a Deus na oração.


Atividade:
Imprima a folha abaixo e dê para as crianças colorirem e depois recortarem as ferramentas. faça um cinturão com papel colorset ou cartolina e prenda as ferramentas com clips ou pode até mesmo colar. 





E que tal recortar os desenhos abaixo para enfeitar a sala ou colar num pirulito e dá para as crianças?



segunda-feira, 6 de maio de 2019

Aula 14 - Honrando a Mamãe

Célula especial dia das mães

Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 
Texto chave: “Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem e sejas de longa vida sobre a face da terra.” Ef. 6:2

•Objetivos educativos: Ao final da lição as crianças poderão:
 • Entender a diferença entre obedecer e honrar.
 • Aprender a honrar aos seus pais.
 •Consiga expressar sentimentos de amor e gratidão para a sua mãe Fazer algumas atividades praticas para honrar as suas mães.

 Material:
•Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebra gelo) Uma copia do cartão para cada criança. 
Quebra-gelo: Escrevendo uma Carta de Honra para Mamãe. Entregue a folha para que cada criança escreva uma carta dizendo palavras que expressem honra para a mãe. Se for possível, deixe-os decorar ou pintar.


Louvor: Raridade (Anderson Freire)

 Lição: Honrando a Mamãe!
Como vocês sabem domingo  é o dia das mães, então hoje nos vamos conversar um pouquinho sobre obedecer e honrar a nossa mamãe. (Líder tal vez tenha alguma criança que não tenha a sua mamãe, então com cuidado veja quem esta exercendo essa função, tal vez sua avó ou tia, ou irmã mais velha. • As crianças poderão honrar elas)
 O que é obedecer? (deixe as crianças responder) Obedecer é cumprir uma ordem de uma pessoa.
 • A gente pode obedecer a ordem de uma pessoa de duas maneiras: De coração aberto (ex. obedecer a ordem de sua mãe de ir à rua comprar algo para ela, na hora que pede, sem resmungar ou choramingar)
 •De coração fechado (ex. Você não queria ir, foi de má vontade, batendo o pé, resmungando... e só obedeceu a ordem de comprar algo para a sua mãe porque você sabe que se não fosse, ficaria de castigo) - Na verdade a verdadeira obediência é quando você obedece uma ordem que é contra a sua vontade.
  •  Obedecer uma ordem de algo que você já queria mesmo fazer é CONVENIÊNCIA. - Nós temos a tendência de não gostarmos de cumprir ordens. Se fazemos algo que queremos porque queremos fazer, tudo bem. Mas se alguém nos der a ordem, normalmente já não fazemos com tanta facilidade, só pelo fato de termos recebido uma ordem. - É a natureza do pecado em desobedecer ordens. É assim em casa com os pais, é assim na escola, é assim no trabalho, é assim na igreja... - Por isso temos que vencer esse pecado, o pecado da desobediência. - Temos que aprender a sermos obedientes porque a palavra de Deus disse que há conseqüência muito severas para aqueles que são desobedientes. Não somente devemos obedecer, mas também devemos honrar. Mas, o que é honrar? (Deixe as crianças responder) Honrar é ter a iniciativa de fazer algo de coração por outra pessoa. Significa respeitar, demonstrar um afeto muito grande, obedecer, falar bem dessa pessoa, elogiar, valorizar verdadeiramente com palavras e atitudes. Honrar aos pais (a mamãe) é me sentir orgulhoso deles, é não ter vergonha deles. É elogiá-los! Por isso, honrar é mais que obedecer. Mas para honrar não precisa haver nenhuma ordem (ex. sua mãe nem pediu para você jogar o lixo fora, mas você sabe que se fizer isso irá ajudá-la a terminar as tarefas mais cedo, então você toma a iniciativa e joga o lixo fora.) É um exemplo bem simples, mas você está honrando sua mãe. Para honrar alguém, você pode elogiar, dar um presente sem ser aniversário, fazer algo para uma pessoa ou por ela sem que ela tenha pedido nenhum favor... Porque devo honrar aos meus pais? (deixe as crianças responder) Devo honrar para que tenha duas conseqüências na minha vida:

  •  1ª Conseqüência: Quem honra tem uma vida boa. O texto que lemos, Ef. 6:2 diz: “Honra a teu pai e a tua mãe para que te vá bem...” Quem vive uma vida de honrar o pai e a mãe é um filho que vai bem em tudo. Vai bem em casa com a família, vai bem na escola, vai bem em tudo o que fizer. Agora pense o contrário. Então quem não honra a mãe ou o pai, não vai bem em casa com a família, não vai bem na escola, e não vai bem em várias situações. Está vendo? Talvez agora você entenda porque sua vida não está tão bem assim.

  •  2ª Conseqüência: Quem honra tem uma vida longa sobre a face da terra. E o texto de Ef. 6:2 continua dizendo: “...e sejas de longa vida sobre a face da terra.” Quem vive uma vida de honrar o pai e a mãe é um filho que viverá por muito e muito tempo, ou seja, não morrerá cedo, antes do tempo. Agora pense o contrário. Então quem não honra a mãe ou o pai, pode ter um fim cedo, pode morrer antes do tempo. Pode ser por isso que às vezes sabemos de crianças, ou adolescentes ou jovens que morrem cedo. É porque não honraram seus pais. Mas você não precisa se preocupar. É só pedir perdão a Deus por não ter honrado até hoje e passar a honrar e sua vida vai mudar para sempre. APLICAÇÃO NA VIDA DA CRIANÇA ••Você tem que viver uma vida de obediência. Você precisa viver uma vida de honrar aos seus pais todos os dias se quiser ter uma boa vida e também ter uma longa vida. •Mesmo que você não more com os pais, você precisa honrar aqueles que são substitutos dos seus pais. •Você também será abençoado se viver uma vida de honra com aqueles que são autoridade sobre a sua vida: os mais velhos, os tios, os avós, os professores e a diretora da escola, o líder da célula, os pastores da igreja. ••Quanto mais você honrar as pessoas, mais você viverá bem. Deus sabe o que é melhor para você. Se Ele disse para honrar, então obedeça e honre. Você só tem a ganhar. Você não vai perder nada por isso.

  •  MINISTRAÇÃO ••Ore antes para que haja uma atmosfera de arrependimento. Faça-os declararem em voz alta após você uma declaração de que além de serem obedientes a seus pais a partir de hoje, também vão sempre procurar honrá-los... Comece: “Eu declaro, ... ore com autoridade para que a palavra deles seja semente e que haja mudança de vida realmente. •Oração de arrependimento por não ser obediente e não honrar até hoje (não importa qual a situação, se pouco, muito ou mais ou menos obediente...) •Oração de unção de Obediência e de Honra

  •  ATIVIDADES Mais que Brincadeira. Dar tarefas para que eles possam honrar a mãe de verdade e na prática durante estes dias até o domingo do Dia das Mães. Sugestões: ••Várias vezes ao dia, dizer à mãe que a ama. Ligar ou passar mensagem no celular, ou por e-mail. Ficar esperando e logo que a mãe chegar em casa, ajudá-la a tirar o sapato e oferecer-lhe o chinelo. Fazer uma massagem. Oferecer-lhe água. ••Escrever cartazes ou bilhetes e colar na cama dela ou na porta do quarto dela. •Escrever bilhetinhos e colocar na bolsa, na gaveta, dentro da panela, dentro da agenda. Ajudar a arrumar algo em casa, sem que seja sua obrigação. Cuidado para não fazer nada que seja perigoso! ••Reunir a família na sala e fazer vários elogios para a mãe. •Convidar a mãe para o culto do domingo. Na próxima célula, queremos saber como foi a sua experiência de honra para a sua mãe. Fazer o Cartão para o dia das mães.