terça-feira, 17 de dezembro de 2013

célula 16.12 á 22.12

TEMA: A VERDADEIRA HISTÓRIA DO NATAL
PRINCIPIO DA LIÇÃO: Jesus nasceu para salvar o mundo do pecado.
BASE BÍBLICA: Mateus 1.18-25
TEXTO CHAVE: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê, não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3.16
OBJETIVOS EDUCATIVOS: Ensinar a criança que:
# Jesus veio para salvar o mundo dos pecados.
# Jesus na verdade não nasceu dia 25 de dezembro.
# O verdadeiro natal não é troca de presentes
QUEBRA-GELO: Material –  Combine com alguém da célula, pergunte a  data do seu aniversário (dia 20/03), depois fale bem alto: amanhã é o aniversário de.... e todos em vez de dar presentes pra ela vamos trocar presentes, vamos comemorar amanhã – e a pessoa falará: mas meu aniversário não é amanhã, eu nasci dia 23/03, e se é meu aniversário eu é que tenho que ganhar presentes, vocês não acham? Ministre que é assim que tem acontecido, dia 25 de dezembro não é o nascimento de Jesus, e mesmo assim, quando comemoram o Natal(nascimento de Jesus), todo mundo troca presentes, mas de Jesus mesmo ninguém lembra.

CÂNTICO:  .
ORAÇÃO: Ore com as crianças, para que Deus traga revelação da Palavra ao coração.
COMENTÁRIO DO TEXTO
1º) Introdução: Alguém aqui já viu filme contando a história do nascimento de Jesus? E história de natal...com papai Noel, presentes? Vocês sabem o que tem haver o nascimento de Jesus com Papai Noel, Natal? Vamos ler  Mateus 1.18-25, pois conta como Jesus nasceu.
2º) Contar que: Maria mãe  de Jesus, estava em casa e recebeu a visita de um anjo que falou a ela: Maria você foi escolhida para cuidar do filho de Deus. E Maria ficou preocupada porque, ela estava reservada para casar com José o carpinteiro, e ela disse isso ao anjo. E o anjo lhe disse: Não se preocupe Maria, eu mesmo irei falar com José. E assim foi. Jesus nasceu em Belém da Judéia, pois seus pais tinham ido pra lá para o recenseamento (cadastrar-se na cidade de origem, onde nasceu), foi quando apareceu a estrela do oriente e os reis magos vieram para  adorá-lo, passando por Jerusalém, então o rei  Herodes, sabendo da profecia que Jesus nasceria para salvar o mundo dos pecados, tentou persuadir os reis magos pedindo que caso eles encontrassem  Jesus o informasse, dizendo que, queria adorá-lo também, mas ele na verdade queria matá-lo, e como os reis magos não voltaram, ele mandou matar todas as crianças com menos de dois anos, então os pais de Jesus fugiram para o Egito, depois foram para Galiléia e Jesus cresceu em uma cidade chamada Nazaré, é bem verdade que ele não nasceu dia 25 de dezembro e também comemorar o seu nascimento não é uma troca de presentes, Na verdade ele queria que no dia 25 de dezembro lembrassem que Ele é ao caminho, a verdade a vida e que ele nasceu, viveu aqui na terra, morreu, mas ressuscitou e hoje mora junto com Pai, e quando ele voltou pro céu o Espírito Santo que também é uma parte dEle e de Deus desceu para ficar no meio de nós. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que, Ele deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça,  mais tenha vida eterna.(João 3.16)
J APLICAÇÃO NA VIDA DA CRIANÇA 
Sabe, que pelo menos três coisas aprendemos com essa história:
1º - JESUS VEIO PARA SALVAR O MUNDO DOS PECADOS  – É isso mesmo! Foi o que o anjo disse a José, a respeito da gravidez de Maria.“Ela dará a luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o mundo dos pecados.” (Mateus 1.21)
2º - JESUS NA VERDADE NÃO NASCEU DIA 25 DE DEZEMBRO – Muito embora o mundo comemore o nascimento de Jesus nesta data, a própria Bíblia não define data certa, mas segundo estudiosos da época Jesus não poderia ter nascido em dezembro, pois em Jerusalém está nevando e como poderia os reis magos ver a estrela do oriente se estava nublado?
3º - O VERDADEIRO NATAL NÃO É TROCA DE PRESENTES -   Essa é uma grande verdade, as pessoas ficam só preocupadas em ganhar e comprar presentes, roupas novas, gastando, gastando...e quando chega no dia 24 se reúnem para comer,  beber, troca de presentes, mas de Jesus mesmo não lembram.
COMPARTILHAR
. Você entendeu o verdadeiro significado do Natal? Conte-nos (nascimento de Jesus)
. Depois de saber a verdade sobre o Natal, será que esse ano vai ser diferente na sua casa? Por quê?
. Quem sabe dizer por que Jesus nasceu? Para salvar o mundo do pecado.
J MINISTRAÇÃO : ·Coloque o louvor(Amor do nosso Deus – Diante do Trono). Diga a eles que existem muitas pessoas que estão vivendo no engano, que Jesus não nasceu dia 25 de dezembro, mas podemos aproveitar que nossas famílias estarão reunidas e orar com elas e falar do amor de Deus. Ore com eles e faça uma declaração que este Natal vai ser diferente, que todos irão orar com suas famílias e falar do amor de Deus pra elas No final leia o versículo com eles e o princípio, 3 vezes.
BRINCADEIRA: NOME: SEGUINDO OS PASSOS DE JESUS –  Formar duas filas, demarcar o percurso a ser percorrido. de um  passo por vez sempre  pisando os dois  pés dentro do pé de Jesus, (feito de EVA), a equipe que conseguir fazer o percurso mais rápido ganha. No final ministre que Jesus é o caminho, a verdade e a vida.

.

O NASCIMENTO DE JESUS - NATAL -ESCOLINHA BÍBLICA

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

célula Kids semana 08.12 á 15.12

O fruto do Espírito Bondade                CÉLULA08.12 á 15.12
TEMA: O fruto Espírito Bondade
PRINCIPIO DA LIÇÃO: As crianças devem entender que para sermos bondosos com as pessoas como a Bíblia ensina, devemos buscar o dom do Espírito Santo, abrir mão da nossa própria vontade para cuidar de outras pessoas. 
BASE BÍBLICA: Gálatas 5:22; Rute 1
 TEXTO CHAVE:  “Quem é bondoso e correto terá uma vida longa e será tratado com respeito e justiça”. Provérbios 21:21
  

Dia 14.12 ás 19:30 – Ordenação Pastoral Roberta
Todas as líderes estarão de camisetas Radicais Kids e deverão chegar ás 19:00 hrs.



O alvo da nossa célula é ensinar a palavra de Deus.
Nunca passe filme em sua célula, a não ser se for direcionado, e de acordo com o tema da palavra da célula.
Não negocie, Priorize ensinar as crianças, valorize este momento e prepare com excelência.



QUEBRA-GELO Você já deixou de fazer algo que você queria para cuidar de alguém? O que você fez?



CÂNTICO: Meu mestre mandou (Aline Barros). Tudo que Deus faz é bom (Diante do trono.)
ORAÇÃO: Ore com as crianças, para que Deus traga revelação da Palavra ao coração.
COMENTÁRIO DO TEXTO:Leia o texto com as crianças. Motive-os a levarem bíblia. Quando penso em bondade lembro-me de uma jovem da Bíblia, seu nome era Rute, ela casou-se com um rapaz judeu que havia mudado para a sua cidade, a cidade de Moabe. Este rapaz era um dos filhos de Elimeleque e Noemi. Elimeleque havia morrido e Noemi ficou só com seus dois filhos e suas duas noras, passado quase dez anos que Elimeleque morreu, seus dois filhos morreram também e Noemi ficou sozinha com suas duas noras, Rute e Orfã. Então Noemi tomou uma decisão de voltar para Belém, sua cidade, onde moravam seus parentes e falou para suas duas noras voltarem para a casa dos seus pais e se casarem de novo, porque ela já estava velha e não tinha como cuidar delas. Noemi não queria que elas passassem nenhuma necessidade junto com ela. Suas duas noras começaram a chorar, porque não queriam deixar Noemi sozinha, pois a amavam muito. Mas ela insistiu que as duas voltassem para a casa de seus pais, e Orfã então obedeceu e se despediu de Noemi e voltou para a casa de seus pais, mas Rute disse assim para Noemi: Não me proíba de ir com a senhora, nem me peça para abandoná-la! Onde a senhora for eu irei; e onde morar, eu também morarei. O seu povo será o meu povo, e o seu Deus será o meu Deus.Como Noemi viu que Rute estava mesmo resolvida a ir com ela, não disse mais nada. Rute fez isso porque amava muito Noemi e queria cuidar dela até o fim da vida dela, mesmo sabendo que podia passar fome e frio junto de Noemi, ela foi bondosa com sua sogra, não pensou nela mesma e sim em Noemi, por este motivo Deus abençoou Rute e ela casou-se com Boaz um homem bondoso e rico que cuidou dela e de Noemi. A palavra de Deus diz que a bondade é um dom do fruto do Espírito, pois temos que negar a nós mesmos para sermos bondosos com as pessoas, pois às vezes teremos que abrir mão do nosso conforto e dividir o que nós temos com os outros.
Momento de compartilhar: O Pecado faz com que as pessoas só pensem nelas mesmas e se esqueçam das necessidades dos outros, mas o Espírito Santo nos ensina a sermos bondosos uns com os outros, cuidando, amando, protegendo, dividindo o que temos, fazendo o bem a todas as pessoas, como o Senhor Jesus fez conosco, que não pensou em si mesmo, mas nos amou até a morte.
Atividade: O líder vai dar uma bexiga e um palito de dente para cada criança, peça para as crianças encherem a bexiga, então diga que cada um terá que proteger a sua bexiga para o outro não estourar-la e quando todas ou quase todas as bexigas estiverem estouradas, diga a eles que se  tivessem se unido para proteger um a bexiga do outro ao invés de estourá-las, todos teriam suas bexigas. Que quando nos preocupamos em ajudar os outros, ajudamos a nós mesmos também, este é o resultado da bondade
LANCHE – Aproveite para conversar com as crianças sobre os seus pais, marcar para visitá-las (fazer uma oração).

Líder – Fazer a célula não começa no dia da sua célula. A célula começa no dia que você recebe o suprimento e começa a orar para Deus te usar. 

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

célula semana 01.12 á 08.12

O fruto do Espírito Fidelidade dia 01 ao dia 08.12                CÉLULA

TEMA: O fruto Espírito fidelidade
PRINCIPIO DA LIÇÃO: Levar a criança a entender que devemos obedecer à palavra de Deus com fidelidade, o que significa obedecer tudo o que Deus mandou sem reclamar.
BASE BÍBLICA: Gálatas 5:22; Lucas 12: 40 ao 47
 TEXTO CHAVE:  Cumpram com fidelidade os seus deveres para com Deus Eu escolhi o caminho da fidelidade e tenho dado atenção às tuas ordens. (Salmos 119:30)
OBJETIVOS EDUCATIVOS: Ensinar a criança que:
Devemos ajudar todas as pessoas que passam em nossa vida e não devemos julgar ninguém.
Revisão da lição anterior: ”O Fruto do Espírito – domínio próprio (Faça perguntas às crianças)”.

Dia 13 entrega das camisetas valor 30,00

O alvo da nossa célula é ensinar a palavra de Deus.
Nunca passe filme em sua célula, a não ser se for direcionado, e de acordo com o tema da palavra da célula.
Não negocie, Priorize ensinar as crianças, valorize este momento e prepare com excelência.



QUEBRA-GELO: OVELHA PERDIDA
Uma criança é escolhida e seus olhos vendados. Uma vara é colocada em sua mão, enquanto os outros formam um círculo ao seu redor. O cego vai apontando com a sua vara e pergunta: “Você é a Minha Ovelha Perdida?” A pessoa apontada deve pegar a vara e levá-la perto da sua boca e emitir um balido, disfarçando a voz, mas se for reconhecida deverá tomar o lugar do cego. Cada vez que isto acontece, os jogadores mudam de lugar para não ser reconhecida a sua posição.


AVISOS: Lembra semana passada? Quem trouxer um visitante na próxima célula ganhará (um bombom, pirulito, bala) Quem são os nossos visitantes? Quem trouxe? Tá valendo pra semana que vem... Ok?
CÂNTICO: Meu mestre mandou (Aline Barros). Tudo que Deus faz é bom (Diante do trono.)
ORAÇÃO: Ore com as crianças, para que Deus traga revelação da Palavra ao coração.
COMENTÁRIO DO TEXTO:Leia o texto com as crianças. Motive-os a levarem bíblia.
João e Felipe estavam conversando na escola quando encontraram Pedrinho e perguntaram pra ele por que ele não tinha ido à igreja no domingo, ele logo respondeu: - Não estava com vontade, só vou quando eu quero. João olhou sério para ele e disse:  - Devemos ser fieis a Deus com nosso tempo, pois quando Jesus voltar quer nos ver obedecendo a sua palavra e Pedrinho disse – Vai demorar pra Jesus voltar. João contou pra ele que na Bíblia tem uma historia de um homem chamado Pedro, como ele, que perguntou a Jesus quando deveriam estar preparados para a volta de Jesus? O Senhor Jesus respondeu com uma parábola que dizia assim: — Quem é, então, o empregado fiel e inteligente? É aquele que o patrão encarrega de tomar conta da casa e de dar comida na hora certa aos outros empregados. Feliz aquele empregado que estiver fazendo isso quando o patrão chegar! Eu afirmo a vocês que, de fato, o patrão vai colocá-lo como encarregado de toda a sua propriedade. Mas imaginem o que acontecerá se aquele empregado pensar que o seu patrão está demorando muito para voltar. E imaginem que esse empregado comece a bater-nos outros empregados e empregadas e a comer e a beber até ficar bêbado. Então o patrão voltará no dia em que o empregado menos espera e na hora que ele não sabe. Aí o patrão punirá o empregado e o condenará a ir para o lugar aonde os desobedientes vão. — O empregado que sabe qual é a vontade do patrão, mas não se prepara e não faz o que ele quer, será castigado com muitas chicotadas. Então João disse: assim somos nós que sabemos que devemos estar na casa do Senhor aprendendo da sua palavra e deixamos de ir pra fazer a nossa vontade, seremos como o servo tolo. Pedrinho disse que nunca mais faltaria na igreja, pois queria ser fiel a Jesus para estar preparado quando ele voltar. João disse para ele “muito bem isso é ser um servo fiel e inteligente.

Momento de compartilhar: Muitas crianças têm preguiça de ir à igreja com seus pais e só vão quando querem brincar ou correr no estacionamento da igreja, a Bíblia diz que são servos infiéis e que Jesus vai castigá-los quando voltar, mas todo aquele que Jesus encontrar indo a igreja para adorá-lo e obedecendo a sua palavra,  será considerado um servo bom. (líder ore com as crianças pedindo a Deus que os torne servos fieis a Jesus).

Atividade: Encene uma peça com as crianças sobre a lição da semana.
LANCHE – Aproveite para conversar com as crianças sobre os seus pais, marcar para visitá-las (fazer uma oração).
Líder – Fazer a célula não começa no dia da sua célula. A célula começa no dia que você recebe o suprimento e começa a orar para Deus te usar. Como estamos falando de oração, vamos também conversar mais com Deus! Que Deus abençoe sua célula.