terça-feira, 17 de dezembro de 2013

célula 16.12 á 22.12

TEMA: A VERDADEIRA HISTÓRIA DO NATAL
PRINCIPIO DA LIÇÃO: Jesus nasceu para salvar o mundo do pecado.
BASE BÍBLICA: Mateus 1.18-25
TEXTO CHAVE: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê, não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3.16
OBJETIVOS EDUCATIVOS: Ensinar a criança que:
# Jesus veio para salvar o mundo dos pecados.
# Jesus na verdade não nasceu dia 25 de dezembro.
# O verdadeiro natal não é troca de presentes
QUEBRA-GELO: Material –  Combine com alguém da célula, pergunte a  data do seu aniversário (dia 20/03), depois fale bem alto: amanhã é o aniversário de.... e todos em vez de dar presentes pra ela vamos trocar presentes, vamos comemorar amanhã – e a pessoa falará: mas meu aniversário não é amanhã, eu nasci dia 23/03, e se é meu aniversário eu é que tenho que ganhar presentes, vocês não acham? Ministre que é assim que tem acontecido, dia 25 de dezembro não é o nascimento de Jesus, e mesmo assim, quando comemoram o Natal(nascimento de Jesus), todo mundo troca presentes, mas de Jesus mesmo ninguém lembra.

CÂNTICO:  .
ORAÇÃO: Ore com as crianças, para que Deus traga revelação da Palavra ao coração.
COMENTÁRIO DO TEXTO
1º) Introdução: Alguém aqui já viu filme contando a história do nascimento de Jesus? E história de natal...com papai Noel, presentes? Vocês sabem o que tem haver o nascimento de Jesus com Papai Noel, Natal? Vamos ler  Mateus 1.18-25, pois conta como Jesus nasceu.
2º) Contar que: Maria mãe  de Jesus, estava em casa e recebeu a visita de um anjo que falou a ela: Maria você foi escolhida para cuidar do filho de Deus. E Maria ficou preocupada porque, ela estava reservada para casar com José o carpinteiro, e ela disse isso ao anjo. E o anjo lhe disse: Não se preocupe Maria, eu mesmo irei falar com José. E assim foi. Jesus nasceu em Belém da Judéia, pois seus pais tinham ido pra lá para o recenseamento (cadastrar-se na cidade de origem, onde nasceu), foi quando apareceu a estrela do oriente e os reis magos vieram para  adorá-lo, passando por Jerusalém, então o rei  Herodes, sabendo da profecia que Jesus nasceria para salvar o mundo dos pecados, tentou persuadir os reis magos pedindo que caso eles encontrassem  Jesus o informasse, dizendo que, queria adorá-lo também, mas ele na verdade queria matá-lo, e como os reis magos não voltaram, ele mandou matar todas as crianças com menos de dois anos, então os pais de Jesus fugiram para o Egito, depois foram para Galiléia e Jesus cresceu em uma cidade chamada Nazaré, é bem verdade que ele não nasceu dia 25 de dezembro e também comemorar o seu nascimento não é uma troca de presentes, Na verdade ele queria que no dia 25 de dezembro lembrassem que Ele é ao caminho, a verdade a vida e que ele nasceu, viveu aqui na terra, morreu, mas ressuscitou e hoje mora junto com Pai, e quando ele voltou pro céu o Espírito Santo que também é uma parte dEle e de Deus desceu para ficar no meio de nós. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que, Ele deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça,  mais tenha vida eterna.(João 3.16)
J APLICAÇÃO NA VIDA DA CRIANÇA 
Sabe, que pelo menos três coisas aprendemos com essa história:
1º - JESUS VEIO PARA SALVAR O MUNDO DOS PECADOS  – É isso mesmo! Foi o que o anjo disse a José, a respeito da gravidez de Maria.“Ela dará a luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o mundo dos pecados.” (Mateus 1.21)
2º - JESUS NA VERDADE NÃO NASCEU DIA 25 DE DEZEMBRO – Muito embora o mundo comemore o nascimento de Jesus nesta data, a própria Bíblia não define data certa, mas segundo estudiosos da época Jesus não poderia ter nascido em dezembro, pois em Jerusalém está nevando e como poderia os reis magos ver a estrela do oriente se estava nublado?
3º - O VERDADEIRO NATAL NÃO É TROCA DE PRESENTES -   Essa é uma grande verdade, as pessoas ficam só preocupadas em ganhar e comprar presentes, roupas novas, gastando, gastando...e quando chega no dia 24 se reúnem para comer,  beber, troca de presentes, mas de Jesus mesmo não lembram.
COMPARTILHAR
. Você entendeu o verdadeiro significado do Natal? Conte-nos (nascimento de Jesus)
. Depois de saber a verdade sobre o Natal, será que esse ano vai ser diferente na sua casa? Por quê?
. Quem sabe dizer por que Jesus nasceu? Para salvar o mundo do pecado.
J MINISTRAÇÃO : ·Coloque o louvor(Amor do nosso Deus – Diante do Trono). Diga a eles que existem muitas pessoas que estão vivendo no engano, que Jesus não nasceu dia 25 de dezembro, mas podemos aproveitar que nossas famílias estarão reunidas e orar com elas e falar do amor de Deus. Ore com eles e faça uma declaração que este Natal vai ser diferente, que todos irão orar com suas famílias e falar do amor de Deus pra elas No final leia o versículo com eles e o princípio, 3 vezes.
BRINCADEIRA: NOME: SEGUINDO OS PASSOS DE JESUS –  Formar duas filas, demarcar o percurso a ser percorrido. de um  passo por vez sempre  pisando os dois  pés dentro do pé de Jesus, (feito de EVA), a equipe que conseguir fazer o percurso mais rápido ganha. No final ministre que Jesus é o caminho, a verdade e a vida.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário