quinta-feira, 23 de abril de 2015

Célula - semana 20/04 a 27/04

QUEM OUVE CONSELHOS SE TORNA SÁBIO

PRINCÍPIO: Quem ouve conselhos se torna sábio!
VERSÍCULO: Provérbios 19:20 “Ouça os conselhos e esteja pronto para aprender; assim, um dia você será sábio”.
ALVO: Ensinar as crianças a ter o coração aberto para aprender. Deus usa pessoas para ensinar princípios importantes para sua vida. Quem ouve e aprende tem mais chance de ser bem-sucedido.     

Ø QUEBRA-GELO:
  TELEFONE SEM FIO AO CONTRÁRIO - Com as crianças sentadas em círculo, recite a frase do princípio da lição de hoje no ouvido da criança ao seu lado direito. Peça a essa criança para fazer a mesma coisa com a criança do seu lado, até que todas tenham recebido a mensagem e passado ao colega. Quando a última criança receber a mensagem, a primeira diz a frase original para checar se o que a última criança ouviu é a mesma mensagem que você passou.
MORAL: É muito importante aprender ouvir. Precisamos estar muito atentos para perceber as maneiras que Deus usa para falar com cada um de nós! 

Ø  LOUVOR: Eu li na Biblia / Escolho Deus (Tenha encargo pelo louvor da sua célula, é muito importante!)

Ø  CONTANDO HISTÓRIA:   
TEXTO BÍBLICO: 1 REIS 2:1-4
O rei Davi estava bem velho. Os seus servidores o cobriam com cobertas, mas ele não conseguia se aquecer. O rei Davi disse: Eu prometo pelo Deus vivo que me livrou de todas as aflições, que hoje eu cumprirei o juramento que fiz em nome do Senhor, o Deus de Israel: o juramento de que o meu filho Salomão seria o rei em meu lugar. Quando estava chegando o dia da morte de Davi, ele deu conselhos ao seu filho Salomão. Davi disse: está chegando o dia da minha morte. Portanto, seja corajoso e seja homem! E faça aquilo que o Senhor, seu Deus, manda. Obedeça a todas as suas leis e mandamentos, como estão escritos na lei de Moisés. Assim você será bem sucedido aonde quer que for e em tudo o que fizer. Se você obedecer ao Senhor Deus, ele cumprirá a promessa que me fez. Ele me prometeu que os meus descendentes governariam Israel enquanto obedecessem cuidadosamente e fossem fieis aos seus mandamentos, com todo o seu coração e com toda a sua alma.      

Ø  HORA DE OUVIR:
  A) APRENDA A OUVIR CONSELHOS: Deus nos deu uma boca para falarmos e nos deu dois ouvidos para ouvir. Ouvir é mais importante do que falar. O que uma criança precisa aprender a ouvir? Conselhos! A Bíblia diz que quem ouve conselhos se torna sábio e inteligente. O que é um conselho? É uma instrução que alguém lhe dá sobre o que você deva fazer. Nem todos os conselhos são bons. Por isso, você deve ouvir as pessoas certas e os conselhos certos. Davi, antes de morrer, ele deu conselhos ao seu filho Salomão e o ensinou a confiar em Deus. Salomão se tornou um rei muito sábio, porque ele aprendeu a ouvir os conselhos de seu pai, Davi. Foi Salomão quem escreveu o Livro de Provérbios.  


B) ANDE PERTO DE PESSOAS QUE CONHECEM A DEUS: Há dois tipos de conselhos, os bons e ruins. Você deve andar perto de pessoas que conhecem a Deus e que podem ajudá-lo a conhecer a vontade de Deus para sua vida. O seu líder de célula é uma dessas pessoas. O que ele ensina está na Palavra de Deus. São conselhos de Deus para você. Aprenda a ouvir o que ele diz e Deus vai fala com você através dele. 

C) O CONSELHO DE DAVI PARA VOCÊ: O mesmo conselho que Davi deu para o seu filho Salomão serve para você hoje. Vamos ver?
SEJA OBEDIENTEO rei Davi disse a Salomão: “SE você obedecer...”. O SE significa uma possibilidade de acontecer o contrário do que se espera. Davi queria muito que Salomão fosse um bom rei e tivesse sucesso no sei reinado. Mas, para isso, ele precisa aprender a obedecer a Deus.
Ø VOCÊ DEVE OBEDECER PARA TER SUCESSO EM TUDO O QUE FIZER: Ter sucesso significa realizar o que Deus planejou para sua vida. Jesus veio para cumprir o plano de Deus. Ele foi bem-sucedido em tudo o que fez! Também aprendeu a obedecer. Você precisa aprender a obedecer a Deus desde criança para que tenha sucesso quando crescer.
SEJA CORAJOSODavi não quis dizer para você não sentir medo. Ser corajoso não significa não sentir medo. Significa que você confia que Deus vencerá por você. Sua coragem deve vir da sua confiança em Deus. Ser corajoso é confiar em Deus e crer que Ele é forte o suficiente para vocês dois! Coragem é algo que você aprende a ter. Sabe como você vai aprender a ser corajoso? Quando você estiver diante de uma situação difícil e confiar que Deus vai ajudá-lo a enfrentar o que estiver diante de você. Você vai descobrir que pode fazer mais do que pensa ser capaz de fazer.
          
Ø  HORA DE COMPARTILHAR:
8 Quem deu conselhos a Salomão? Davi, o seu pai.
8 Existe conselho ruim? Sim.
8 Qual conselho você deve ouvir? O conselho bom, que está escrito na Bíblia.
8 Qual foi o conselho que Davi deu ao seu filho Salomão? Seja obediente e corajoso.
8 O que Salomão deveria obedecer? A Palavra de Deus.
8 O que significa ser corajoso? Significa confiar em Deus.
8 Quem escreveu o Livro de Provérbios? Salomão.
8 O que Salomão nos ensinou sobre ouvir conselhos? “Ouça os conselhos e esteja pronto para aprender; assim, um dia você será sábio”. Provérbios 19:20

Ø  HORA DE MINISTRAR
Ore pelas crianças para que elas entendam pelo espírito que toda a sua vida será abençoada se elas ouvirem os conselhos dos seus líderes.
  
Ø  HORA DE BRINCAR:
NOME DA BRINCADEIRA: O Lugar Certo
Escreva em 4 folhas os 4 pontos cardeais: NORTE, SUL, LESTE, OESTE.Coloque nos 4 cantos da sala. Depois estabeleça um lugar neutro com o nome PISEI NA BOLA. Reúna as crianças no centro da sala que será o ponto de partida. O líder dá a direção dizendo o ponto cardeal  e as crianças correm para o lugar indicado. A criança que errar a direção é mandada para o cantinho PISEI NA BOLA. Continue até que só reste uma criança.
Moral: Quem ouve conselhos, é sábio e vai para o lugar certo. Na vida também é assim.


Ø  LANCHE: Faça desse momento um momento de conhecer melhor as suas crianças.




terça-feira, 14 de abril de 2015

Célula - semana 13/04 a 19/04

DAVI DANÇA DIANTE DA ARCA DE DEUS

PRINCÍPIO: Deus é alegre e podemos louvá-lo com danças.
VERSÍCULO: Salmos 150:4 “Louvem ao Senhor com pandeiros e danças. Louvem com harpas e flautas”.
ALVO: Mostrar que o nosso Deus é alegre e podemos expressar nossa alegria diante dEle cantando e dançando, da mesma maneira que o rei Davi.  

Ø QUEBRA-GELO:

 Quem está feliz com Jesus? Deus é bom, não é verdade? Vamos fazer uma coisa diferente hoje? Cada um vai nos contar uma bênção de Deus na sua vida. Mas, vamos contar de uma maneira especial, CANTANDO. Como? Vamos colocar uma música e cada um vem à frente dançando e dizendo o que Jesus já fez por você. O Líder começa: Dê um exemplo bem simples, faça gestos ao som de uma música e depois estimule cada criança a fazer o mesmo. Se a criança não conseguir, ajude-a. Ao final, faça um louvor com eles bem alegre com coreografia.

Ø    LOUVOR: Se o Espirito de Deus se move em mim (Crianças Diante do Trono)
                          Vitória no Deserto - Aline Barros
                          Deus me Ama -  Mariana Valadao

Ø CONTANDO HISTÓRIA:

 TEXTO BÍBLICO: 2 SAMUEL 6:1-23
Davi reuniu os melhores soldados de Israel, para pegarem a arca da aliança. Colocaram a arca num carro de bois (tipo uma carroça). Davi e todos os israelitas dançaram e cantavam com todas as suas forças em louvor a Deus, o Senhor. Quando chegaram ao campo de descascar cereais os bois tropeçaram. Então, Uzá estendeu a mão e segurou a arca da aliança. O Senhor Deus ficou irado com Uzá, por sua falta de respeito, e ele morreu. Então, Davi ficou com medo e disse: “E agora, como é que poderei levar comigo a arca da aliança?”. Davi então deixou a arca na casa  de Obede-Edom e o Senhor abençoou Obede e a sua família. O rei Davi soube que, o Senhor havia abençoado a família de Obede e tudo o que ele tinha. Então, Davi fez uma grande festa e levou a arca para Jerusalém. Davi estava vestido com um manto de sacerdote, dançou com toda alegria em louvor a Deus, e todos os israelitas levaram a arca da aliança para Jerusalém, com gritos de alegria e sons de trombetas. Colocaram a arca na tenda que Davi tinha preparado para ela. Davi voltou para casa a fim de estar com a sua família, e Mical, sua mulher, saiu para encontrá-lo e disse: “Que vergonha! Você parecia uma pessoa qualquer, mostrando o corpo para as empregadas dos seus funcionários!”. Mas Davi respondeu: “Eu estava dançando em louvor ao Senhor. Pois, eu continuarei a dançar em louvor ao Senhor”.    É muito com louvar e dançar para Deus.


Ø APLICAÇÃO NA VIDA DA CRIANÇA:

Vamos ver o que podemos aprender com Davi nessa lição? Aprendemos que:

  A) DEUS É SANTO! Ser santo é ser perfeito! Deus é perfeito, nEle não há nenhum defeito. Ele merece todo o nosso louvor e adoração. Deus quer que você aprenda a amar e a respeitar a presença dEle. Por isso, seja cuidadoso quando você estiver louvando ao Senhor, não fique brincando, mas mostre respeito na presença santa de Deus! A Arca da Aliança representava a presença de Deus. Essa arca era feita de madeira e coberta de ouro. Em cima dela havia dois anjos feitos de ouro, com as asas abertas, um de frente ao outro. A arca era sagrada e todos tinham que ter respeito por ela.

Aprendemos também que:
 B) VOCÊ TAMBÉM É SANTO! Naquela época Deus habitava e era representado por uma arca. Hoje, Deus não mora em uma arca, Ele mora no nosso coração. Para receber a vida de Deus em seu coração, você precisa ser santo também. Antes de você receber Jesus, você precisou se arrepender e ser limpo dos seus pecados. Agora, Deus pode morar no seu coração porque você é santo, assim como Deus é Santo! Ser santo significa ser puro e sem pecado. Você já viu como funciona um purificador de água, ou um filtro? A água que vem da torneira passa dentro dele e lá dentro tem uma peça que tira toda a impureza da água, as bactérias e sujeiras que a gente não consegue ver, mas que estão lá. Depois que a água passa nesse purificador, ela se torna pura. Ser puro significa ser sem misturas. É assim que você deve ser, uma criança com o coração puro, sem pecados e que ama a presença de Deus. Peça a Deus para lhe mostrar como sentir a presença dEle. O Senhor fez de Davi o maior rei de Israel, porque ele buscou a presença de Deus.

Também aprendemos que:
C) PODEMOS CANTAR E DANÇAR NA PRESENÇA DE DEUS: Davi tinha muito respeito pela presença de Deus. Davi e o seu povo cultuaram a Deus naquele dia, dançando! A mulher de Davi  não participou do culto a Deus, mas criticou Davi por ter dançado. Ela representa as pessoas que não entendem a alegria na presença de Deus e acham que devemos ficar sempre sérios. Mas, Deus é alegre e nos faz dançar de alegria na Sua presença. Hoje, também nós louvamos a Deus com músicas e danças. Devemos fazer isso com respeito sabendo que Deus se alegra com o nosso louvor, pois é uma expressão do nosso amor por Ele. O Salmos 150:6 diz: “Todo ser que respira louve ao Senhor!”. Você respira? Então, você deve louvar.


 Seja livre para louvar e adorar a Deus. Há um cântico que diz assim (dançar com eles fazendo os gestos) : Se o Espírito de Deus se move em mim, EU CANTO como o rei Davi (2x) Eu canto, eu canto, eu canto como o rei Davi (2x); Se o Espírito de Deus se move em mim, EU DANÇO como o rei Davi (2x) Eu danço, eu danço, eu danço como o rei Davi (2x); Se o Espírito de Deus se move em mim, EU PULO como o rei Davi (2x) Eu pulo, eu pulo, eu pulo como o rei Davi (2x); Se o Espírito de Deus se move em mim, EU CANTO como o rei Davi, EU DANÇO como o rei Davi, EU PULO como o rei Davi.      
  
Ø HORA DE BRINCAR:

  NOME DA BRINCADEIRA: DESCUBRA O INSTRUMENTO
Faça uma roda com as crianças e fale no ouvido de cada uma delas o nome de um instrumento musical (procure não repetir os instrumentos). Separe uma criança para ficar de fora e também fale no seu ouvido o nome de algum instrumento que já foi distribuído para as outras. A criança que está de fora terá três chances para descobrir quem tem o mesmo instrumento que ela. Ela escolhe uma criança da roda, fica em frente a ela e as duas fazem mímica do seu instrumento musical. Se for o mesmo, as duas são as vencedoras.      


quinta-feira, 9 de abril de 2015

Célula semana 06/04 a 12/04

DAVI PAGA O MAL COM O BEM


         PRINCÍPIO: Agradamos a Deus, quando pagamos o mal com o bem.

       VERSÍCULO: Romanos 12:21 “Não deixem que o mal vença vocês, mas vençam o mal com o bem”.

       ALVO: Aprender a praticar o bem, mesmo com aqueles que nos prejudicam, porque assim demonstramos que somos filhos de Deus, agindo como Jesus.   


QUEBRA-GELO:

MATERIAL: Escreva em pedaços grandes de papel, com caneta azul, algumas palavras como: Inimizade, Tristeza, Ódio, Desobediência, Mentira, Falar Mal, Ciúmes, Inveja, etc. Escreva em outros pedaços de papeis, com caneta vermelha, os respectivos opostos: Amizade, Alegria, Amor, Obediência, Verdade, Falar Bem, Bondade, etc.
PROCEDIMENTO: Para iniciar, mostre um papel com a palavra MAL. Depois, mostre outro papel com a palavra BEM e cole por cima da palavra MAL. Ensine que a Palavra de Deus diz que devemos combater o MAL com o BEM, porque o mal e o bem nunca andam juntos. Distribua entre as crianças os papeis escritos com as palavras em Azul e Vermelho. Peça uma das crianças que tirou uma palavra em Azul para colocar o seu papel no chão virado para o centro da roda, de maneira que todos possam ver. Ao colocar o papel no chão, as crianças devem ler a palavra escrita. Em seguida, o líder passa a cola no papel que está no chão e a criança que estiver com a palavra oposta correspondente cola o seu papel em cima da primeira e lê em voz alta. Por exemplo: a primeira criança diz “desobediência”, a outra, em seguida, vem e diz “obediência” e cola o papel de obediência em cima do papel de desobediência. E assim, com todos os outros. 
Agora só tem as palavras do bem e as palavras do mal já não existem mais. Viu só como é que o bem vence o mal?
  
 LOUVOR: Se o Espírito de Deus se move em mim - Crianças Diante do Trono
                               DJ PV - Som da Liberdade
                                Unidos pra Sempre - Radicais Kids

CONTANDO HISTÓRIA

  TEXTO BÍBLICO: 1 SAMUEL 18:9-15; 24:2-22
       Saul começou a ter ciúmes de Davi e a desconfiar dele. Em Israel todos amavam Davi porque ele era um líder corajoso. Saul tentou matar Davi com a sua lança, mas ele se desviou. Então, Davi correu e escapou. Saul então escolheu os melhores soldados de Israel e foi com eles procurar Davi. Eles chegaram a uma caverna onde Davi estava escondido mais no fundo. Então eles disseram a Davi: “Esta é a sua oportunidade!” O Senhor Deus disse que lhe entregaria o seu inimigo e que você poderia fazer com ele o que quisesse. Então Davi se arrastou de mansinho até onde estava Saul e cortou um pedaço da capa dele, sem que ele percebesse. Davi disse aos seus homens: O Senhor Deus me livre de fazer algum mal ao meu senhor, que ele escolheu como rei! Eu não devo atacá-lo de jeito nenhum porque ele é o rei escolhido pelo Senhor. Saul levantou-se, saiu da caverna e seguiu o seu caminho. Davi saiu atrás dele e gritou: “Rei Saul!” Ele virou-se, e Davi em sinal de respeito, se ajoelhou e encostou o rosto no chão. Então disso: “Por que é que o senhor dá atenção às pessoas que dizem que eu quero prejudicá-lo? O Senhor pode ver por si mesmo que hoje na caverna o Senhor Deus o entregou a mim”. Veja o pedaço da sua capa que está na minha mão! Eu cortei o pano, mas não matei o senhor. Eu sabia muito bem que o senhor está procurando me matar, mas mesmo assim eu não ataquei! O Senhor Deus vai julgar e decidir qual de nós dois está errado. Quando Davi acabou de falar, Saul disse: “É você mesmo, meu filho Davi?” E Saul começou a chorar e disse a Davi: “Você está certo, e eu estou errado. Você tem sido muito bom para mim enquanto que eu lhe tenho feito muito mal.      


Ø  HORA DE OUVIR

  A) DAVI ESCOLHEU FAZER O BEM: Davi aprendeu a lutar e tornou-se um grande líder no exército do rei. Mas, não demorou e o rei Saul ficou com ciúmes dele e começou a persegui-lo. A partir de então, Davi não tinha uma casa fixa, ele ia de um lugar para outro. Saul foi um rei que errou muito, mas o seu pior erro foi querer fazer mal a Davi, alguém que só lhe fez bem. Certa vez, quando Davi e Saul estavam sozinhos na caverna, Davi teve a chance de se vingar do rei Saul, que estava desprevenido e não poderia se defender. Mas, Davi decidiu fazer o bem e não o mal, por isso ele não o matou. Davi provou que o seu coração era realmente como o coração de Deus. E você? O que teria feito no lugar de Davi? Como você age quando tem a chance de se vingar dos outros?  

B) O FILHO DE DEUS PAGA O MAL COM O BEM: Se alguém persegue você, seja na sua família, ou na sua escola, falando mal de você, fazendo coisas para humilhá-lo na frente de outros; apenas ore e confie que Deus agirá por você. A sua atitude em não fazer o mal contra os que o perseguem, agradará a Deus e Ele vai cuidar dessas pessoas da maneira certa. Amar as pessoas que falam mal de nós e fazer o bem a elas é muito difícil! Mas, é exatamente isso que Deus quer nos ensinar. Sabe por quê? Porque é isso que faz você ser diferente dos outros e prova que você é filho de Deus. Quando você se arrepende e pede perdão pelos seus pecados, Deus perdoa você. Muitas vezes, você merece o castigo, mas Deus perdoa você porque Ele é bom. Por isso, seja bom para as pessoas, não importa se elas são boas ou não para você.

Ø   HORA DE CONVERSAR
 
8 Por que Saul queria matar Davi? Porque Saul estava com ciúmes dele.
8 O que Davi fez? Ele fugiu.
8 O que é ciúmes? É desejar que alguma coisa seja só sua, ou desejar alguém só para você.
8 Se você sentir ciúmes, o que você deve fazer? Você sempre deve procurar fazer o bem e não o mal.
8 Davi teve a chance de se vingar da maldade de Saul? Sim.
8 O que Davi fez? Davi decidiu pagar o mal com o bem.
8 Você acha que ele agiu certo? Por quê? Sim, porque Deus se agradou de Davi.
8 Como o filho de Deus deve agir: como Saul ou como Davi?
8 Se seu amigo pega um brinquedo seu e quebra, o que você deve fazer? Quebrar o dele também? Não.
8 Como Deus age com você quando você faz algo de errado, mas depois se arrepende? Deus se vinga de você?    Não.
8 O que a Bíblia diz que devemos fazer quando alguém nos faz o mal? Romanos 12:21 “Não deixem que o mal vença vocês, mas vençam o mal com o bem”.

Ø  HORA DE MINISTRAR

Ore pelas crianças e dê a oportunidade de arrependimento. Pergunte se alguém estava agindo dessa forma, pagando o bem com o mal. Ore por arrependimento. Ore com ousadia no Espírito Santo para quebrar esse espírito de violência e de vingança entre as crianças.

Ø  HORA DE BRINCAR

  NOME DA BRINCADEIRA: TIRO PELA CULATRA.
Faça um círculo com as crianças. Cada criança deve dizer uma tarefa bem diferente para que o colega do lado direito execute. A criança fala no ouvido do líder e este anota numa folha, o nome da criança e a tarefa. Por exemplo, falar um versículo, cantar um louvor, fazer uma coreografia, imitar algum animal, imitar o líder, fazer um teatro, etc. Quando todos tiverem escolhido e o líder anotado a tarefa de cada um, dê a notícia: Cada criança irá fazer a tarefa exatamente como escolheu para o colega. Assim, cada uma fará aquilo que escolheu para o outro.    
MORAL: Não devemos desejar o mal aos outros, mas sim o que desejaríamos para nós mesmos, ou seja, devemos vencer o mal com o bem. 



quarta-feira, 1 de abril de 2015

A HISTÓRIA DA PASCOA

A VERDADEIRA PÁSCOA 30.03 Á 05,04


TTTEMA: A verdadeira Páscoa. 

1-Versículo para Memorizar: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo". João 1:29

2- Objetivo: Ensinar para as crianças que Jesus é a verdadeira páscoa, ele é o Cordeiro Pascal que foi morto, para nos dar vida!

3- Quebra-Gelo: Escolha uma menina e um menino para participar, pegue uma caixa e coloque os seguintes objetos: chocolates, uns desenhos de cordeiro, uma Bíblia, um carrinho etc. Peça para as crianças explicarem o que elas entendem por Páscoa.

4- Leitura da Bíblia: Êxodo 12

5- Mensagem: Que legal quando chega a Semana Santa! Feriado na escola, reunião com a família e amigos, ovos de páscoa... Mas qual será o verdadeiro sentido da Páscoa? Nessa semana você vai descobrir muitas coisas interessantes sobre a Páscoa. Muitos pessoas não sabem qual é o verdadeiro significado da Páscoa. Muita gente ainda pensa que Páscoa é apenas um feriado muito legal no qual ganhamos ovos de chocolate.
Mas qual é a origem dos ovos de páscoa? Era costume, em todo mundo, presentear as pessoas com ovos de galinha, ganso ou codorna. Esses ovos eram pintados à mão, com cores bem vivas e alegres. Uma bela obra de arte!
O coelho passou a ser símbolo da páscoa também, mas o que todos dizem é que o coelho representa a fertilidade, pois os coelhos geram muitos filhotes.
O verdadeiro significado da Páscoa, encontramos na Bíblia, na Palavra de Deus! A Páscoa que comemoramos hoje é a maior de todas as festas cristãs, maior até do que o Natal! A Páscoa é uma festa comemorada pelos judeus. Eles celebram a libertação da escravidão no Egito. Deus usou a vida de Moisés para tirar o povo do Egito. Deus mandou dez pragas para que faraó soltasse o povo, e a cada praga o seu coração se endurecia, e na última praga, o primogênito de cada família seria morto, mas os filhos dos judeus foram poupados, porque nas suas portas, eles tinham derramado sangue de um cordeiro. Somente os primogênitos das famílias egípcias morreram. Então o faraó deixou o povo sair do Egito.
Essa celebração recebeu o nome de Pessach, que em hebraico significa passagem, nesse caso da escravidão à liberdade. Daí­ surgiu a palavra Páscoa.
Jesus ressuscitou na Páscoa. Ele deu novo significado a esta data. Ele trouxe a “boa-nova”, esperança de uma vida melhor, trouxe ensinamentos para que o povo se libertasse do sofrimento e do mal. Ele veio para nos reconciliar com Deus e nos libertar da morte e do
pecado. Mas para que tivéssemos direito a esta herança, Jesus teve que morrer.
A morte de Jesus Cristo representa o fim dos tormentos. A sua ressurreição simboliza o início de uma vida nova, uma vida liberta da escravidão do pecado !
Jesus é a nossa verdadeira Páscoa! Jesus é o nosso Libertador!! 

6-Exercício de Fixação: Faça uma roda com as crianças e entregue a frase A verdadeira Páscoa é Jesus o Cordeiro Santo, separe por palavras e misture tudo. Peça para formar dois grupos e dê 5 minutos para formarem a frase.

7- Comunhão / Despedida