quinta-feira, 23 de abril de 2015

Célula - semana 20/04 a 27/04

QUEM OUVE CONSELHOS SE TORNA SÁBIO

PRINCÍPIO: Quem ouve conselhos se torna sábio!
VERSÍCULO: Provérbios 19:20 “Ouça os conselhos e esteja pronto para aprender; assim, um dia você será sábio”.
ALVO: Ensinar as crianças a ter o coração aberto para aprender. Deus usa pessoas para ensinar princípios importantes para sua vida. Quem ouve e aprende tem mais chance de ser bem-sucedido.     

Ø QUEBRA-GELO:
  TELEFONE SEM FIO AO CONTRÁRIO - Com as crianças sentadas em círculo, recite a frase do princípio da lição de hoje no ouvido da criança ao seu lado direito. Peça a essa criança para fazer a mesma coisa com a criança do seu lado, até que todas tenham recebido a mensagem e passado ao colega. Quando a última criança receber a mensagem, a primeira diz a frase original para checar se o que a última criança ouviu é a mesma mensagem que você passou.
MORAL: É muito importante aprender ouvir. Precisamos estar muito atentos para perceber as maneiras que Deus usa para falar com cada um de nós! 

Ø  LOUVOR: Eu li na Biblia / Escolho Deus (Tenha encargo pelo louvor da sua célula, é muito importante!)

Ø  CONTANDO HISTÓRIA:   
TEXTO BÍBLICO: 1 REIS 2:1-4
O rei Davi estava bem velho. Os seus servidores o cobriam com cobertas, mas ele não conseguia se aquecer. O rei Davi disse: Eu prometo pelo Deus vivo que me livrou de todas as aflições, que hoje eu cumprirei o juramento que fiz em nome do Senhor, o Deus de Israel: o juramento de que o meu filho Salomão seria o rei em meu lugar. Quando estava chegando o dia da morte de Davi, ele deu conselhos ao seu filho Salomão. Davi disse: está chegando o dia da minha morte. Portanto, seja corajoso e seja homem! E faça aquilo que o Senhor, seu Deus, manda. Obedeça a todas as suas leis e mandamentos, como estão escritos na lei de Moisés. Assim você será bem sucedido aonde quer que for e em tudo o que fizer. Se você obedecer ao Senhor Deus, ele cumprirá a promessa que me fez. Ele me prometeu que os meus descendentes governariam Israel enquanto obedecessem cuidadosamente e fossem fieis aos seus mandamentos, com todo o seu coração e com toda a sua alma.      

Ø  HORA DE OUVIR:
  A) APRENDA A OUVIR CONSELHOS: Deus nos deu uma boca para falarmos e nos deu dois ouvidos para ouvir. Ouvir é mais importante do que falar. O que uma criança precisa aprender a ouvir? Conselhos! A Bíblia diz que quem ouve conselhos se torna sábio e inteligente. O que é um conselho? É uma instrução que alguém lhe dá sobre o que você deva fazer. Nem todos os conselhos são bons. Por isso, você deve ouvir as pessoas certas e os conselhos certos. Davi, antes de morrer, ele deu conselhos ao seu filho Salomão e o ensinou a confiar em Deus. Salomão se tornou um rei muito sábio, porque ele aprendeu a ouvir os conselhos de seu pai, Davi. Foi Salomão quem escreveu o Livro de Provérbios.  


B) ANDE PERTO DE PESSOAS QUE CONHECEM A DEUS: Há dois tipos de conselhos, os bons e ruins. Você deve andar perto de pessoas que conhecem a Deus e que podem ajudá-lo a conhecer a vontade de Deus para sua vida. O seu líder de célula é uma dessas pessoas. O que ele ensina está na Palavra de Deus. São conselhos de Deus para você. Aprenda a ouvir o que ele diz e Deus vai fala com você através dele. 

C) O CONSELHO DE DAVI PARA VOCÊ: O mesmo conselho que Davi deu para o seu filho Salomão serve para você hoje. Vamos ver?
SEJA OBEDIENTEO rei Davi disse a Salomão: “SE você obedecer...”. O SE significa uma possibilidade de acontecer o contrário do que se espera. Davi queria muito que Salomão fosse um bom rei e tivesse sucesso no sei reinado. Mas, para isso, ele precisa aprender a obedecer a Deus.
Ø VOCÊ DEVE OBEDECER PARA TER SUCESSO EM TUDO O QUE FIZER: Ter sucesso significa realizar o que Deus planejou para sua vida. Jesus veio para cumprir o plano de Deus. Ele foi bem-sucedido em tudo o que fez! Também aprendeu a obedecer. Você precisa aprender a obedecer a Deus desde criança para que tenha sucesso quando crescer.
SEJA CORAJOSODavi não quis dizer para você não sentir medo. Ser corajoso não significa não sentir medo. Significa que você confia que Deus vencerá por você. Sua coragem deve vir da sua confiança em Deus. Ser corajoso é confiar em Deus e crer que Ele é forte o suficiente para vocês dois! Coragem é algo que você aprende a ter. Sabe como você vai aprender a ser corajoso? Quando você estiver diante de uma situação difícil e confiar que Deus vai ajudá-lo a enfrentar o que estiver diante de você. Você vai descobrir que pode fazer mais do que pensa ser capaz de fazer.
          
Ø  HORA DE COMPARTILHAR:
8 Quem deu conselhos a Salomão? Davi, o seu pai.
8 Existe conselho ruim? Sim.
8 Qual conselho você deve ouvir? O conselho bom, que está escrito na Bíblia.
8 Qual foi o conselho que Davi deu ao seu filho Salomão? Seja obediente e corajoso.
8 O que Salomão deveria obedecer? A Palavra de Deus.
8 O que significa ser corajoso? Significa confiar em Deus.
8 Quem escreveu o Livro de Provérbios? Salomão.
8 O que Salomão nos ensinou sobre ouvir conselhos? “Ouça os conselhos e esteja pronto para aprender; assim, um dia você será sábio”. Provérbios 19:20

Ø  HORA DE MINISTRAR
Ore pelas crianças para que elas entendam pelo espírito que toda a sua vida será abençoada se elas ouvirem os conselhos dos seus líderes.
  
Ø  HORA DE BRINCAR:
NOME DA BRINCADEIRA: O Lugar Certo
Escreva em 4 folhas os 4 pontos cardeais: NORTE, SUL, LESTE, OESTE.Coloque nos 4 cantos da sala. Depois estabeleça um lugar neutro com o nome PISEI NA BOLA. Reúna as crianças no centro da sala que será o ponto de partida. O líder dá a direção dizendo o ponto cardeal  e as crianças correm para o lugar indicado. A criança que errar a direção é mandada para o cantinho PISEI NA BOLA. Continue até que só reste uma criança.
Moral: Quem ouve conselhos, é sábio e vai para o lugar certo. Na vida também é assim.


Ø  LANCHE: Faça desse momento um momento de conhecer melhor as suas crianças.




Nenhum comentário:

Postar um comentário