sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Semana de 23 a 30/11 - Parábola da Semente

TEMA:  Eu Vou Crescer

PRINCÍPIO:  Mostrar para a criança a importância de crescer fisicamente (corpo e mente / sabedoria) e espiritualmente (Palavra e Oração)
VERSÍCULO:   “O menino crescia e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria e graça” Lc. 2.40
ALVO:  Mostrar que assim como o corpo necessita de alimento para ficar forte, nosso espírito também necessita do conhecimento de Jesus para se fortalecer e crescer em sabedoria
QUEBRA GELO:  SUPRESA!
Objetivo: Mostrar que Deus sempre tem algo para cada um de nós.
Material usado: Uma caixa – Papéis com tarefa
Dinâmica: Prepare uma caixinha com tarefas engraçadas, variadas fechando-a bem. Disponha os participantes do grupo sentados em círculo.
A caixinha deverá circular de mão em mão até um sinal dado ou o som de uma música, que pare de repente. Aquele que estiver com a caixinha no momento em que é dado o sinal, deverá retirar da caixinha um papel e executar a tarefa prescrita.
A brincadeira continua enquanto houver papéis na caixinha.
Aplicação: No momento em que menos se espera pode acontecer algo ou surgir uma nova tarefa ou missão.

LOUVOR:  
Aline Barros e Cia - A Sementinha (Legendado)
A alegria do Senhor é a minha força  - Radicais kids

HORA DA HISTÓRIA:     Marcos 4:26-29
Disse mais: O reino de Deus é como se um homem lançasse a semente na terra e,  dormindo ou acordado de noite e de dia, a semente germinasse e crescesse, sem ele saber como. A terra por si mesma produz fruto: primeiro a erva, depois a espiga, e por último o grão grado na espiga. Depois de o fruto amadurecer, logo lhe mete a foice, porque é chegada a ceifa. » (Marcos 4:26-29)
O semeador: É aquele quem Deus usa para lançar a semente (palavra).
A Semente: a Palavra de Deus. 
O solo (terra): O coração dos ouvintes.
A Erva: um desejo interno de mudança, um incômodo (algo está crescendo por  dentro), e isto acontece pelo Espírito Santo.
A Espiga: É o reino manifesto. É o período em que passamos a experimentar a glória de servir ao Senhor. Deus nós dá autoridade, mas precisa amadurecer nas atitudes.
O grão cheio de Espiga: O reino majestoso. A maturidade, o fim do preparo. O exercício de suas habilidades. Está pronto para ser colhido por Jesus.

APLICAÇÃO:
Jesus não está preocupado com a terra e sim com o fruto da semente. Ele nos diz que ao dormir e se levantar, o lavrador percebeu o crescimento da semente, apesar de não saber nem conhecer a forma como ela cresceu.
Quando o crescimento vem de Deus, além da semente frutificar, ela cresce, se desenvolve e amadurece naturalmente. (me arrependo rapidamente quando erro, acerto situações usando o Perdão, devolvo o que quebrei, rasguei, manchei,...) . Isto mostra que meu coração aprende rápido.
Devemos lembrar que o crescimento não é apenas conhecimento, mas está em reconhecermos rápido o erro e nos humilharmos constantemente diante de Deus e buscá-lo em todo tempo através da oração e Sua  Palavra. Isto acontece, quando vou a Célula, a igreja, quando obedeço e desejo agradar a Deus.

ORAÇÃO:

Senhor Jesus, entendo que é um desafio crescer em sua Palavra, principalmente em vive-la e fazendo com que outros a conheça.  Ajuda-me a crescer, dar frutos e amadurecer em minhas atitudes, para que muitos conheça o Senhor através da minha vida.   Em nome do Senhor Jesus.  Amém.


sexta-feira, 13 de novembro de 2015

A Parábola dos Talentos II Mateus 25:14-30

PRINCÍPIO:  Lembrar que todos ganharam algo valioso de Deus, e Ele espera que multipliquemos.



VERSÍCULO:  "Servi uns aos outros, cada um, conforme o dom que recebeu." 1 Pedro 4:10a

ALVO: Levá-los a entender o que é valioso -  (dons, capacidades, possibilidades, oportunidades, etc, etc) para usarmos e multiplicarmos em nossa vida e, principalmente, para o Seu reino. Crer que Deus lhes dá dons e habilidades e quer que eles usem  esses dons e habilidades para ajudar e também para falar do amor que Deus a seus amigos e a seus familiares.

QUEBRA GELO:    QUE CHEIRO É ESTE?
MATERIAL: Frutas, açucar, perfumes, esmaltes, maquiagens, loções, etc
Formação: círculos
Organização: alunos em círculos, sendo que um irá para o centro com olhos vendados.
Execução: o professor dará ao alunos do centro para cheirar o perfume e dirá: - deverás reconhecer este aroma entre outros que vou te dar. Em seguida, o cheiro de  café, etc... Este deverá identificar, entre outros qual foi o primeiro, etc.  

LOUVOR:  :   https://www.youtube.com/watch?v=PSVupyid0TY A Oferta da Viúvinha - Aline Barros    https://www.youtube.com/watch?v=SaDWhxryqHs  Crianças Diante do Trono Servir


VIDEO: https://www.youtube.com/watch?v=0XS0fWqJj7I  Parábola dos Talentos - Desenho
https://www.youtube.com/watch?v=X6L60wdXrsw    A Parábola dos Talentos  - Filme

HORA DA HISTÓRIA:  Mateus 25:14-30
Jesus falou nessa parábola a respeito de um homem que, ao viajar, chamou seus servos e deu a um cinco talentos, a outro dois talentos e a outro um talento.
Talento era a moeda usada na época, e cada talento valia muito dinheiro.
Depois que ele partiu, o servo que tinha cinco talentos, negociou e ganhou cinco talentos. O que recebeu dois, também negociou e conseguiu mais dois talentos, mas o que tinha um, escondeu-o na terra e nada fez com ele.
Quando o homem voltou, reuniu os servos e pediu-lhes conta daquilo que tinham recebido, e cada um lhe apresentou os resultados.
O que tinha cinco talentos, apresentou dez talentos. O que tinha dois talentos, apresentou quatro talentos. E o que tinha um talento, apresentou apenas um talento.
O homem elogiou os servos fiéis que produziram lucro e falou de forma dura com aquele servo que não produziu nada dizendo que ele foi mal e negligente.
Conclusão: Deus nos deu talentos especiais para utilizarmos no Reino. Esses talentos não são moedas como na parábola que Jesus contou, mas habilidades, dons, para que possamos ajudar as pessoas e também falar do amor que Deus tem por elas.

APLICAÇÃO:
Deus tem lhe dado dons e habilidades para que você possa se desenvolver e ajudar outras pessoas como por exemplo: cantar, tocar, ofertar, orar, zelar, cuidar, ensinar, dançar, etc.
Deus quer que você seja dedicado, não tenha preguiça para fazer prosperar nos dons e habilidades que Deus tem lhe dado.
Não use somente para benefícios próprio, mas para que o Reino de Deus cresça na terra.

ORAÇÃO:

Bondoso Pai, obrigado pelos dons e habilidades que recebemos do Senhor. Pedimos que nos ensine a usá-los de maneira correta e proveitosa. Em nome de Jesus, amém.

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Semana de 03/11 a 10/11 - A parábola das dez virgens


Objetivo: Levar às crianças a se prepararem agora para a volta de Jesus.

Versículo para Memorizar: “Vigiem, porque vocês não sabem qual será o dia e a hora que Jesus virá.” Mateus 25:13

Quebra-Gelo: Jesus vai voltar para buscar a Sua Igreja, a Sua noiva, que somos nós, que O aceitamos como o nosso Salvador e Senhor. Como você acha que será a volta de Jesus?    Imagine agora como você gostaria que fosse. Ele voltará numa carruagem?  Estará junto com os anjos?  Que cor será a sua roupa? O que ele vai falar para você?

Louvor / Adoração: Soldadinho de Jesus – Cristina Mel / Deus da minha vida - Thalles

Referência Bíblica: Mateus 25:1-13

Mensagem: Jesus disse: — Naquele dia o Reino do Céu será como dez moças que pegaram as suas lamparinas e saíram para se encontrar com o noivo.
Cinco eram tolas, e cinco eram sábias (Líder, explique que sabias, são pessoas que tomam decisões certas e tolas são pessoas que não aceitam conselhos dos outros, são rebeldes e por isso tomam decisões erradas).
 As moças tolas pegaram as suas lamparinas, mas não levaram óleo de reserva. As sábias levaram vasilhas com óleo para as suas lamparinas. Como o noivo estava demorando, as dez moças começaram a cochilar e pegaram no sono.
— À meia-noite se ouviu este grito: “O noivo está chegando! Venham se encontrar com ele!”— Então as dez moças acordaram e acenderam as suas lamparinas. Aí as moças tolas disseram às outras: “Dêem um pouco de óleo para nós, pois as nossas lamparinas estão se apagando.” “De jeito nenhum”, responderam as moças sábias. “O óleo que nós temos não dá para nós e para vocês. Se vocês querem óleo, vão comprar!”
—  Então as moças tolas saíram para comprar óleo, e, enquanto estavam fora, o noivo chegou. As cinco moças que estavam com as lamparinas prontas entraram com ele para a festa do casamento, e a porta foi trancada.
— Mais tarde as outras chegaram e começaram a gritar: “Senhor, senhor, nos deixe entrar!” — O noivo respondeu: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eu não sei quem são vocês!” E Jesus terminou, dizendo: — Portanto, fiquem vigiando porque vocês não sabem qual será o dia e a hora.

 Aplicação: As noivas sábias e prudentes representam às pessoas que estão preparadas, esperando a volta de Jesus, já as tolas são aquelas pessoas que se esqueceram da volta de Jesus e vivem a sua vida normalmente. 
Muitas vezes por causa dos afazeres do nosso dia-a-dia, nossos compromissos esqueceram a volta de Jesus. Mas precisamos vigiar, estarmos preparados para a volta de Jesus, porque nós somos a Sua Igreja, a Sua Noiva. Há muitas pessoas que não aceitam a Jesus e dizem que mais tarde vão vir para a igreja ou para a célula, e que agora querem aproveitar a vida, mas Jesus voltará sem avisar e essas pessoas serão com as moças tolas e não vão se encontrar com o Noivo porque não estavam preparadas, estavam envolvidas com os prazeres do mundo.

- Você acha que está preparado para quando Jesus voltar?
- O que devemos fazer enquanto esperamos Jesus?

Atividade: Elaborar uma lista ou desenhos com as crianças, em uma cartolina bem enfeitada, sobre as coisas que podemos fazer enquanto esperamos por Jesus. Ensiná-las a diferenciar que uma coisa é fazer coisas para passar o tempo em uma sala de espera, outra é esperar por Jesus. Exemplo: Em uma sala de espera, no médico, por exemplo, você pode ler revistas, ver televisão, brincar, mexer no celular, comer, enfim. Já esperar por Jesus você pode ir à escola, ajudar nos afazeres de casa, pintar, desenhar, passear, assistir televisão, crescer, arrumar um emprego, casar, etc... Mas ao mesmo tempo devemos ter nossa vida diária com Deus, ir à igreja e frequentar a célula, participar dos eventos da igreja e estar espiritualmente preparados, vivendo todos os dias para agradar ao Senhor.