quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Você é importante Semana 10/01 á 17/01


 

 

VOCÊ É IMPORTANTE



 QUEBRA-GELO___________________________________________________________________________________     _____
Quebra-Cabeça – Escolha uma gravura bem bonita de revista (quanto maior, melhor), recorte e cole  numa cartolina. Com uma régua e uma caneta (se preferir, não use a régua e faça riscos curvos) Faça riscos diversos e variados e recorte os  pedaços (de acordo com o n0 de crianças da sua célula – pelo menos um para cada um ou para duplas). Entregue um para cada um. Depois que eles montarem, deverão contar uma história com a gravura. Cada um vai inventando uma parte.

Louvor _______________________________________________________________________________________     ______
Eu li na Biblia (Aline Barros)
Deus me ama



PRINCÍPIO BÍBLICO___________________________________________________________________________     ________
Jesus se preocupa com as crianças também.
As crianças e os juvenis devem saber  que eles são muito importantes para Deus. E que Jesus quer estar sempre perto deles e abençoando suas vidas em tudo. E principalmente que eles não precisam e nem devem esperar ser adulto para aceitar a Jesus. Devem fazer isto agora. Quanto mais cedo se toma a decisão de seguir a Jesus, melhor será para toda a vida.

TEXTO _________________ ______________________________________________________________________     ________
 ( leia com eles o texto todo uma ou duas vezes, mas enfatize o verso 16.)
Mc. 10:13 – 16
“Então, tomando a criança nos braços e impondo-lhes as mãos, as abençoava.” (verso 16)

 COMENTÁRIO DO TEXTO  _____________________________________________________________________      _______

https://youtu.be/qPk4MGoB54c   vídeo

ENCENAÇÃO: Faça a encenação com as próprias crianças. Escolha 6 crianças para representar: uma será Jesus, 2 serão as crianças  e 3 serão os adultos que impediram as crianças de chegarem até Jesus. Não precisa ensaio prévio, nem de vestimentas. É só explicar o texto, escolher as crianças, dar orientação para elas e conduzi-las na apresentação.
·         O texto diz que algumas crianças vieram até Jesus para que Ele as tocasse, mas os adultos impediram as crianças achando que Jesus não teria tempo para elas porque estava ocupado com muitas outras coisas mais importantes.
·         Mas Jesus não gostou da atitude dos adultos e disse: “ Não impeçam as crianças de chegarem perto de mim. Eu as amo e quero abençoá-las. Deixem elas virem a mim.” Os adultos não entenderam como o mestre poderias perder tempo com crianças.
·         Então Jesus ensinou uma grande lição aos adultos: Toda Criança é muito importante no Reino de Deus. Ele  disse que não é perda de tempo dar importância às crianças.
ENCENAÇÃO: Repita a cena uma ou mais vezes com outras crianças. Elas gostam muito de participar e aprendem mais  com a repetição.

APLICAÇÃO_____________________________________________________________________________________     ______ 
 (fazer a ligação do que o texto diz diretamente com a vida das crianças)
·         Às vezes, os adultos ficam tão ocupados com seus negócios que não têm tempo para seus filhos.
·         O pai está todo o tempo trabalhando, a mãe, quando não trabalha fora, está ocupado com as coisas de casa. E às vezes você, criança ou juvenil, você que é filho, quer brincar, conversar sobre seus problemas, contar como foi o dia, mas que pena, não tem com conversar.
·         Os adultos geralmente estão ocupados com as coisas de gente grande e acham até que criança não tem coisa séria pra falar então não param para dar atenção.
·         Pode ser também que seu pai ou sua mãe não more com você e você sinta falta deles e até ache que não é importante.
·         Mas o texto diz que Jesus dá muita importância às crianças e juvenis. Você é muito importante!
COMPARTILHAR  ____________________________________________________________________________     _________
Não há necessidade de que todas as crianças respondam a todas as perguntas. Faça uma pergunta e deixe duas ou três responderem e aproveite as resposta para ir conversando com elas. A pergunta é só para que elas comecem a conversar e até cheguem a falar de própria vida.
·         Algum dia você já se sentiu como alguém que não é importante pra ninguém? Como foi?
·         Como você tratado na sua casa?
·         Fale sobre seu relacionamento com sua família.

Palavra do Líder (não leia, mas ministre essa palavra com VIDA) Enquanto ministra essa palavra, vá andando entre eles e passando a mão sobre suas cabeças fazendo carinho, e deixe Deus fazer o restante: Sabe, eu quero dizer que Deus te ama muito. Jesus está interessado em que você mesmo com a idade que tem, o aceite com Senhor e Salvador. Ele te diz que você não precisa nem deve esperar crescer e ser adulto para ser crente em Jesus, para entregar sua vida para ele e para ir à igreja.  Esse é o melhor tempo da sua vida. Se Jesus parou a reunião de adultos que Ele estava fazendo para dar atenção às crianças, é porque Ele realmente  ama e se importa com vocês.

Diga:  Vou ensinar duas coisas muito importantes para vocês:

1a coisa: Perdoe seus pais por não terem muito tempo para você. Aprenda a conversar com eles. Mostre o texto de hoje para eles saberem que precisam fazer como Jesus: dar importância às crianças.
2a coisa: Quando os adultos não tiverem tempo para você, ore e fale com Jesus sobre sua vida. Ele nunca estará ocupado. Ele sempre vai te ouvir e te dar atenção.

Líder, pergunte quais foram as duas coisas muito importantes que você ensinou nessa reunião, para eles fixarem. Ore com eles. Não é a oração final ainda.


 BRINCADEIRA_____________ (célula)_____________________________________________________________      _____

 (Lembre-se que essas atividades /  brincadeiras, são para frisar e firmar a mensagem do dia. )

Nome: Quem está faltando?

Em círculo, escolhe-se uma criança para ficar com o olho vendado de forma que não veja o que vai acontecer. Dos que ficam na roda, um deles é escolhido silenciosamente para se retirar e se esconder. Então tira-se a venda dos olhos e ele tem que descobrir quem é que está faltando. Errando ou acertando,   ele se senta e quem estava escondido é quem fica com a venda nos olhos. Aí escolhe-se outro para se esconder e assim por diante.
Moral: Nós sabemos quem está faltando no grupo. Assim como nos importamos com  ele, Jesus também se importa conosco.

2. Nome: Escrevendo Carta
Entregue a cartinha e peça que eles escrevam para o pai e para  mãe ou avó ou tia (a pessoa com quem ele mora), dizendo que o ama e que quer ser muito importante para a vida deles. Fique observando o que eles estão escrevendo. É importante que eles escrevam sobre este assunto específico que foi ministrado.
Se alguma criança não souber escrever, escreva para ela o que ela ditar para você.
Diga que eles têm que entregar. Líder, na próxima semana,  não esqueça de perguntar como foi?
Moral: Aproximá-los de seus pais


ORAÇÃO________________________________________________________________________________________
Agora sim, faça a oração final já agradecendo pelo lanche.

 LANCHE________________________________________________________________________________________________
Você deve sentir quando suas crianças gostariam de participar trazendo o lanche, talvez não toda semana, mas de vez em quando. Eles se sentem participantes.
O lanche, inicialmente,  deve ser de responsabilidade do anfitrião e do líder. Não é um peso, não estamos gastando, mas sim investindo no reino. Deus está contabilizando cada atitude e cada centavo  nosso. Creia nisso!






Nenhum comentário:

Postar um comentário