segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Aula 3- Não tenho medo !!!!! Semana 03/09 á 10/09/18


 Base bíblica: Lucas 2:1-20

Texto-baseMateus 14:22-33

Versículo para memorizar: “Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais! Mateus 14:27b"

Princípio a ser trabalhado: Com Jesus podemos todas as coisas!

Quebra gelo: Material:
  • Caixa
  • Chocolate
  • Aparelho de som (rádio ou CD)
Desenvolvimento:
  • Encha a caixa com jornal para que não se perceba o que tem dentro. Coloque no fundo o chocolate e um bilhete: “COMA O CHOCOLATE”.
  • Peça aos membros da célula que façam um círculo.
  • Então, segure a caixa e explique: “Estão vendo esta caixa? Dentro dela, existe uma ordem a ser cumprida. Vamos brincar de batata quente com ela, e aquele que ficar com a caixa deverá cumprir a tarefa sem reclamar, independentemente do que seja. Ninguém vai poder ajudar, o desafio deve ser cumprido apenas por quem ficar com a caixa”.
  • Comece a brincadeira. Com a música ligada, todos devem ir passando a caixa de um para o outro. Quando a música for interrompida (você deve estar de costas para o restante da célula, de modo que não veja com quem está a caixa), aquele que ficou com a caixa terá de cumprir a tarefa.
  • Depois de muito suspense, finalmente a pessoa que ficou com a caixa poderá abri-la e encontrar a gostosa surpresa. Essa pessoa não poderá repartir o presente com ninguém.
Dicas importantes:
  • “Assuste” os participantes para que sintam medo da caixa. Diga que pode ser uma tarefa extremamente difícil ou vergonhosa. Pode ser um mico, pode ser uma dança do macaco......
  • Faça comentários do tipo: “Você está preparado? Se não tiver coragem…”
Moral da história:
Mostrar como as pessoas são medrosas diante de situações que possam representar perigo ou vergonha. Ressaltar que é necessário aprender que em Deus podemos superar todos os desafios que são colocados à nossa frente. Por mais que pareça tudo tão desesperador, o fim pode ser uma feliz notícia. Aquilo que o olho não viu, o ouvido não ouviu e o que não subiu ao coração do homem é o que o Senhor tem preparado para aqueles que o amam. Ele jamais entregará algo que possa lhe fazer mal. Apesar de algumas coisas que acontecem com você serem difíceis, todas elas cooperam para o seu bem, e os planos do Senhor são mais altos.
Louvor :  Não mais escravos (Fernandinho - 

Mensagem: Pedro era um dos ajudantes de Jesus. Por onde Jesus ia, Pedro ia também.Certa vez, depois de Jesus ter multiplicado os pães e peixes, Ele desejou ficar um pouco sozinho para falar com seu Pai. Então pediu para Pedro e seus amigos irem atravessando o lago, enquanto ele se despedia do povo.Os discípulos obedeceram a Jesus. Entraram no barco e começaram a atravessar o lago. Quando eles já estavam no meio do lago, um vento muito forte começou a soprar e fazer muitas ondas. Isso já era de madrugada. Jesus precisava ir até seus amigos, e agora? Ele não tinha barco. Mas também não precisava. Sabem por quê? Jesus podia andar sobre a água. E foi isso o que aconteceu. Jesus começou a andar sobre as águas.Os discípulos viram algo se aproximando, mas não sabiam que era Jesus. Então ficaram apavorados e gritaram:- É um fantasma! E começaram a gritar de medo. Muitas vezes o medo nos leva a ver coisas que não existem. Jesus vendo o que estava acontecendo falou em voz bem alta:- Coragem! Tenham bom ânimo! Sou eu. Não tenham medo!Quando Pedro escutou disse:- Se é o Senhor mesmo, mande que eu vá andando em cima da água até onde o Senhor está.E Jesus disse que ele poderia ir.Então, Pedro pulou na água e começou a andar sobre ela. É possível andar em cima das águas? Não, né...Mas, em certo momento, Pedro percebeu que o vento soprava forte, e não acreditou que poderia estar andando sobre as águas. Então ficou novamente com medo e começou a afundar. Quando ele viu que estava afundando, deu um grito:- Socorro Senhor !Na hora Jesus estendeu a mão, segurou Pedro e disse:- Como a sua confiança em mim é pequena, Pedro! Por que você duvidou?Então os dois entraram no barco e o vento se acalmou. Os discípulos viram o que havia acontecido e adoraram ao Senhor dizendo:- Realmente, o Senhor é o Filho de Deus!E  Pedro viu, que se tivesse confiado em Jesus, podia ter andado sobre as águas, sem afundar.
CONCLUSÃO: Nós não iremos andar sobre as águas, pois isso foi uma experiência para o Pedro. Cada um de nós temos uma experiência diferente com Jesus. Para o Pedro, a água era uma situação impossível. Para nós existem outras situações que parecem impossível.Então nesses momentos, não podemos ficar com medo, precisamos confiar em Jesus e Ele estará sempre conosco em todos os momentos. E se ficarmos com medo, devemos pedir por socorro, pois Jesus estará sempre perto para nos ajudar.*Líder aproveite esta mensagem para colocar um testemunho seu. As crianças gostam de ouvir algum particular.

Pergunte sobre os seus medos e ore por eles no final , declarando que eles vencerão todos os medos.



Brincadeira "Peixinhos e Tubarões": Deixar uma área neutra, onde os tubarões não poderão pegar os peixinhos. Separe as crianças em dois grupos, um  para formar o time dos peixinhos e o outro o dos tubarões.  Coloque uma música para tocar bem baixinho, os peixinhos saem para passear. Quando aumentar o  volume da música, os tubarões saem para tentar pegar os peixinhos que deverão voltar correndo para o local neutro. O peixinho que for pego vira tubarão



Nenhum comentário:

Postar um comentário