quinta-feira, 10 de julho de 2014

Unico Caminho

Único caminho
Principio: Jesus o caminho de mão única
Versículo: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim (Joao 14:6)
Alvo: Mostrar que só encontramos salvação em Jesus Cristo. Só Ele pode nos dar a vida eterna.

Quebra gelo:Material: Um molho de muitas chaves e um cadeado.
Desenvolvimento: O líder pede para cada um do grupo tente abrir o cadeado, deve-se observar quem escolhe a chave mais adequado para abrir o cadeado e quem pega qualquer uma e se frusta com cada escolha.
Moral: Jesus é o único caminho, não adianta escolhermos outros caminhos para chegar ao Pai, devemos escolher Jesus, e Ele quem abre as portas do céu.

Louvor: Deus Grandão e Amor do nosso Deus.

Contando historia
Texto bíblico: Joao 14:4-6 Vocês conhecem o caminho para onde vou".
Disse-lhe Tomé: "Senhor, não sabemos para onde vais; como então podemos saber o caminho? "
Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

João 14:4-6

Hora de Ouvir
Jesus afirmou que Ele é o Caminho. Ele não disse ser um dos caminhos, como se existissem de outros. Ele é o Único.As pessoas podem dizer que há vários caminhos que levam a Deus . Isto é errado. A Biblia não diz isso.
Mas o que seriam esses caminhos que as pessoas falam? Vamos ver?
a) Existem muitas religiões, mas só um Caminho.
As religiões não podem nos levar a Deus . Sabem por que? Porque são caminhos criados pelo homem para tentar chegar a Deus. Mas Jesus não disse que ele ia tentar , Ele disse que é O Caminho.
Vamos imaginar uma situação? Imaginem uma estrada onde o  caminho é interditado por causa de uma ponte que caiu. Nesse caso então a policia prepara um desvio para os carros passarem e chegarem ao destino. Isso acontece muitas vezes. Mas para chegar a Deus não existe desvio porque Jesus é o único caminho. A Biblia diz que:
Há caminho que ao homem parece certo , mas no fim dá em caminhos de morte Prov: 14:12  
b) Existem muitas mensagens , mas só uma verdade.
Jesus também afirmou que ele era Verdade. A verdade é : Só há salvação em Jesus.
Existem muitas religiões , mas elas não ensinam o que Jesus ensinou, porque não falam a verdade.
Algumas religiões ensinam que vocês pedirem para algum santo, ou imagem eles podem ouvir vocês e responder suas orações. Isso não é verdade. Só Jesus pode ouvir e responder nossas orações. Olhem o que esta escrito na Biblia: Porquanto há um só Deus e um só Mediador (intermediário) entre Deus e os homens , Cristo Jesus homem 1 Timoteo 2:5 .
Outras religiões ensinan que se vocês forem bonzinhos e derem esmolas para ajudar os outros vocês serão salvos. Isso também não é verdade. Lembram da historia de Nicodemos o homem bom? Jesus falou que ele tinha que nascer de novo, mesmo sendo bom.
Por isso cuidado ! Jesus é o caminho e a Verdade que nos conduz a vida eterna.
c) Existem apenas duas escolhas: Morte ou vida
A morte:
Hoje existem muitos filmes , programas de TV e desenhos que estão cheios de morte . Por exemplo : historias sobre bruxaria. Eles tentam mostrar que existe  o lado bom e o mal. Mas esse é um engano , pois todo tipo de bruxaria vem do diabo. O alvo do diabo é enganar crianças e fazer delas seus instrumentos para divulgar mais ainda suas mentiras.
A vida:
Jesus é a verdade e só Ele pode dar vida. Essa é uma verdade que nunca muda.
Muitas pessoas se encontram Jesus . Para todas , Ele disse a mesma coisa, que Ele era o Filho de Deus . Ele nunca mentiu sobre quem ELE era.
Quando Ele  foi ressuscitar a Lazaro, Ele disse que Ele era a vida. Ele provou isso quando trouxe Lazaro da morte para a  vida .Ele pode dar vida de volta a Lazaro porque Ele é a vida.
Voces podem escolher a quem seguir.Se vocês escolherem Jesus , vocês estarão escolhendo a vida, mas se escolherem não seguir a Jesus, estarão escolhendo a morte.
Eu te deixei escolher entre a vida e amorte, a benção e a maldição, escolhe pois a vida , para que vivas e a tua geração. Dt 30:19
Hora de Conversar:
Vamos falar o versículo de Joao 14:6 ? Disse Jesus : eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai a não ser por mim.
Ø  Todas as religiões levam a Deus?
Ø  Existem muitas verdades ou somente uma verdade?
Ø  É verdade ou mentira que só Jesus pode nos dar a salvação?
Ø  Se vocês escolherem seguir a Jesus, vocês estarão escolhendo a vida ou a morte?
Ø  Vocês conhecem algum tipo de mentira que o diabo usa para enganar as pessoas e impedi-las de conhecer a Jesus? Qual?
Hora de brincar
Corrida de ovos: 3 colheres e 3 ovos cozidos
Faça esta brincadeira determinando um caminho que deve ser seguido pelos jogadores ao levarem o ovo. Se não seguirem o caminho , devem recomeçar deste a largada. Este caminho pode ser delimitado com giz, tecido, barbante etc. O importarnte é que este caminho exiga que o jogador faça curvas.
Para começar coloque três jogadores na extremidade de uma sala, cada um com uma colher na boca e um ovo sobre ela.
Coloque cadeiras como obstáculos e determine o caminho que deve ser seguido.
De o sinal de partida. Todos os participantes começam a caminhar , tentando manter o ovo na colher. Se o ovo de alguém cair este não pode continuar até coloca-lo novamente na colher .
Ganha o primeiro jogador que chegar na outra extremidade da sala seguindo o caminho certo.

Moral: O caminho certo nos conduz a vitoria , mas o errado leva a derrota.


Um comentário: