quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Neemias . A alegria do Senhor é minha força.

NEEMIAS - A ALEGRIA DO SENHOR É A SUA FORÇA
PRINCÍPIO: A alegria do Senhor é a nossa força!
VERSÍCULO: “Não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força”. Neemias 8:10 

ALVO: Ensinar que a alegria que vem de Deus pode se manifestar em momentos difíceis. Quando nos alegramos, nos tornamos fortes para vencer.



Ø QUEBRA-GELO:
BRINCADEIRA: ROSTO ALEGRE OU ROSTO TRISTE
MATERIAL: Faça (com papel cartão) uma máscara com um rosto alegre e outra com um rosto bem sério ou triste. Cole um palito de churrasco para segurar a máscara no rosto.
PROCEDIMENTO: Coloque uma de cada vez e depois pergunte às crianças qual delas mostra o tipo de amigo que elas gostariam de ter por perto quando precisam de ajuda: o de rosto alegre ou o de rosto triste?
MORAL: Alegria sempre é melhor do que a tristeza. Por isso, vamos aprender que a alegria pode significar força nos momentos de necessidade.
Ø LOUVOR: A alegria do Senhor é minha força.
Ø  ORAÇÃO: Ore com as crianças pedindo a Deus que fale profundamente aos seus corações e traga revelação da sua Palavra. Ore para que entendam que em qualquer situação difícil na vida, a alegria do Senhor sempre será  a nossa força!
Ø  CONTANDO  A HISTÓRIA

  TEXTO BÍBLICO: NEEMIAS 1 a 8

OBS: É necessário que todo o texto seja lido e refletido para se contar a história sem ler. Na arte de contar história alguns aspectos são imprescindíveis: a emoção de cada situação, os gestos, a entonação, a velocidade e altura da voz. Conte como se estivesse vivendo a história. Assim você levará as crianças também a fazerem parte da história

É só ler bastante e fixar os passos principais da história:

Contando a história:
Neemias era copeiro do rei.
Neemias fica sabendo que os muros da cidade foram destruídos e fica muito triste.
O rei percebe sua tristeza e pergunta o que está acontecendo.
Neemias  explica e pede ao rei uma folga para ir ao seu povo. O rei concede que ele vá.
Neemias  chega em Jerusalém e encontra seu povo muito desanimado e ele o anima.
Eles começam a reconstruir os muros da cidade.
Enquanto estavam reconstruindo os muros, Sambalá zomba muito e duvida de que eles possam reconstruir os muros.
O povo novamente se intimida e desanima.
Neemias ora a Deus e pede força. Ele se alegra em Deus, mesmo na dificuldade.
Neemias se alegra em Deus e recebe força  e ainda anima todo o povo.
Neemias e todo o povo conseguem reconstruir os muros da cidade.
Os inimigos reconheceram que pela ajuda de Deus é que fizeram esta obra.

Ø      HORA DA ATUALIDADE
      Esse é o momento de representar uma encenação atual do texto bíblico.
Líder, se for possível na sua célula, convide as próprias crianças para representarem essas situações da vida atual em que existem dificuldades que são vencidas pela oração e confiança em Deus.
Sugestões:
1.     Dificuldade nas notas das provas. Aluno tentando estudar mas está desanimado, colegas zombando que não vai conseguir, aluno ora a Deus, estuda mais do que estava estudando, confia no Senhor e no final, tira boas notas e passa de ano.
2.     É uma criança tímida. Outros zombam e criticam na igreja, na escola. Fica muito desanimado, acha que vai desistir de tentar. Mas o líder da célula o ajuda, fala para ela o exemplo de Neemias, oram juntas, confiam em Deus, cantam um louvor de celebração, se enche de alegria. Vence a timidez e consegue se juntar ao grupo.
3.     Criança que quer ser diferente, não ver os programas, sites, revistas que os colegas da escola vêem. Se desanima, acha que é impossível ser diferente. Os colegas falam sobre namoro... encarnam, zombam... Mas quando vai para a célula, fala com os colegas da célula, eles oram por ela e falam do exemplo de Daniel... eles cantam e se alegram em Deus. Ela se sente fortalecida para lutar contra seu desejo de ser igual aos colegas q. ainda não servem a Jesus. Ela consegue ser diferente e feliz!
4.     Uma encenação sobre pegar doce de Cosme e Damião. Alguém mostra e fala do folheto Cosme e Damião.

Ø      HORA DA APLICAÇÃO NA VIDA DA CRIANÇA

 1) QUEM ORA A DEUS E NÃO A IMAGENS, VENCE O DESÂNIMO: Neemias voltou para sua terra e encontrou o seu povo completamente desanimado. Como é alguém desanimado? É alguém sem forças! Sabe qual foi o remédio que Neemias deu para o seu povo? Oração! Neemias ensinou o povo a orar e buscar a Deus. Quanto mais eles oravam, mais eles se sentiam fortes. Deus deu ânimo para eles e junto com Neemias, eles começaram a reconstruir os muros caídos. Para Deus agir, nós precisamos orar! Deus pode fazer qualquer coisa quando nós oramos. Precisamos acreditar no poder da oração. Dizer o que desejamos que Deus faça por nós. Crer que estamos pedindo algo da vontade de Deus. Portanto, não fiquem desanimados, creia no poder de Deus e veja o impossível acontecer.
2) A ALEGRIA DO SENHOR, E NÃO A CONFIANÇA EM IMAGENS, NOS FAZ FORTES! O povo estava desanimado, triste e fraco. Depois que eles começaram a orar, eles sentiram-se fortes e alegres. Eles descobriram que a tristeza os deixavam fracos e a alegria os deixavam fortes. Por isso, Neemias disse para eles: “Não fiquem desanimados, porque a alegria do Senhor é a nossa força!” O que é força? É o poder que Deus nos dá para terminar um trabalho mesmo quando nos sentimos fracos. Mesmo que vocês se sintam fracos, vocês podem experimentar a força que vem de Deus. Mesmo que vocês se sintam tristes, vocês podem ter sua alegria de volta. Sabe como? Orando! Ore e peça a Deus para dar a vocês a alegria que vem d’Ele, pois ela nunca caba.

Ø  APELO
·         Peça às crianças que coloquem as duas  mãos no coração.
·         Faça o apelo para que as crianças decidam só confiar em Deus e nunca em imagens.
·         Chame à frente aquelas que decidem só confiar em Deus.
·         Ore com autoridade dizendo que por toda a vida delas elas sempre confiarão em Deus e nunca confiarão em outros “deuses” feitos de madeira, gesso, barro, porque Deus não se agrada de quem faz assim.






13 comentários:

  1. Amei
    Preciso arrumar material para dinâmica segundo esse texto
    Como posso fazê-lo?
    Meu email:
    Estancos
    Zap: 22999567847

    ResponderExcluir
  2. Amei tudo que Lu
    Quero sugestões para conseguir o material necessário para a apresentação desse trabalho com as crianças
    Obrigada
    Edith
    Outro edithmafort@homail.com

    ResponderExcluir
  3. Melhor e-mail acima^
    Whatsapp 22999567847

    ResponderExcluir
  4. Olá muito lindo preciso só material para preparar aula me manda o email

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu email anapaula_h-melo@hotmail.com obrigada aguardo o material

      Excluir
  5. Você pode me ajudar com os materiais para dinâmica
    16-05
    Vou aplicar essa aula

    ResponderExcluir
  6. Ótima lição. Me manda o material no e-mail por favor ��
    jumara.lima.jl@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Por favor de receber materiais para treinar com nossas crianças de nossa igreja Manaus Amazonas 92 991798308 whatsapp

    ResponderExcluir
  8. gostaria de receber esse material
    vacina.sms@gmail.com

    ResponderExcluir