quinta-feira, 27 de agosto de 2015

“Jesus e a Parábola do Joio e do Trigo”

Objetivo: Levar as crianças a saberem que são a boa semente, que são os filhos do Reino de Deus. A boa semente traz boa colheita, ou seja, quem possui a boa semente plantada por Jesus, possui bom comportamento, boas atitudes, bom caráter, boa educação...
Versículo para Memorizar: "O campo é o mundo, e a boa semente são os filhos do Reino." Mateus 13:38
Louvor: Não Basta ser Bom (Radicais Kids), Você é Especial (Aline Barros)
Quebra-Gelo: Separando grãos
Separe as crianças em dois grupos. Entregue a cada grupo um saquinho com diferentes sementes ou grãos. Para ver quão difícil é separar coisas semelhantes, peça as crianças para separarem de acordo com o tamanho ou o tipo (você pode misturar: lentilha, arroz, ervilha, feijão, milho...) O grupo que separar primeiro vence.
Referência Bíblica: Mateus 13:24-30 e 13:36-43
 Mensagem: Hoje falaremos acerca de uma erva daninha. Vocês sabem o que é uma erva má ou daninha? As ervas daninhas podem causar sérios problemas as plantações porque consomem os nutrientes do solo prejudicando as plantas boas. Quando plantamos flores no quintal o primeiro que fazemos e arrancar os matinhos e ervas ruins que ficam em torno para não sufocar a planta. Vejamos a Parábola que Jesus contou usando esta ilustração.
No tempo de Jesus muita gente plantava trigo pra fazer pão. As pessoas moíam o trigo para fazer farinha e assim poder usá-la para fazer o delicioso pão. Nesta parábola, Jesus começa sua história falando para a multidão que o reino dos céus era igual a história de um homem dono de terras, que semeou boas sementes de trigo em suas terras.
Certa noite, quando todos estavam dormindo, veio um inimigo e semeou no meio das sementes boas de trigo, sementes de uma erva ruim, chamada joio, e depois foi embora. Ninguém percebeu nada, o tempo passou e as plantas cresceram.
Como as plantas estavam grandes e já formavam as espigas, o joio também apareceu plantado no meio do bom trigo. Os empregados do dono das terras chegaram até ele e disseram: "Patrão, o senhor semeou boa semente de trigo nas suas terras. De onde veio este joio?" O patrão disse: "Foi algum inimigo que fez isso."
Então os empregados perguntaram: "O Senhor quer que nós arranquemos o joio? " "Não, respondeu ele, porque quando vocês tirarem o joio, poderão arrancar também o trigo. Deixem que o trigo e o joio cresçam juntos até o tempo da colheita. Aí vocês arranquem primeiro o joio, amarrem em feixes e joguem no fogo. Depois colham o trigo e o ponham no meu depósito.
Jesus que estava contando esta história para a multidão, foi então para casa com seus amigos. Os discípulos de Jesus que também estavam escutando esta parábola, perguntaram para Jesus o que queria dizer esta comparação do trigo com o joio. Jesus respondeu: Quem semeia a boa semente era Ele mesmo.
 Jesus semeava a Palavra de Deus nos corações para que as pessoas cressem em Deus. O terreno é o mundo. As boas sementes são as pessoas que pertencem a Jesus, são aqueles que creram nele e o seguem e o joio as pessoas que pertencem à Satanás que não crêem em Jesus. O inimigo que semeia o joio, é o próprio diabo. A colheita é o fim dos tempos e quem faz a colheita são os anjos. Quem não receber Jesus no seu coração e se tornar filho de Deus
será jogado na fornalha de fogo e ali vai chorar e ranger seus dentes. Mas os filhos de Deus que são o trigo então brilharão como o sol no Reino do Pai. Algumas crianças dizem que conhecem Jesus, mas não o receberam no seu coração. Muita gente diz que é boa, mas não querem ser Filhos de Deus. Essas pessoas são como a má erva, o joio. Ainda que o trigo e o joio cresçam juntos, um dia serão separados. Jesus virá e levará com ele aos seus filhos amados.

Aplicação: Jesus é aquele que planta a boa semente. Quando alguém convida Jesus para entrar em seu coração para ser seu Senhor e Salvador, neste momento, uma boa semente, é plantada. Jesus quer plantar uma nova vida em nossos corações. O joio é a pessoa que não conhece o Senhor. Ele é a erva daninha, que cresce ao lado das boas colheitas em um campo. Aquele que é joio segue os caminhos do mundo, porque ele não nasceu de novo em Cristo Jesus. Ele pode ir à igreja, participar do culto, louvar, orar, mas, se ele não teve uma experiência com Jesus, ele não é um verdadeiro cristão. Apesar de vir aos cultos, ele continua fazendo muitas coisas erradas, como as outras pessoas não cristãs, e acaba dando um mal testemunho porque diz às pessoas que é cristão, só que ele não age como um cristão!
•As crianças que receberam Jesus nos seus corações (que são o trigo) são diferentes daquelas que não são filhos de Deus (joio). Você pode dizer quais são as diferenças? (Deixe as crianças comentar)
Você é diferente das crianças que não receberam Jesus no coração? Como? (Deixe as crianças comentar)
Perguntas:
 O que é o campo ? (O mundo)
Quem é a boa semente? (Os filhos do Reino - eu e você)
Quem é o joio? (Aqueles que não conhecem o Senhor - eles trazem confusão, críticas, divisões).
O que é a Ceifa? (Colheita, tempo de separar o que é dos que não são)

Quem é o ceifeiro?  (Jesus e os anjos)

Um comentário: