quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Lição A VERDADEIRA HISTÓRIA DE COSME E DAMIÃO 20 á 26 /09/15


TEMA: A VERDADEIRA HISTÓRIA DE COSME E DAMIÃO

PRINCIPIO DA LIÇÃO: Só existe uma verdade:Jesus.

BASE BÍBLICA: Êxodo 20

TEXTO CHAVE: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida ninguém vem ao pai senão por mim”. João 14.6



OBJETIVOS EDUCATIVOS: Ensinar a criança que:
 Só se chega a Deus através da pessoa de Jesus.
 Doces consagrados traz maldição para as nossas vidas.
 Cosme e Damião eram seguidores de Jesus.
 Cosme e Damião morreram porque não se curvaram diante de deuses estranhos

QUEBRA-GELO: Use um rodo(passe o rodo para quem vai responder e diga: semana passada nós varremos coisas ruins das nossas vidas, hoje vamos usar o rodo pra puxar coisas boas- puxa em direção pra dentro de casa e fala), pergunte: O que você puxaria pra sua vida?

AVISOS: Lembra semana passada? Quem trouxer um visitante na próxima célula ganhará (um bombom, pirulito, bala) Quem são os nossos visitantes? Quem trouxe? Tá valendo pra semana que vem...Ok?

Louvor:  https://youtu.be/Mc7uW0FpHZE Geração de Samuel Fernandinho
 https://youtu.be/-fRs296EXVg?list=PLiZjOtulp-SscqN8UYW6fbqcvD51fpYbR

ORAÇÃO: Ore com as crianças, para que Deus traga revelação da Palavra ao coração.

COMENTÁRIO DO TEXTO
1º)  Introdução: Quem aqui gosta de comer doces?Quem aqui já comeu doces de Cosme Damião? Cosme Damião, nomes engraçados, não é? Alguém aqui sabe quem foram esses homens, Cosme e Damião? Não? Pois hoje nós vamos ouvir a verdadeira história de Cosme e Damião. Mas antes de sabermos a história, vamos ler João 14.6. Quem é o caminho a verdade e a vida? Jesus.

2º) Contar que: Bem, Cosme e Damião eram gêmeos e seus pais eram crentes em Jesus. Eles eram médicos,e  tinham um apelido muito interessante: "ANARGIROS".  Quer dizer "INIMIGOS DO DINHEIRO", pois não cobravam nada, nenhum centavo pelo trabalho deles. E já que eles trabalhavam de graça, começaram a ser muito conhecidos, atraindo assim muita gente para ouvir a mensagem que pregavam sobre o Salvador, Jesus Cristo, nosso Senhor. E havia um homem muito mau, que odiava os cristãos, chamado Diocleciano, um Imperador Romano, mandou Lísias um soldado para  cidade onde estavam Cosme e Damião..
Então, sob o comando de Lísias, começaram a torturar Cosme e Damião. Depois de torturá-los bastante... cortaram suas cabeças. E foi assim que eles morreram. Diocleciano, o Imperador Romano, odiava os cristãos porque eles eram fiéis a Jesus Cristo e não adoravam os ídolos fabricados por mãos humanas. Lísias mandou que eles adorassem ou se ajoelhassem diante de algumas imagens. Porém, como seguidores de Jesus, nunca poderiam fazer isso. A Bíblia diz: "Não farás para ti imagens de esculturas, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus Zeloso". (Êxodo, 20: 4,5).
Então, por obedecerem as ordens de Deus e não se encurvarem ou rezarem às imagens, é que eles foram mortos..
APLICAÇÃO NA VIDA DA CRIANÇA
Sabe, que pelo menos três coisas aprendemos com essa história:
1º - DOCES CONSAGRADOS ATRAI MALDIÇÃO   É isso mesmo! Em I Coríntios 10.20 que as pessoas que sacrificam ou consagram coisas a outros deuses não sacrificam nem consagram ao Deus verdadeiro e sim aos demônios. E no Salmo 115.4-8 diz assim:
“Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Tem boca mas não falam, tem olhos mas não vêem; tem ouvidos, mas não ouvem; nariz, tem, mas não cheiram. Tem mãos mas não apalpam, tem pés mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem, e todos que neles confiam ”.
2º - SÓ EXISTE UMA VERDADE -  Muitas pessoas confiam no que outras pessoas dizem, no que está em alguns livros, mas, nós devemos confiar somente no que a Palavra de Deus diz: Jesus diz que Ele é o caminho, Ele é a verdade, Ele é a vida e que ninguém fala com Deus senão for através dEle.
3º- COSME E DAMIÃO ERAM SEGUIDORES DE JESUS Pois é, Cosme Damião eram seguidores de Jesus e já  tinham confessado  Jesus como seu único Senhor e Salvador, eles oravam a Deus em nome de Jesus, liam a Bíblia, assim como eu e você
COMPARTILHAR
. Alguém aqui mesmo depois de ter ouvido essa mensagem acha que comer doce consagrado não tem nada haver?
. Quem iria comer doce, se não tivesse ouvido essa mensagem?
. O que devemos fazer se na escola ou alguém nos oferecer um saquinho de doce? Não aceitar e contar a  verdadeira história de Cosme e Damião.
MINISTRAÇÃO : Coloque o louvor(Daniel- Deus vivo). Diga a eles que Daniel também foi tentado, ele poderia ter se contaminado com a iguarias(comidas) do rei, mas rejeitou, ele não se curvou perante a imagens de escultura, foi jogado na cova dos leões, também foi lançado na fornalha de fogo e Deus o livrou. Faça um apelo para  que no dia 27  ou nesses dias que se dão doces consagrados não comer. E se, sentir vontade de comer doces pedir dinheiro aos pais, irem até a frente. Peçam para fechar os olhos e colocar a mão no coração. Faça uma oração(você fala e eles repetem) se consagrando a Deus e rejeitando todo doce consagrado, brinquedos e roupas. No final ore por eles e repita pelo menos 3 vezes o Texto Chave e o Princípio Bíblico.

BRINCADEIRA:

1. NOME: QUERENDO VENCER SEM VER –  Dois grupos, usar 2 vendas, 1 para cada representante de grupo. 20 objetos, tipo: sapato velho, 1 banana, balas, doces, caixa de fósforo vazia...( coloque o valor de pontos em cada objeto, colado atrás) Ex: Com os olhos vendados, a criança do grupo 1 terá que responder, sim ou não: Você quer ficar com isso que está na minha mão ou você passa, ela só pode passar ou trocar 3 vezes(as outras crianças poderá ajudar, cada uma no seu grupo). Vencerá a equipe que fizer o maior número de pontos depois de 10 rodadas. No final explicar que não podemos saber a verdade quando estamos de olhos vendados, mas Jesus tirou a venda dos nossos olhos, e só Ele pode fazer de nós vencedores, quando descobrimos que só Ele é o caminho, a verdade e a vida.
LANCHE – Aproveite para conversar com as crianças sobre os seus pais, marcar para visitá-las(fazer uma oração). Continua valendo para esta semana também.

Líder – Fazer a  célula não começa no dia da sua célula . A célula começa no dia que você recebe o suprimento e começa a orar para Deus te usar. Como estamos falando de oração, vamos também conversar mais com Deus! Que Deus abençoe sua célula.

Recado para as Líderes: SE POSSIVEL PREPARE DOCES PARA SUAS CRIANÇAS NÃO ESQUECA DE ORAR E IMPOR AS MÃOS SOBRE ELES CONSAGRANDO SUAS CRIANÇAS AO SENHOR


Nenhum comentário:

Postar um comentário