quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Semana de 27/10 a 02/11 - Parábola do servo fiel e prudente

TEMA:  DEVO CUIDAR DAS COISAS DO SENHOR

PRINCÍPIO:  Devemos ser zelosos por tudo que o Senhor nos confia.

VERSÍCULO: “TUDO O QUE FIZEREM, FAÇAM DE TODO CORAÇÃO, COMO PARA O SENHOR, E NÃO PARA OS HOMENS”   COL.3.23

ALVO: Ensinar responsabilidade pelas coisas do Senhor.

QUEBRA GELO:   Bola na Lata -  (Material: Lata de leite ou achocolatado de um kilo, bolinha média –(Pode ser de jornal encapadas de papel colorido). Coloque a lata no chão e faça uma marca no chão onde as crianças tentarão acertar a lata à frente. Cada participante tem três chances de acertar. Vence que acertar mais dentro das três chances. (Prepare uma lembrancinha para o ganhador).


LOUVOR:  Sim Jesus – Aline Barros / Faço o Melhor – quatro por um

SUGESTÃO DE VÍDEO: Midinho - A parábola do servo vigilante



HORA DA HISTÓRIA:      Mateus 24:45-51

Então Pedro perguntou: Senhor, dizes essa parábola a nós, ou também a todos?
Respondeu o Senhor: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, que o Senhor porá sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração?
Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar fazendo assim.
Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens.
Mas, se aquele servo disser em teu coração: O meu senhor tarda em vir; e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se,
virá o senhor desse servo num dia em que não o espera, e numa hora de que não sabe, e cortá-lo-á pelo meio, e lhe dará a sua parte com os infiéis.
O servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites;
mas o que não a soube, e fez coisas que mereciam castigo, com poucos açoites será castigado. Daquele a quem muito é dado, muito se lhe requererá; e a quem muito é confiado, mais ainda se lhe pedirá. 


O servo fiel é aquele que, mesmo o seu senhor não estando presente, ele cumpre com todas as suas responsabilidades, Ele diz que esse servo, quando o seu senhor chegar, o colocará sobre todos os seus bens.
E o servo infiel? É aquele que pensa assim: O meu senhor vai chegar tarde, então, vou comer e beber, deixar minhas tarefas para depois e não se importa em maltratar ou outros. A esse servo, Jesus diz que, quando o seu senhor chegar, em uma hora em que não se espera, o lançará ao inferno.
Precisamos aprender a ser servos fiéis. Estar sempre preparados para a chegada do nosso Senhor.

APLICAÇÃO:
                Nós, muitas vezes, temos uma grande dificuldade: Não nos preparamos com antecedência para as coisas. Quer ver? É simples! Se vamos ter uma prova na semana que vem, deixamos para estudar na véspera; temos um trabalho para entregar daqui a um mês, mas deixamos para ver um dia antes, e depois corremos para dar tempo e não fazemos realmente algo de excelência; se temos um compromisso às quatro da tarde, vamos nos arrumar, geralmente, em cima da hora e acabamos chegando atrasados, se temos célula, não vamos, chegamos atrasado no culto, no horário do louvor, não cantamos, etc etc ... não é verdade?
                Somos assim, deixamos tudo para a última hora, além de fazer de forma relaxada e preguiçosa.  
- Em que você precisa mudar ? 
- Deus está feliz com isso ?
- E se Jesus voltasse bem na hora que estou fazendo aquela coisa errada?  Como que seria?


ORAÇÃO:

Ore com as crianças levando-as ao arrependimento pelas atitudes erradas, por fazer as coisas de maneira relaxada. Ore com elas para que estejam preparadas para a vinda do Senhor.







quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Semana de 20/10 a 26/10 - Os lavradores maus

TEMA:  Jesus me escolheu pra sempre.
PRINCÍPIO: Ensinar que somos escolhidos de Deus através da Sua graça.



VERSÍCULO: “Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.” (Mateus 12:30).

ALVO: Lembrar que o AMOR de Jesus demonstrado na cruz nos alcançou. Ele nos perdoou e salvou da morte eterna.

QUEBRA GELO:  Jogo das Profissões – Mímicas
Professor, tenha uma cartolina, divida ao meio e cole na parede  para marcar os pontos.  Leve pronto papeis com as profissões: Babá, Motorista de Caminhão, Professor,  Pastor, Jogador de Futebol, Telefonista, Professor de Academia, Ginasta, Corredor, Domestica, Advogado, Artista de Circo, Limpador de Janelas, Piloto,...
Separe em dois grupos e escolha um de cada grupo.
Uma criança de um grupo fará para o grupo contrário e vice versa. O grupo vai ter três chances para acertar. Caso errar, o ponto vai para o grupo contrário.  Divirtam-se...
Peçam que mesmo acertando ou errando, é necessário dizer o versículo.  (Grito de Guerra) 



LOUVOR:  Não basta ser bom – Radicais Kids / Soldadinho de Jesus – Cristina mel



SUGESTÃO DE VIDEO:  A Parábola dois Lavradores Maus 3  (ECRIDAESAM – PARABOLAS DE JESUS)   obs.: há vários filmes juntos.  Está no 13min.


HORA DA HISTÓRIA:

Mateus 21:33-46
“Havia um proprietário que plantou uma vinha, cercou-a com uma cerca, cavou aí um tanque para pisar nas uvas, edificou uma torre, deu-a para uns lavradores cuidarem, e partiu para outro país. Ao aproximar-se o tempo dos frutos, enviou seus servos aos lavradores, para receber os frutos que lhe tocavam. Estes, agarrando os servos, feriram um, mataram outro e a outro apedrejaram. Enviou ainda outros servos em maior número; e trataram-nos do mesmo modo. Por último, enviou seu filho, dizendo: Terão respeito ao meu filho. Mas, os lavradores, vendo-o, disseram entre si: este é o herdeiro; vinde, matemo-lo e apoderemo-nos da sua herança: e, agarrando-o, lançaram-no fora da vinha e mataram-no. Quando, pois, vier o Senhor da vinha, que fará àqueles lavradores? Responderam-lhe: Fará perecer horrivelmente a estes malvados, e dará a vinha para outros cuidarem, que lhe darão os frutos no tempo próprio.
Disse-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular; pelo Senhor foi feito isso, e é maravilhoso aos nossos olhos?
Portanto eu vos digo que vos será tirado o reino de Deus, e será dado a um povo que dê os seus frutos.
E quem cair sobre esta pedra será despedaçado; mas aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó.
Os principais sacerdotes e os fariseus, ouvindo essas parábolas, entenderam que era deles que Jesus falava.
E procuravam prendê-lo, mas temeram o povo, porquanto este o tinha por profeta.”

APLICAÇÃO:

O Dono da casa que plantou a vinha e ausentou-se do país é uma referência ao próprio DEUS.
A vinha que ele deu para os lavradores cuidarem é o povo escolhido de Deus.
Os lavradores maus são todos os líderes religiosos que viviam uma farsa, usando a religião para proveito próprio.
Os servos são uma referência a todos profetas enviados por Deus para despertar o povo do pecado para que se arrependessem e buscassem a Deus.
O filho é o próprio JESUS; E aqui também referindo a sua própria morte, ou seja, que aqueles sacerdotes e fariseus e o povo judeu iria fazer com Ele.
A pedra angular também é JESUS.   (É O ALICERCE DO CANTO DAS CASAS P/ DAR SUSTENTAÇÃO)

Na história, eles não receberam os servos, pelo contrário muitos foram mortos levando a mensagem de Deus ao povo.
Então Deus enviou seu próprio Filho, para levar o povo ao arrependimento para que se convertessem verdadeiramente à Deus, mas ,eles rejeitaram à Jesus, poucos deles aceitaram suas Palavras e creram que Ele era o Filho de Deus. A maioria deles o negaram  e foram responsáveis por sua crucificação.
Mas aqueles que receberam as Palavra de Jesus, arrependeram-se e se converteram de seus  maus caminhos ,buscando a Deus de todo seu coração, estes receberam a sua vinha que a promessa de Deus, ou seja ,a salvação ,farão parte do seu Reino.
E aqueles que o rejeitaram serão severamente condenados por Deus, não serão salvos!


VAMOS REFLETIR?
Quais das minhas atitudes tem feito eu rejeitar Jesus?  
1.     Você tem vergonha de dizer que é cristão / crente para seus amigos? Pratica as coisas que que eles fazem?
2.     Você desobedece seus pais ou pessoas que te amam?
3.     Ainda anda igual ao mundo?    -  Mente, Pega o que não é seu (roubo), fala palavrões e piadas sujas, é violento, valentão da escola, engana seus pais, curte funk e outras músicas que não exaltam a Deus?

Nós temos que saber que o Senhor da Vinha, JESUS,  está voltando, e ser “um Radical”:  Viver o que aprende na Célula ... pregar a Palavra e convidar seus amigos pra virem à célula, pois sabemos que Jesus em breve voltará.





quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Semana de 12/10 a 19/10 - Parábola dos dois filhos

Principio da lição: Deus quer que sejamos filhos obedientes não somente no nosso falar, mas também na maneira de agir.

Base bíblica: Mateus 21:28-32
Texto chave: Como filhos obedientes, não vivam conforme aos desejos que vocês tinham antes de conhecer a Deus, pelo contrário, sejam santos em tudo o que fizerem, assim como Deus, que os chamou, é santo. 1 Pedro 1:14-15

Objetivos educativos: • Ao final da lição as crianças poderão:
- Descrever os dois filhos desta história.
- Desenvolver um desejo por obedecer a Palavra de Deus e às autoridades.

Quebra-gelo: SAIMON DIZ
      Desenvolvimento: o líder pede que as crianças fiquem dispersas pela sala, o comando da brincadeira é SAIMON DIZ, essa dinâmica envolve movimentos corporais, e o líder comanda os movimentos dizendo sempre a palavra SAIMON DIZ, antes de dizer o que se faz.
      Exemplo: SAIMON DIZ eleva o braço direito, todos elevam o braço direito e só podem abaixar se o líder disser novamente a palavra SAIMON DIZ, ficando assim: SAIMON DIZ abaixa o braço direito, e todos abaixam o braço direito, e vai sendo citada vária parte do corpo. Porém, se o líder não falar a palavra SAIMON DIZ e os participantes fizerem o movimento, será falta e serão eliminados do jogo. Vence quem for o último a não cometer erro algum.

Louvor: Quero te obedecer - Fernandinho / Obedecer - Diante do Trono

Hora da História: Alguma vez seu pai ou a sua mãe pediram pra você fazer alguma tarefa em casa, ajudá-los com alguma coisa? Com certeza sim. Vou contar uma ilustração antes de lermos a parábola de hoje.
      Havia um pai que tinha dois filhos, João e Guilherme. Um dia papai entrou no quarto de João, que estava fazendo um avião com palitos de sorvetes. O pai falou: João, filho, ontem a noite ouve muito vento e as folhas das árvores caíram na calçada, gostaria que você pegasse um saco de lixo e uma vassoura e limpasse a frente da casa.
      -Ah, não papai. Você não ta vendo que estou muito ocupado? Estou trabalhando neste avião e não quero parar.
      O pai deu meia volta e saiu procurando o outro filho. Ele estava assistindo televisão.
      Guilherme, você poderia limpar a calçada da frente porque esta cheia de folhas por causa do vento de ontem?
      - Sim, papai! Eu vou!- respondeu Guilherme.
      -Que bom! -disse o pai- Vou deixar o saco de lixo e a vassoura perto da porta.
      Depois que o pai sai João começou a pensar. Eu posso limpar a calçada e ainda terei tempo de terminar o avião hoje. Então, muito disposto João foi limpar a calçada. Quando papai chegou, viu João trabalhando e perguntou: Cadê o Guilherme?
       -Não sei papai, da ultima vez que o vi estava assistindo televisão. Quando o pai entrou, não podia acreditar! Guilherme estava ainda do mesmo jeito deitado no sofá assistindo televisão. Qual dos dois filhos será que agradou e obedeceu ao seu pai?

      Na parábola de hoje Jesus contou uma situação parecida para mostrar como algumas pessoas respondem à palavra de Deus.

      Havia um homem dono de campos e vinhas que tinha dois filhos. Então o pai pede ao primeiro filho:
      Filho, vai trabalhar hoje na minha vinha. Ele respondeu: Irei, sim Senhor; mas não foi. Depois o pai chegou ao segundo filho e disse- lhe o mesmo. Porém este respondeu: Não quero; mais tarde, tocado de arrependimento, foi e fez o que o pai pediu pra ele.
      Jesus perguntou: Qual destes dois filhos obedeceu o seu pai? Qual você acha?

      - O que significa obedecer? (deixe as crianças responder) Jesus quer que percebamos que o que fazemos é mais importante que o que dizemos. Muitas vezes com a nossa boca dizemos sim, mas o nosso agir é contrario. Muitos dizem sim para Jesus de "da boca-para-fora".
      - Quais são as características de uma criança obediente? (deixe as crianças responder)
      - Quais são as características de crianças desobedientes?
      - Como você responde aos seus pais quando pedem alguma coisa?
      - Que coisas nos estimulam a sermos desobedientes?
      - Que decisão você vai tomar a partir de hoje?

      Líder: Faça uma oração renunciando a desobediência e as coisas que a estimulam. Ore pedindo a Deus um coração submisso e obediente nas crianças. Depois da oração estimule as crianças que precisam pedir perdão aos seus pais que faça isso voltando pra casa.

Atividades: Divida a célula em dois grupos. Cada grupo deve dramatizar esta parábola nos tempos modernos. Mostrando dois tipos de crianças, obedientes e as desobedientes.




quarta-feira, 7 de outubro de 2015

célula kids semana de 04/10 á 11/10 Semana dia das Crianças

Jesus Abençoa as Crianças
Recepção: Decore sua célula com bexigas e um cartaz Jesus ama as crianças.
Comemore com suas crianças, faça uma célula especial.

Princípio Bíblico: Jesus tem um carinho muito especial por mim. Ensinar   que Jesus os ama muito e quer abençoá-los.

Quebra-gelo: Monte e descubra o que é importante para Jesus
Cole uma imagem de Jesus e as crianças em papel Cartão e depois recorte para formar um quebra cabeça. Peça para as crianças montarem e veja, quem é importante para Jesus.



Louvor: Criança de Jesus- Aline Barros/ Amor do nosso Deus –Diante do Trono

Moral: Você é especial para o Senhor Ele te ama muito. Ele tem um carinho enorme por você!

História: Jesus abençoa as crianças Marcos 10:13 á 16
 Personagens: Jesus, crianças, pessoas adultas e os discípulos.
Jesus foi para a Judéia, e uma multidão o seguia.  Algumas pessoas levaram as suas crianças a Jesus para que ele as abençoasse, mas os discípulos repreenderam aquelas pessoas. Quando viu isso, Jesus não gostou e disse: — Deixem que as crianças venham a mim e não proíbam que elas façam isso, pois o Reino de Deus é das pessoas que são como estas crianças. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem não receber o Reino de Deus como uma criança nunca entrará nele. Então Jesus abraçou as crianças e as abençoou, impondo as mãos sobre elas.
Conclusão: Jesus amou aquelas crianças e as abençoou isso nos mostra que Ele veio para estar com vocês também. Jesus te ama tanto que Ele quer estar com você juntinho d’Ele todos os dias.
Aplicação:
·         As crianças precisam de Jesus também
Naquela época, era comum levar as crianças para serem abençoadas pelos sacerdotes e mestres da época, por isso algumas mães levaram seus filhos para serem abençoados por Jesus.  Mas os discípulos achavam que Jesus estava ocupado demais, ensinando as pessoas, e que Ele não poderia ser interrompido por causa de algumas crianças.
Mas isso não era o que Jesus pensava! Ele além de receber as crianças com muito carinho, ensinou as pessoas que estavam  ouvindo os seus ensinamentos, o quão importante elas eram! As crianças também precisam do amor de Jesus.
O Filho de Deus veio a este mundo para salvar a todas as pessoas que recebe Ele em seu coração. Ele veio por você. Nunca duvide do amor d’Ele por você!
·         Você tem um valor
Hoje as crianças não são muito valorizadas pelas pessoas, por isso vemos muitas crianças hoje querendo ser mais velhas. Mas Jesus ensina exatamente o contrário, se uma pessoa adulta, jovem, velha, não for igual a uma criança em sua inocência e pureza não entrará no Reino dos Céus! Toda a vez que você se sentir desprezado ou desvalorizado por ser uma criança, sempre se lembre que Jesus gostaria que todas as pessoas fossem crianças, como você!
Oração: Obrigada Senhor por seu amor por mim. Eu tenho valor e o Senhor me mostrou isso vindo a este mundo sendo gente como eu para vencer todo o mal em meu lugar. Obrigado por me amar tanto.  Amém!
Versículo: “Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, nunca entrará nele". Marcos 10:15
·         Explicação: Criança/juvenil que tem Jesus é assim: coração puro, pensamentos bons, sabe perdoar, obedece, dóceis, pronta para aprender, humilde, simples, boa ouvinte... Aqui estão qualidades que todos nós devemos ter para entrar no céu.

: Líder leve um caixa de bombom para a célula, poderá ser embrulhada, mas que as crianças ainda consigam perceber o que tem na caixa. Você irá entregar essa caixa para a criança a sua direita e irá dizer uma qualidade ou uma característica física que você aprecie nela e cada criança deverá fazer o mesmo; entregar a caixa para a pessoa a sua direita e lhe dizer algo positivo. Se a criança não souber, as outras crianças podem ajudar, mas deverá ser algo de bom, nunca um defeito ou algo feio. No final da brincadeira, enfatize o quanto elas são especiais para Deus e o quão talentosas elas são. Em seguida, divida a caixa de bombom com a célula. Depois, distribua um cartão bem lindo com a frase “Eu sou obra-prima de Deus!” (obra-prima de Deus = obra perfeita de Deus) E diga para as crianças que, quando elas se sentirem desprezadas, peguem o cartão e leiam em voz alta:  “Eu sou obra-prima de Deus!”  Ao final cantem a música “Aos olhos do Pai” da Ana Paula Valadão.
Perguntas:
1.      Qual o objetivo de hoje? Jesus tem um carinho muito especial por mim.
2.      Fala o versículo sem olhar no cartaz. “Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, nunca entrará nele". Marcos 10:15
3.      Quem levou as crianças até Jesus? Mães.
4.      Quem impediu as crianças de chegarem perto de Jesus? Discípulos.
5.      Porque os discípulos não queriam deixar as crianças aproximarem de Jesus? Porque ele estava ocupado e não tinha tempo para as crianças.
6.      O que Jesus disse para os discípulos? Deixem que as crianças venham a mim e não proíbam que elas façam isso, pois o Reino de Deus é das pessoas que são como estas crianças.
7.      Jesus te ama? Sim
8.      Descreva o amor de Jesus por você? Pessoal
9.      Crianças precisam do amor de Jesus? Pessoal
Atividades:



sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Parabola Os trabalhadores da Vinha Semana 26/09 á 03/10

Parábola Os Trabalhadores da Vinha 


Principio da lição: Deus quer que não julguemos as pessoas, quer que não sejamos invejosos, mas que sejamos amorosos e misericordiosos. 
Base bíblica: Mateo 20:1-16 Texto chave: “Assim, aqueles que são os primeiros serão os últimos, e os últimos serão os primeiros” Mateus 20:16
 Objetivos educativos: • 
Ao final da lição as crianças poderão:
 •SABER que a generosidade e as recompensas de Deus são diferentes das nossas.
 •Saber que a inveja não agrada a Deus. Dar exemplos práticos de como podemos amar em lugar de ser invejosos.
Material: ••As quatro figuras para ilustrar a parábola e uma copia da atividade para cada criança. •Cadeiras ou giz para o quebragelo. Pirulito para as crianças que acertarem as respostas finais.


Quebra-gelo: DANÇA DAS CADEIRAS. Dispor as cadeiras da célula de dispersas pelo local de reuniões. (Se não tiver cadeira leve um giz e faça círculos no chão marcando o lugar de cada criança, na medida que forem perdendo crianças apaga o círculo) As cadeiras (ou círculos no chão) devem ser uma a menos do que o total de participantes. Colocar um cd com um louvor agitado, que você deverá interromper eventualmente. As crianças deverão ficar dançando próximos das cadeiras, quando a música parar as crianças deve se assentar cada uma numa cadeira. (ou entrar nos círculos) A medida que sobrar uma criança, retirar uma cadeira, até que reste apenas um. "Vocês perceberam que todos tiveram chance de participar, mas quem ficou por último ganhou” Existem tarefas que fazemos que o primeiro lugar é o mais importante. Mas existem outras que quem fica por último recebe o prêmio. Assim será nesta parábola que iremos estudar. 


Louvor:

DVD Aline Barros e cia 3 - Abra um sorriso

https://youtu.be/WDfXAMllNWUSe possível passe o vídeo para ajudar na historia.

Hora da história  Um dia Jesus disse: "O reino do céu é como o dono de uma plantação de uvas, que saiu de manhã bem cedo para contratar trabalhadores para a sua plantação. Como era costume, ele combinou com eles o salário de uma moeda de prata por dia e mandou que fossem trabalhar em sua plantação.
 Às nove horas, saiu outra vez, foi à praça do mercado e viu ali alguns homens que não estavam fazendo nada. Então disse: "Vão vocês também trabalhar na minha vinha, que é a plantação de uvas, e eu pagarei o que for justo." Eles foram. Ao meio dia e às três da tarde fez a mesma coisa com outros trabalhadores.
Eram quase cinco horas da tarde quando o dono da plantação voltou à praça. Viu outros homens que estavam ali e perguntou: "Por que vocês estão o dia todo aqui sem fazer nada?" Eles responderam: "É porque ninguém nos contratou. Então ele disse: "Vão vocês também trabalhar na minha vinha”. No fim do dia ele disse ao administrador: “Chame os trabalhadores e faça o pagamento, começando com os que foram contrastados por último e terminando pelos primeiros".
 Os homens que começaram a trabalhar às cinco horas da tarde receberam uma moeda de prata cada um. Então os que foram contratados primeiro pensaram que iam receber mais, porém eles também receberam uma moeda de prata cada um. Pegaram o dinheiro e começaram a resmungar contra o patrão dizendo: "Estes homens que foram contratados por último trabalharam somente uma hora, mas nós agüentamos o dia todo debaixo deste sol quente. No entanto o pagamento deles foi igual ao nosso!" Aí o dono da vinha disse a um deles: "Escute amigo, eu não fui injusto com você. Você não concordou em trabalhar o dia todo por uma moeda de prata? Pegue o seu pagamento e vá embora. Pois eu quero dar a este homem que foi contrastado por último o mesmo que dei a você. Por acaso não tenho o direito de fazer o que quero com o meu próprio dinheiro? Ou você está com inveja somente porque fui bom para ele?" Jesus terminou citando o versículo que hoje aprendemos: "Aqueles que são os primeiros serão os últimos, e os últimos serão os primeiros”

Aplicação Na historia vimos que os homens que trabalharam mais e receberam o mesmo pagamento ficaram murmurando contra o dono da vinha.
•Mas o que é murmurar ou resmungar? (deixe as crianças responder) É falar entre dentes, baixo, se
 •queixar, com mau humor, é falar mal. Porque eles murmuravam? (deixe as crianças responder) Porque se sentiam injustiçados, eles estavam com inveja dos homens que trabalharam menos e ganharam o mesmo tanto.
 •O que é inveja? (deixe as crianças responder) Inveja é querer o que o outro tem, é cobiçar as coisas do outro. É se sentir triste quando o outro vai bem ou possui algo que a gente queria ter • .
 •Já aconteceu isso com você? Por exemplo NA ESCOLA- A inveja que temos por não tirarmos uma nota boa, ou não termos um tênis de marca, ou material escolar como algum colega, esse sentimento invejoso não agrada
•ao Senhor. Ele conhece o nosso coração. Ou às vezes em casa, queremos o que os nossos irmãos têm,ou fazem e achamos que somos • injustiçados. Você tem inveja de alguém? Por quê? Muitos gostam de ser primeiro em tudo, e querem que os outros se dêem mal, não querem perder ou ser segundos. Jesus nos ensina com esta parábola que no reino dos céus não é primeiro quem tem essa atitude, mas é primeiro aquele que ama o próximo e se nega a ser invejoso, é primeiro aquele que trata aos outros da maneira que gostaria de ser tratado. •Tempo de oração: Agora vamos enumerar todas as benção que o Senhor tem nos dado e faremos uma oração de gratidão, pedindo perdão por resmungar ou invejar outras pessoas. (líder ouça os motivos de gratidão atentamente e com alegria, e conduza as crianças em oração)

 • Atividade: •Entregar a folinha com a atividade. Fazer perguntas da parábola. A criança deve levantar a mão e responder. O que acerta mais • respostas ganha uma guloseima.
•Do que era a plantação ?
•Quanto o dono da plantação combinou com os primeiros trabalhadores?
 •O que o dono da plantação fez às nove horas? •Depois das nove horas, a que horas voltou o dono da plantação a contratar trabalhadores?
 •Na parte da tarde, a que horas contratou novamente?
 •O que aconteceu às cinco horas da tarde? •Quanto recebeu cada trabalhador?
 •Por que alguns trabalhadores resmungaram?
•Quem eram os trabalhadores que resmungavam?
•O que o dono da vinha disse a um deles?
 •Como a parábola termina?
O que aprendemos com esta parábola?