quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Semana de 20/10 a 26/10 - Os lavradores maus

TEMA:  Jesus me escolheu pra sempre.
PRINCÍPIO: Ensinar que somos escolhidos de Deus através da Sua graça.



VERSÍCULO: “Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.” (Mateus 12:30).

ALVO: Lembrar que o AMOR de Jesus demonstrado na cruz nos alcançou. Ele nos perdoou e salvou da morte eterna.

QUEBRA GELO:  Jogo das Profissões – Mímicas
Professor, tenha uma cartolina, divida ao meio e cole na parede  para marcar os pontos.  Leve pronto papeis com as profissões: Babá, Motorista de Caminhão, Professor,  Pastor, Jogador de Futebol, Telefonista, Professor de Academia, Ginasta, Corredor, Domestica, Advogado, Artista de Circo, Limpador de Janelas, Piloto,...
Separe em dois grupos e escolha um de cada grupo.
Uma criança de um grupo fará para o grupo contrário e vice versa. O grupo vai ter três chances para acertar. Caso errar, o ponto vai para o grupo contrário.  Divirtam-se...
Peçam que mesmo acertando ou errando, é necessário dizer o versículo.  (Grito de Guerra) 



LOUVOR:  Não basta ser bom – Radicais Kids / Soldadinho de Jesus – Cristina mel



SUGESTÃO DE VIDEO:  A Parábola dois Lavradores Maus 3  (ECRIDAESAM – PARABOLAS DE JESUS)   obs.: há vários filmes juntos.  Está no 13min.


HORA DA HISTÓRIA:

Mateus 21:33-46
“Havia um proprietário que plantou uma vinha, cercou-a com uma cerca, cavou aí um tanque para pisar nas uvas, edificou uma torre, deu-a para uns lavradores cuidarem, e partiu para outro país. Ao aproximar-se o tempo dos frutos, enviou seus servos aos lavradores, para receber os frutos que lhe tocavam. Estes, agarrando os servos, feriram um, mataram outro e a outro apedrejaram. Enviou ainda outros servos em maior número; e trataram-nos do mesmo modo. Por último, enviou seu filho, dizendo: Terão respeito ao meu filho. Mas, os lavradores, vendo-o, disseram entre si: este é o herdeiro; vinde, matemo-lo e apoderemo-nos da sua herança: e, agarrando-o, lançaram-no fora da vinha e mataram-no. Quando, pois, vier o Senhor da vinha, que fará àqueles lavradores? Responderam-lhe: Fará perecer horrivelmente a estes malvados, e dará a vinha para outros cuidarem, que lhe darão os frutos no tempo próprio.
Disse-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular; pelo Senhor foi feito isso, e é maravilhoso aos nossos olhos?
Portanto eu vos digo que vos será tirado o reino de Deus, e será dado a um povo que dê os seus frutos.
E quem cair sobre esta pedra será despedaçado; mas aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó.
Os principais sacerdotes e os fariseus, ouvindo essas parábolas, entenderam que era deles que Jesus falava.
E procuravam prendê-lo, mas temeram o povo, porquanto este o tinha por profeta.”

APLICAÇÃO:

O Dono da casa que plantou a vinha e ausentou-se do país é uma referência ao próprio DEUS.
A vinha que ele deu para os lavradores cuidarem é o povo escolhido de Deus.
Os lavradores maus são todos os líderes religiosos que viviam uma farsa, usando a religião para proveito próprio.
Os servos são uma referência a todos profetas enviados por Deus para despertar o povo do pecado para que se arrependessem e buscassem a Deus.
O filho é o próprio JESUS; E aqui também referindo a sua própria morte, ou seja, que aqueles sacerdotes e fariseus e o povo judeu iria fazer com Ele.
A pedra angular também é JESUS.   (É O ALICERCE DO CANTO DAS CASAS P/ DAR SUSTENTAÇÃO)

Na história, eles não receberam os servos, pelo contrário muitos foram mortos levando a mensagem de Deus ao povo.
Então Deus enviou seu próprio Filho, para levar o povo ao arrependimento para que se convertessem verdadeiramente à Deus, mas ,eles rejeitaram à Jesus, poucos deles aceitaram suas Palavras e creram que Ele era o Filho de Deus. A maioria deles o negaram  e foram responsáveis por sua crucificação.
Mas aqueles que receberam as Palavra de Jesus, arrependeram-se e se converteram de seus  maus caminhos ,buscando a Deus de todo seu coração, estes receberam a sua vinha que a promessa de Deus, ou seja ,a salvação ,farão parte do seu Reino.
E aqueles que o rejeitaram serão severamente condenados por Deus, não serão salvos!


VAMOS REFLETIR?
Quais das minhas atitudes tem feito eu rejeitar Jesus?  
1.     Você tem vergonha de dizer que é cristão / crente para seus amigos? Pratica as coisas que que eles fazem?
2.     Você desobedece seus pais ou pessoas que te amam?
3.     Ainda anda igual ao mundo?    -  Mente, Pega o que não é seu (roubo), fala palavrões e piadas sujas, é violento, valentão da escola, engana seus pais, curte funk e outras músicas que não exaltam a Deus?

Nós temos que saber que o Senhor da Vinha, JESUS,  está voltando, e ser “um Radical”:  Viver o que aprende na Célula ... pregar a Palavra e convidar seus amigos pra virem à célula, pois sabemos que Jesus em breve voltará.





Um comentário: