terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

PORQUE É IMPORTANTE LER A BÍBLIA? – Semana de 23 a 29/02

Lição 2  -  PORQUE É IMPORTANTE LER A BÍBLIA?


                Princípio: A Bíblia é a verdade!
                Versículo: A tua palavra é a verdade. João 17:17
                Alvo: Motivar as crianças a ler a Bíblia, crendo que ela é a verdade.

1. QUEBRA-GELO:
                Descobrindo o tesouro: O líder deverá levar uma caixa grande se possível de presente com um laço. Dentro da caixa, o líder deverá colocar outra caixa menor que, também, terá outra caixa ainda menor dentro de si. (Use no mínimo 4 caixas para realizar essa dinâmica). O líder deve abrir caixa por caixa, com suspense, para que as crianças tentem descobrir o que há dentro das caixas. Na ultima caixa, o líder terá colocado uma Bíblia e, após abrir a última caixa, o líder mostrará a Bíblia e tirará de dentro dela o versículo escrito em um pedaço de papel, pedindo para as crianças repetirem com convicção: “A tua palavra é a verdade”. João 17:17

2. LOUVOR:
A bíblia é a palavra de Deus – Crianças Diante do Trono


Jesus é Deus – Radicais kids
O amor do nosso Deus

3. CONTANDO HISTÓRIAS:             
Lucas 2:41-51   
                Todos os anos os pais de Jesus iam a Jerusalém para a Festa da Páscoa. Quando Jesus tinha doze anos, eles foram à Festa, conforme o costume. Depois que a Festa acabou, eles começaram a viagem de volta para casa. Jesus havia ficado em Jerusalém, e seus pais não sabiam disso. Eles pensavam que Ele estivesse no grupo de pessoas que voltavam.
                Entao, ao perceberem que Jesus tinha ficado para trás, começaram a procura-lo. Três dias depois, o encontraram, voltaram à Jerusalém num dos pátios do Templo, sentado no meio dos mestres da lei, ouvindo-os e fazendo perguntas para todos eles. Aqueles que o ouviam estavam muito admirados com sua inteligência e com as respostas que lhes dava. Quando os pais viram o menino, também ficaram admirados. Sua mãe lhe disse: “Meu filho, seu pai e eu estávamos muito aflitos procurando você”.
                Jesus respondeu: Por que vocês estavam me procurando? Não sabia que eu devia estar na casa do meu Pai? Mas eles não entenderam o que Ele disse. Então, Jesus voltou com seus pais para Nazaré e continuou sendo obediente a eles.

4. HORA DE OUVIR:
                A Bíblia não diz muito sobre a infância de Jesus, mas diz que Ele era obediente aos seus pais. Diz, também, que Jesus aprendeu a ler e escrever, pois, aos 12 anos, Ele já ensinava as pessoas sobre o que estava escrito na Bíblia. Como você acha que Jesus sabia tanto sobre a Bíblia a ponto de os professores da Lei ficarem admirados com Ele?
                Isso acontecia, certamente, porque Jesus lia a Bíblia. Ele ouvia as histórias e aprendia toda a verdade sobre Deus. Se Jesus, o Filho de Deus, teve de aprender a ler a Bíblia, você também precisa aprender a lê-la. Então, vamos continuar a conhecer um pouco mais sobre a Bíblia? Dessa forma, você saberá como usá-la melhor quando ler.

Como a Bíblia foi escrita?
                A Bíblia começou a ser escrita há milhares de anos por pessoas que Deus separou para escrevê-la. A maneira como cada livro foi escrito aconteceu de acordo com o jeito de escrever usado em cada época. A Bíblia nos ensina que os 10 mandamentos foram escritos “em pedras” pelo próprio Deus e, depois, foram entregues a Moisés.
                As pessoas escreveram a Bíblia em “papiros”, pois era a forma mais comum de escrita na época. O “papiro” era uma folha comprida e enrolada. Esse rolo de “papiro” era feito de uma planta chamada papiro, porque ainda não existia papel. Depois de preparar as plantas, elas se tornavam como folhas, parecidas com papel que temos hoje; assim era feito para que as pessoas pudessem escrever.
                A Bíblia foi escrita em várias línguas diferentes. O Velho Testamento foi escrito em “hebraico”, e o Novo Testamento em “grego”, pois, naquela época, todas as pessoas compreendiam essas línguas.
               
O que são os Evangelhos?
                Os Evangelhos são os quatro primeiros livros do Novo Testamento; são os livros de Mateus, Marcos, Lucas e João. O termo “Evangelho” significa “boa notícia”.
                A boa notícia é: “Jesus é o Filhos de Deus que veio ao mundo para morrer pelos nossos pecados e, por meio dEle, recebemos o perdão dos pecados e a vida eterna com Deus”.
                Mas, Você sabia que mesmo depois de ser escrita, a Bíblia precisou ser traduzida para outras línguas? Sim, porque em cada lugar as pessoas falam uma língua diferente. No Brasil, falamos o português; nos Estados Unidos, eles falam o inglês, e em outros lugares, outras línguas são faladas. Então, Deus precisou usar pessoas para traduzir a Bíblia. Ouça essa história:
                Há muito tempo, a Bíblia estava escrita em latim, uma língua antiga. Certa vez, uma criança perguntou ao seu professor, cujo nome era Willian Tyndale: por que nós temos de aprender latim? Ele respondeu que a razão era para poderem ler a Bíblia. A criança perguntou outra vez: então, por que não escrevem a Bíblia em nossa língua? Foi aí que ele pensou: “Claro! É isso mesmo! Nós precisamos escrever a Bíblia na língua que os alunos possam ler!”. A partir daí, ele começou a traduzir a Bíblia e, enquanto fazia isso, alguém disse a ele que aquilo era algo sem importância, mas ele respondeu: um dia, quando eu terminar meu trabalho, até as crianças saberão mais da Bíblia do que você!
                Isso realmente aconteceu! Hoje as crianças podem ler a Bíblia! Existem Bíblias escritas só para crianças, mas não foi sempre assim. Portanto, você precisa saber que ter uma Bíblia e poder lê-la é algo muito importante, algo que as outras crianças não puderam ter em suas épocas.
                Vejam quantas coisas importantes aprendemos sobre a Bíblia! Agora, quando você ler a Bíblia, você saberá muitas coisas sobre ela e, com certeza, saberá de sua importância para nós, pois, a Bíblia é a verdade!


 5. HORA DE CONVERSAR
·         Quantos anos tinha Jesus quando ensinou a Bíblia pela primeira vez? Resp: 12 anos
·         Qual era o nome da cidade em que Jesus foi com seus pais para festejar a Páscoa? Resp: Jerusalém
·         O que aconteceu na volta para sua casa? Resp: Jesus ficou desaparecido por três dias.
·         O que Jesus estava fazendo quando seus pais o encontraram? Resp: Ensinando a Palavra de Deus para os mestres da Lei.
·         Vocês acham que Jesus estudava a Bíblia desde pequeno? Resp: Sim
·         O que são os Evangelhos? Resp: São os 4 primeiros livros do Novo Testamento.
·         Quais são eles? Resp: Mateus, Marcos, Lucas e João
·         O que são parábolas? Resp: São histórias curtas contadas para ensinar a verdade
·         Jesus ensinava a verdade contando parábolas? Resp: Sim
·         O que precisou ser feito para que a Bíblia fosse escrita em outras línguas? Resp: Traduzí-la
·         Por que é importante ler a Bíblia? Resp: Porque a Bíblia é a verdade.
·         Vamos falar nosso versículo de hoje? Resp: João 17:17


6. HORA DE BRINCAR
Formando pares:
               Leve alguns objetos para a célula. Esses objetos são usados na Bíblia como uma comparação à Palavra de Deus,. Escreva em papéis separados os versículos abaixo e coloque-os espalhados sobre a mesa ou sobre o chão; certifique-se de que estarão em local onde as crianças poderão pegá-los. Então, separe dois grupos. Em seguida, o líder irá mostrar um dos objetos e, ao seu sinal, os grupos começarão a procurar o versículo referente ao objeto mostrado. O grupo que for mais rápido vence a brincadeira (marque o tempo para cada um dos grupos).

               Os objetos com que a Bíblia é comparada são:

 - Lâmpada / lanterna
“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para os meus caminhos.” (Sl 119:105)

- Água (copo de água)
Para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra”. (Efésios 5:26)

- Pão
Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer desse pão, viverá para sempre”. (João 6:51)

- Vinho (copo de suco de uva)
 “Ah! Todos vós, que tendes sede, vinde comprai e comei sem preço, vinho e leite” (Isaías 55:1)

- Ouro (Bijuteria dourada)
“Os seus ensinos são mais preciosos do que o ouro” (Salmos 19:10)

- Mel (pote de mel/melzinho)
“ A Palavra de Deus é mais doce do que o mel” (Salmos 19:10)



Nenhum comentário:

Postar um comentário