sexta-feira, 29 de abril de 2016

Amigo do mundo, inimigo de Deus

Principio: Quem é amigo do mundo se torna inimigo de Deus.
Versículo: Quem quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus. Tiago 4:4
Alvo: Ensinar as crianças que o diabo é o nosso inimigo e usa falsos amigos para nos enganar. Para ser amigo de Deus é preciso rejeitar as mentiras do diabo.

Quebra-Gelo:
Quem já ouviu falar que os gatos são inimigos dos ratos? Vocês já assistiram o desenho do Tom e Jerry? Bom, nesse desenho, podemos ver o quanto os gatos odeiam os ratos. Você sabe me dizer por que eles não são amigos? Porque o desejo do gato sempre é matar o rato, por isso eles não são amigos. Da mesma forma, você não pode ser amigo de quem quer enganar você. Então, hoje, vamos falar sobre os falsos amigos.

Louvor: Escolho Deus - Thalles; Jesus é Deus

Contando a Historia:
Mateus 26:14-50
Judas Iscariotes, um dos doze discipulos, foi falar com os chefes dos sacerdotes e disse: Quanto vocês me pagam para eu lhes entregar Jesus? E eles lhe pagaram trinta moedas de prata para isso. E, daí em diante, Judas ficou procurando uma oportunidade para entregar Jesus. Então, os discipulos fizeram um jantar de Pascoa. Quando anoiteceu, Jesus e os doze discipulos sentaram -se para comer. Durante o jantar, Jesus disse: Eu afirmo a vocês que isto é verdade: um de vocês vai me trair, pois o filho do homem vai morrer da maneira como dizem as escrituras Sagradas; mas ai daquele que está traindo o filho do homem! Seria melhor para ele nunca ter nascido! Então, Judas, o traidor, perguntou: Mestre, o Senhor não está achando que sou eu, está? Jesus respondeu: Quem está dizendo isso é você mesmo.
Depois disso Jesus foi orar com seus discipulos em um jardim. Jesus ainda estava falando quando Judas chegou, e com ele veio uma grande multidão armada com espadas e porretes, mandada pelos chefes dos sacerdotes e pelos líderes judeus. O traidor tinha combinado com eles um sinal. Ele havia dito: " Prendam o homem que eu beijar, pois beijarei Jesus." Judas se aproximou de Jesus e disse: Mestre, que a paz esteja com os Senhor! E o beijou. Jesus respondeu: Amigo, o que você vai fazer, faça agora. Então, eles chegaram, prenderam Jesus e o amarraram.

Hora de Ouvir:
Inimigo de Deus
Mesmo vivendo entre os discipulos de Jesus, havia uma pessoa que não era seu verdadeiro amigo; o nome dele era Judas Iscariotes. Judas andava com Jesus, mas seu coração era mau.
Judas deixou o diabo entrar em seu coração e se uniu aos inimigos de Jesus. Jesus sabia exatamente quem eram seus inimigos e que planejavam matá-lo. Jesus, também sabia que Judas iria traí-lo e entregá-lo aos seus inimigos, por isso não confiava nele.
Portanto, o exemplo de Judas ensinou uma verdade importante para você: " Se Jesus tinha inimigos, você também terá inimigos". Jesus não foi enganado por Judas, pois Jesus sabia tudo o que iria acontecer com ele, contudo, se você não ficar atento, você poderá ser enganado. Portanto, você precisa saber quem é seu inimigo para não permitir que ele engane você.
Você sabe quem é o inimigo de Deus? O inimigo de Deus é o diabo. Então, se o diabo é o inimigo de Deus, ele é nosso inimigo também; mas não precisamos temer, pois Jesus já venceu o diabo na cruz. A vitoria de Jesus aconteceu quando ele ressuscitou.
Entretanto, mesmo assim, o diabo irá tentar enganar você, sabe como ele vai tentar fazer isso? Ele vai fazer isso através de falsos amigos. Assim como o diabo usou Judas, que parecia ser amigo de Jesus, ele tentará trazer a nós falsos amigos.

Parecem amigos, mas não são!
Os falsos amigos nem sempre são pessoas de carne e osso. Eles são criaturas invisiveis que se aproximam de algumas crianças para conversar com elas. Por isso, não estamos falando nem dos amigos nem dos colegas com quem você costuma brincar, mas, sim de outro tipo de amigo; aquele que é "inventado". Esses são falsos amigos, mas não são!
Quem são os amigos imaginários? Algumas crianças dizem ter um amigo imaginário que não conseguem ver. Na verdade, eles não são amigos. O diabo apenas os usa para conversar com as crianças com o alvo de enganá-las com mentira, do mesmo modo como usou Judas para andar tão perto de Jesus com o fim de traí-lo. Judas era um amigo falso. Ele parecia ser amigo de Jesus, mas não era. da mesma forma, esses "amigos" imaginários não são nossos amigos de verdade.
Se esses amigos imaginários gostassem mesmo das crianças, eles iriam querer conversar com seus pais, avos, amigos, professores, pois essas pessoas gostam de vocês de verdade. Mas, será por que eles não querem que ninguém mais os veja? Porque eles querem manter as crianças sozinhas para poderem "controlar os pensamentos delas".
Entretanto, Jesus não é assim. Ele não faz esse tipo de maldade; Ele não quer controlar seus pensamentos nem sua vida. Jesus apenas convida você para conhecê-lo e para andar com ele. Jesus é seu amigo de verdade, ele está vivo e ama você! Portanto, não gaste seu tempo conversando com amigos imaginários no seu quarto, gaste tempo orando e lendo a Bíblia.
Você já ouviu falar de duendes? Os duendes são criaturas inventadas, presentes em muitas historias para crianças e, as vezes aparecem de verdade para elas. Infelizmente, algumas pessoas gostam de colocar imagens de duendes em suas casas, pois os acham bonitinhos e pensam que eles podem protegê-los do mal. Todavia, eles não sabem que os duendes representam "seres espirituais do mal". o diabo usa essas coisas erradas, contrarias ao que a Biblia ensina.
Você conhece algum desenho animado em que o inimigo se disfarca para parecer bonzinho, mas com o alvo de destruir o outro? Pois é, o diabo também faz isso contra as crianças, apresentando a elas falsos amigos que parecem legais, apenas para engana-las e lançar mentiras em suas mentes. Portanto, tenha cuidado com historias que mostram duendes como amigos das crianças. Os duendes não são amigos das crianças!

Amigo de Deus
Você precisa decidir quem será o seu amigo, pois a Biblia diz que você não pode ser amigo de Deus e amigo do mundo. Veja o que a Biblia diz: " Quem quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus."
Você vai ouvir algumas pessoas dizendo: "Não tem problema brincar com esse boneco de duende, isso é só um brinquedo"; ainda dizem: "isso é somente desenho de duendes". Há pessoas que também falam: " não faz mal assistir filmes de bruxos nem ir a festa de halloween, essas coisas são somente uma brincadeira!" Mas isso não é verdade. Quando você se envolve com essas coisas, significa que você está aceitando ser amigos delas. Lembre-se de que "ser amigo do mundo é o mesmo que gostar das coisas erradas que tem no mundo e que desagradam a Deus."
Isso é mesmo muito sério! Sabe por quê? Porque começa apenas como brincadeira, mas depois, esses falsos amigos podem controlar seus pensamentos. Então, você não sentirá mais vontade de orar nem ler a Biblia, porque essas coisas afastam você de Jesus. O que você deve fazer com as coisas afastam você de Jesus. o que você deve fazer com as coisas erradas que o diabo oferece? Rejeitar! Para ser amigo de Deus é preciso rejeitar esses falsos amigos.
Você não precisa deles, porque você já tem Jesus, o melhor amigo de todos! De quem você quer ser amigo? Você quer ser amigo do mais forte ou do mais fraco? Olhe o que a biblia diz: "Vocês são de Deus, e maior é aquele que está em vocês do que aquele que está no mundo." (1 João 4:4). A biblia diz que Jesus é maior que esses falsos amigos apresentados pelo mundo a você. Portanto, Jesus é o mais forte de todos!
Lembre-se disso: " quem tem Jesus não precisa de falsos amigos; Jesus é seu verdadeiro amigo;ande com ele !"

Hora de conversar:
#Qual é o nome do discipulo que traiu Jesus? Resposta: Judas
#O que Judas recebeu dos fariseus para trair Jesus? Resposta: Ele recebeu dinheiro para entregar Jesus aos inimigos.
#Jesus sabia que Judas planejava trai-lo? Resposta: Sim.
#Quem Judas representa para as crianças hoje? Resposta: Os falsos amigos
# Quem é o inimigo de Deus? Resposta: O diabo.
#Quem é seu verdadeiro amigo? Resposta: Jesus!

Hora de brincar:
Amigo do mundo ou amigo de Deus.
Faça uma bolinha de massinha clara, simbolizando o amigo de Deus. Em seguida, faça outra bolinha de cor escura, simbolizando o amigo do mundo. Então faça um circulo com as crianças e escolha um para sair do circulo. Neste momento, o líder escolherá duas outras crianças; uma irá segurar a bolinha escura e a outra a bolinha clara. Ao sinal, a criança que saiu deverá voltar e tentar descobrir quem está com as bolinhas e então, apontando para um dos amigos do circulo, irá dizer: " amigo do mundo ou amigo de Deus." A criança escolhida, caso estiver segundo uma das bolinhas, irá responder conforme a bolinha que estiver nas suas mãos. Se a criança estiver segurando a bolinha escura, ela deve responder: " amigo do mundo" , mostrando a bolinha em sua mão. Se a criança estiver segurando a bolinha de cor clara, ela mostrara a bolinha e dirá: "amigo de Deus". Repita esta atividade com as outras crianças. As crianças que acertarem quem estiver com as bolinhas claras, ganhará uma bala ou um pirulito.
Moral: nós escolhemos as pessoas que podem ser nossos amigos. Escolhemos os amigos do mundo ou amigos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário