quarta-feira, 13 de abril de 2016

aula 7 Semana 01/10 á 07/10/2018 A voz da verdade

A voz da verdade 


Principio: Deus fala através da Bíblia.
Versículo: E conhecereis a verdade, e a verdade os libertara. João 8.32.
Alvo: Ensinar as crianças a discernir a voz de Deus em seus corações e, também, discernir as vozes que não são de Deus.



1- Quebra-geloTelefone sem fio
O líder deverá colocar as crianças em fila, lado a lado. Ele começa  falando  uma frase ou uma palavra no ouvido de uma criança que está ao seu lado, na roda. Essa criança, deverá falar no ouvido da próxima, e assim sucessivamente até que chegue no líder pela criança que está do outro lado. Então ele deverá dizer se a mensagem que chegou para ele foi a mesma que o líder disse no início. O primeiro da fila é o próximo da brincadeira, que dirá uma nova frase.
Dica: Escolha trechos de versículos ou frases como “Jesus ama você”.
Mesmo conhecendo vocês , nem sempre é fácil reconhecer a voz de todos e saber a verdadeira frase . Hoje falaremos sobre como reconhecer a voz de Deus e a voz do engano, exatamente como Paulo fez.

2- Louvor: Samuel (Aline Barros). 

3- Contando histórias
Atos 16:16-23
 16Certo dia, quando estávamos indo para o lugar de oração, veio ao nosso encontro uma escrava. Essa moça estava dominada por um espírito mau que adivinhava o futuro, e os seus donos ganhavam muito dinheiro com as adivinhações que ela fazia. 17A moça começou a nos seguir, gritando assim:
— Estes homens são servos do Deus Altíssimo e anunciam como vocês podem ser salvos!
18Ela fez isso muitos dias. Por fim Paulo se aborreceu, virou-se para ela e ordenou ao espírito:
— Pelo poder do nome de Jesus Cristo, eu mando que você saia desta moça!
E, no mesmo instante, o espírito saiu. 19Quando os donos da moça viram que não iam poder mais ganhar dinheiro com as adivinhações dela, agarraram Paulo e Silas e os arrastaram até a praça pública, diante das autoridades.20Eles os apresentaram a essas autoridades romanas e disseram:
— Estes homens são judeus e estão provocando desordem na nossa cidade. 21Estão ensinando costumes que são contra a nossa lei. Nós, que somos romanos, não podemos aceitar esses costumes.
22Aí uma multidão se ajuntou para atacar Paulo e Silas. As autoridades mandaram que tirassem as roupas deles e os surrassem com varas. 23Depois de baterem muito neles, as autoridades jogaram os dois na cadeia e deram ordem ao carcereiro para guardá-los com toda a segurança.

4- Hora de ouvir:
A história de Paulo que acabamos de ouvir nos ensina que, às vezes existem vozes parecidas com a verdade, entretanto, é apenas um engano. Por isso as crianças precisam saber como identificar a voz de DEUS. Vamos descobrir?

Deus fala através da Bíblia
Você sabe a primeira coisa que um bebê aprende? Ele aprende a conhecer a voz de sua mãe. Quando o bebe esta na barriga da mãe ele ouve a sua voz durante muito tempo e depois que nasce ele não conhece a mãe pelo rosto, mas pela voz dela. Por isso, quando o bebe chora e sua mãe conversa com ele , o bebê se acalma e fica tranquilo. Isso não é interessante?

Contudo, existe uma voz que todas as crianças precisam conhecer, é a voz de Deus. Sabe como você pode conhecer a voz de Deus? Deus fala através da Bíblia. Isso não significa que quando você abrir a bíblia  você ira ouvir uma voz falando com você, não é isso. Significa que a bíblia é a mensagem de Deus para você.

Você já viu como enviamos mensagens pelo celular? Quando recebemos uma mensagem escrita através do celular, não ouvimos a voz da pessoa que enviou, contudo, podemos dizer que aquela pessoa esta falando com você. Da mesma forma, quando você Le a bíblia, você não ouve a voz de Deus falando alto, todavia, Deus esta falando com você através do que esta escrito.

Deus fala através do que esta escrita na Bíblia. Por isso você deve ter muito cuidado quando você ouvir alguma pessoa falando algo diferente daquilo que você aprendeu na Bíblia. A voz diferente daquilo que esta escrita na Bíblia.

Uma voz diferente da voz de Deus.

Na historia bíblica que lemos, o apostolo Paulo ouviu uma jovem falar às pessoas que ele era um enviado de Deus. Aquilo que ela falava era a verdade, entretanto Paulo achou estranho.
Ele achou estranho porque aquela moça gastava dinheiro fazendo adivinhações. Quando Paulo percebeu que por detrás dela um espírito maligno falava através de sua boca, Paulo repreendeu o espírito e depois disso ela não conseguiu adivinhar.

Vamos aprender o que a Bíblia fala sobre pessoas que fazem adivinhações? 
Não deve haver adivinhadores no meio do povo de Deus nem pessoas que tiram sorte e nem os que invocam  os espíritos dos mortos. O Senhor Deus não quer que vocês façam isso (Deuteronômio 18:10-14)

Quem são os adivinhadores? Os adivinhadores são as pessoas que tentam acertar o futuro das outras pessoas. Contudo, a Bíblia diz que os adivinhadores não falam da parte de Deus, mas por outros espíritos que agem neles, como agiu naquela jovem da historia de Paulo, certamente, tais espíritos são malignos! As pessoas que leem a sorte das outras pessoas fazem a mesma coisa. Essas pessoas sempre usam alguma coisa para adivinhar o futuro como bola de cristal, cartas de baralho, pedras de búzios ou leitura de mão. Isso tudo é adivinhação  e Deus detesta estas coisas. Ele ama as pessoas e deseja salva-las, mas Deus não gosta destes pecados. Se você vir alguém usando essas coisas, fuja deles, porque eles não falam da parte de Deus.

Rejeite o que é errado. A bíblia diz que você pode rejeitar o engano e as mentiras do diabo, sabe como? Resistam o diabo e ele fugira de vocês. Resistir é o mesmo que recusar, participar dessas coisas erradas.

Nunca se esqueça da bíblia é a verdade. Se a bíblia diz que estas coisas não agradam a Deus, você não deve jamais acreditar nelas. Por isso tenha muito cuidado com o que você vê e ouve na televisão, no cinema, nos livros, na escola ou através de seus colegas e professores que não conhecem a Deus.

O diabo usa muitas vozes diferentes para enganar as crianças, porque o alvo do diabo é destruir as crianças. Mas se você conhecer a Verdade, que é a Palavra de Deus você será livre de todas as mentiras.

Não tenha medo! Você não precisa ter medo, porque Jesus é mais forte que todas essas coisas. Jesus esta com você. Ele guarda você e jamais o abandonara.
Desde o momento que você levanta pela manha, Jesus esta com você. Você nunca esta sozinho.

Oração: Ore repreendendo todo tipo de voz maligna que tem confundido a mente das crianças com mentiras. Ore guardando a mente delas de todo engano e declarando a paz de Deus em seus corações.


5- Hora de conversar

Qual o nome do apostolo da historia de hoje?
R: Paulo

O que a jovem da historia falou sobre Paulo?
R: Que ele era enviado de Deus.

Ela falava da parte de Deus?
R: Não

O que Paulo fez depois de ficar indignado com a situação da jovem?
R: Repreendeu o espírito que falava através dela

Como a bíblia diz que devemos vencer as mentiras do diabo?
R: Resistam o diabo e ele fugira de vocês.

Porque a bíblia diz que devemos conhecemos a verdade?
R: E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. João 8:32

6- Hora de Brincar
O líder deve colocar uma venda em uma criança, enquanto estiver com a venda às outras trocam de lugar, trocam de sapato, de blusa e ao tirar à venda a criança deve dizer o que esta de errado.
Se ela errar as crianças dizem e conhecereis a verdade e ela vos libertara.

Escolha outra criança e o vencedor é o que acertar todas as diferenças no lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário