quinta-feira, 9 de junho de 2016

Deus nunca se atrasa.

Principio: Deus sempre age na hora certa!
Versículo: Deus é fiel e cumprirá as promessas. Hebreus 10:23
Alvo: Motivar a fé das crianças para crer na Palavra de Deus, mesmo que as coisas demorem a acontecer.
Quebra Gelo:
Material: Suco pronto, formas de gelo ou picolé.
O líder levará suco para a reunião de célula. Na reunião, o líder dirá: “Hoje, vocês farão algo especial pra comerem juntos”. Então coloque forminhas de picolé ou uma forma de gelo nas mãos das crianças, enchendo-as de suco. Em seguida, pergunte: “Qual o segredo de nosso lanche hoje?” O segredo é “esperar”! Somente poderemos comer nossos picolés depois de ficarem prontos. Mas, para que isso aconteça, eles precisam ir para o congelador por um tempo. Então, o líder deve levar os picolés ao congelador. Sirva os picolés no final da reunião. Se o anfitrião não tiver um congelador, use outro alimento que mostrará as crianças o mesmo principio de esperar.
Moral: Às vezes temos que esperar para ver Deus agir em nossa vida, mas Deus nunca se atrasa.
Louvor:
Precioso Rebanho – CD Aguá viva; Deus tem o melhor pra mim - Fernandinho
Contando as historias:
João 11:1-46
Hora de ouvir:
Deus nunca se atrasa.
Quando lemos essa historia, temos a impressão de que Jesus não agiu direito com seu amigo Lazaro, pois ele não foi visita-lo imediatamente quando recebeu a noticia de que seu amigo estava doente. E, como lemos, Lazaro acabou morrendo. Por que será que Jesus agiu assim? Será que Jesus pensou que não era nada grave e que Lazaro poderia esperar um pouco mais? Será que Jesus estava cansado demais para ir visita-lo? Não, não foi por nenhuma dessas razões. A razão certa é que Jesus sabia a hora correta de agir.
Saber que Jesus sempre age no momento certo é algo importante para as crianças. As crianças precisam aprender essa importante lição, pois, normalmente, a criança não gosta muito de esperar. Quando você pede para ir brincar na casa de um amigo, e sua mãe diz: “Amanha você vai!” Você, normalmente não aceita e reclama muito. Mas, por que isso acontece? Porque infelizmente, você não gosta de esperar. Se você age assim com sua mãe, também pode agir desse modo com Deus.
Você se lembra da lição “Milagre não é magica”? Na mágica você pode ter tudo instantâneo, na mesma hora. Você já ouviu alguém dizendo assim: “aconteceu num passo de mágica!” Pois é, muitas vezes, queremos ver Deus fazer as coisas que pedimos a ele na mesma hora que pedimos. Mas às vezes, Deus nos manda esperar!”“.
Você sabe esperar? Jesus sabia esperar, porque ele confiava que Deus estava no controle de tudo, por isso, nada poderia dar errado. Quando você estiver em situações difíceis, em que parece que Deus se esqueceu de você, creia que Deus está no controle de tudo! E, assim, tudo vai dar certo. Deus não é como você ou algumas pessoas que sempre se atrasam, que sempre precisam se desculpar pelo atraso. Deus é diferente; ele nunca se atrasa.
Você já se atrasou alguma vez? Você já se atrasou para ir à escola? Você já correu para pegar um elevador e ele fechou bem no momento em que você chegou perto dele? Você já chegou atrasado numa festa de aniversario, depois de todos terem cantado “os parabéns”? Então, você sabe o que é se atrasar. Mas, Deus nunca se atrasa! Isso não é incrível? Deus sempre age na hora certa! Sabe por quê? Por que Deus vê o milagre antes de nós. E ele sabe a hora certa de agir.
Deus sempre age na hora certa!
Jesus não ficou apressado para visitar Lazaro, mas as outras pessoas ficaram. Os discípulos de Jesus pensaram que ele iria sair correndo para orar com Lazaro. As irmãs de Lazaro também esperavam que Jesus chegasse rapidamente após a noticia ter chegado a ele; as pessoas que estavam consolando as irmãs de Lazaro ficaram comentando sobre um suposto atraso de Jesus! Mas, será que ele chegou atrasado? Claro que não! Porque Deus sempre age na hora certa!
Jesus era o único que sabia a hora certa de agir. Se Jesus tivesse ido orar com Lázaro quando foi chamado, certamente, ele poderia cura-lo, e isso seria um grande milagre! Todavia, ressuscitar Lazaro foi um milagre muito maior! Essa verdade nos ensina algo importante:
Deus tem coisas grandes para fazer que, às vezes, nós não sabemos. Pode ser que Deus deseja fazer coisas grandes em sua vida e em sua família, portanto você precisa confiar que Deus tem o tempo certo de agir. Pode ser que você esteja orando para Deus salvar uma pessoa de sua família, Mas Deus deseja salvar a família inteira.
Veja, quando Jesus ressuscitou Lázaro, muitas pessoas que estavam lá creram em Jesus e foram salvas. Lázaro recebeu o milagre da ressurreição, contudo, muitas pessoas recebam o milagre da salvação!
Acredite! Deus nunca se atrasa. Ele sempre age na hora certa! A hora certa é a hora de o milagre acontecer.
Hora de Conversar:
·         Qual era o nome do amigo de Jesus que estava doente? Resposta: Lázaro.
·         Qual era o nome das irmãs de Lázaro? Resposta: Maria e Marta.
·         Por que Jesus não foi visitar seu amigo no momento que foi chamado? Resposta: Porque o tempo de Deus não é igual o nosso.
·         Quando Jesus chegou à casa de Lázaro, ele chegou atrasado? Resposta: Não.
·         Por que podemos dizer que Jesus não chegou atrasado a casa de Lázaro? Resposta: Porque Deus nunca se atrasa!
Hora de brincar:
Passar a bola.
Forme duas filas com, no mínimo três crianças em cada. Entregue uma bola para cada equipe. Em seguida, cada fila deverá passar a bola para cada integrante do grupo, cada fila deverá passar a bola para cada integrante do grupo, passando-a por cima, começando do primeiro até o ultimo. Depois, para voltar à bola, ela deverá ser passada por baixo, entre as pernas de cada criança. Quando a equipe terminar, todos deverão falar o versículo juntos. A equipe que fizer toda a atividade em menor tempo vence a brincadeira. O tempo será contado o inicio da atividade até quando as crianças terminarem de falar a referencia do versículo.
Moral: Nós podemos nos atrasar, mas Deus nunca se atrasa.


6 comentários:

  1. Olá, você tem a Lição 13: Jesus é o Pão do Céu?
    Acho que é anterior a essa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi conseguiu? Eu tenho a aula... posso mandar por e-mail.

      Excluir
  2. Bom dia! Alguém tem a lição anterior Jesus é o Pão do Céu?
    Obrigada! Magda Oliveira Dias

    ResponderExcluir
  3. Esta faltando a 13 e a 15 :((((((((((( me manda por favor
    jessvideira@gmail.com !!

    ResponderExcluir