terça-feira, 11 de outubro de 2016

Mês das Crianças - Aula 2

O GIGANTE CAI DIANTE DE DAVI

PRINCÍPIO: A Palavra de Deus é a nossa arma mais poderosa.

VERSÍCULO: Efésios 6:17 “Recebam a salvação como capacete e a palavra de Deus como a espada que o Espírito Santo lhes dá”.

ALVO: Ensinar que as armas que o filho de Deus usa para vencer os inimigos não são visíveis, mas sim invisíveis. O “Nome” e a “Palavra” de Deus são armas poderosas na boca do filho de Deus.    


1)      Quebra-Gelo:

MATERIAL: Imagine algo pesado que uma criança sozinha não consiga segurar, mas que algumas crianças consigam juntas. Sugestão: sofá da sala.

PROCEDIMENTO: Reúna as crianças e diga para ela: Vamos imaginar que vou me mudar e que deixei você encarregada de carregar o meu sofá (peça para uma das crianças tentarem carregar sozinha). Puxa, como é pesado, não é? Acho que estou exagerando, né? Mas, como você é corajosa, não recusou o desafio. Mas, sozinha você não consegue porque é muito pesado. Chame outra criança para ajudar e diga: Mas, e se viesse outra pessoa? Já era uma ajuda. Você já conseguiria mover o objeto de lugar. E, se viesse duas, três, quatro, pessoas para ajudar? Você nem precisa mais fazer tanta força. Apesar de ser você a encarregada de transportar o sofá, agora tem uma ajuda especial e a sua tarefa foi cumprida.

MORAL: Nós temos um grande aliado nas nossas guerras, Jesus! Ele possui toda a força e nunca nos deixará sozinhos com os nossos problemas!

2)      Louvor:

Eu li na Bíblia – Aline Barros
Eu tenho a força de Deus – Cristina Mel
Rebanho Precioso – Agua Viva

3)      Contando histórias:   

TEXTO BÍBLICO: 1 SAMUEL 17; 18:1-2
            Saul e os israelitas se prepararam para lutar contra os filisteus. Um homem chamado Golias desafiou os israelitas. Ele gritou: “Escolham um dos seus homens para lutar comigo. Se ele vencer e me matar, nós seremos escravos de vocês; mas, se eu vencer e matá-lo, vocês serão nossos escravos”. Certo dia, Davi foi levar alimentos para seus irmãos na guerra. Quando chegou lá ele escutou Golias desafiando o exército de Israel. Davi correu para a frente de batalha e perguntou: “Afinal de contas, quem é esse filisteu pagão para desafiar o exército do Deus vivo?”. O rei Saul mandou chamar Davi. E Davi disse a Saul: “Eu vou lutar contra ele”. Saul respondeu: “Você não passa de um rapazinho, e ele tem sido soldado a vida inteira!”. Disse Davi: “O Senhor Deus me salvou dos leões e dos ursos e me salvará também desse filisteu”.           Respondeu Saul: “Vá, e que o Senhor Deus esteja com você!”. Davi pegou o seu bastão, escolheu cinco pedras lisas e pôs na sua sacola. Pegou também a sua funda e saiu para enfrentar Golias. Golias olhou bem para Davi e começou a caçoar, porque Davi não passava de um rapaz. Disse Davi: “Você vem contra mim com espada e lança, mas eu vou contra você em nome do Senhor Todo-Poderoso, que você desafiou. Hoje mesmo o Senhor Deus entregará você nas minhas mãos; eu o vencerei e cortarei a sua cabeça”. O mundo inteiro saberá que o povo de Israel tem um Deus, e todos verão que não precisa de espadas ou de lanças para salvar o seu povo. Davi pegou uma pedra e com a funda a atirou em Golias. A pedra entrou na testa de Golias, e ele caiu de cara no chão. Davi correu, ficou de pé sobre Golias, tirou a espada dele da bainha e o matou, cortando com ela a cabeça dele. E assim, Davi venceu Golias e o matou apenas com uma pedra.


4)        Hora de Ouvir
                                                                                                                                                                   A) DAVI DERRUBOU O GIGANTE REPRESENTANDO O NOME DE DEUS:
Davi era apenas um garoto. Ele não sabia lutar com espada, pois era um pastor de ovelhas, mas, Davi confiava em Deus. Por que Davi confiava tanto em Deus? Porque sempre que passava por dificuldades, ele orava e recebia ajuda de Deus. Antes de lutar, Davi disse a Golias como iria vencê-lo: “Eu vou contra você em nome do Deus vivo!”.
Ele confiava no poder do “nome de Deus”. Davi não derrubou o gigante somente com a pedra, mas com a poderosa arma do nome de Deus. Precisamos saber que temos um inimigo, o diabo. Para lutar contra esse inimigo, precisamos de armas que Deus nos dá, o “nome de Jesus”. Você pode usar esse nome, através da oração. Veja o que Jesus disse em João 14:12-13. Quem era maior, Golias ou Deus? Deus é claro! Golias era maior do que Davi, mas não era maior do que Deus! Davi venceu Golias porque confiou em quem era maior do que ele. Você também pode vencer, se você orar e confiar no poder do nome de Jesus!

ORAÇÃO: Ore se o seu pai estiver desempregado; ore se alguém na sua casa estiver doente; ore se houver pessoas violentas, que brigam, batem nos outros e falam palavrão perto de você.

B) DAVI DERROTOU O GIGANTE COM A ESPADA:
Davi já havia recebido a unção de Deus sobre a sua cabeça. Deus disse que ele seria rei. Davi confiou na Palavra de Deus! Para enfrentar os problemas da nossa vida, precisamos confiar no que Deus diz a nosso respeito. Tudo o que Deus diz em Sua Palavra, Ele cumpre. Se você confiar, Deus vai cumprir e você será um vencedor. Por isso, a segunda arma que Deus nos dá é a “Sua Palavra”. Davi derrubou o gigante com uma pedra, mas ele só o venceu com a espada! Você tem uma espada secreta? Ela é a maior de todas as armas: é a palavra de Deus! A palavra de Deus é uma arma que não funciona na mão, ela funciona apenas em sua boca. Davi pegou a espada nas mãos e matou Golias, mas você deve colocar a Palavra de Deus na sua boca e, assim, você vai arrasar com o diabo. Vamos ver como você pode fazer isso

1)    A PALAVRA DESTRÓI AS MENTIRAS DO DIABO: A sua boca sem a Palavra não pode fazer coisa alguma contra o diabo, mas, se você colocar a Palavra em sua boca, é o mesmo que usar uma espada afiada contra o diabo, ele vai sair correndo!

2) A PALAVRA ABRE PORTAS: A Palavra em sua boca tem poder porque é Deus falando através de você. Por isso, quando você ora falando o que a Bíblia diz, Deus pode fazer coisas impossíveis

3) FALE A PALAVRA COM FÉ: Davi só teve coragem porque ele confiou em Deus. Coragem é isso: é saber que o poder de Deus pode ajudá-lo a fazer algo difícil, mesmo quando você sentir medo. Quando você fala a Palavra com fé, você se enche da coragem que vem de Deus. Aprenda a usar as armas do soldado de Deus: o nome de Jesus e a Palavra de Deus em sua boca.


5)      Hora de Conversar:

8 Por que Davi decidiu lutar contra Golias? Porque Golias estava desonrando a Deus.
8 O que Davi usou para derrubar o gigante? Uma pedra.
8 O que Davi disse para o gigante antes de atirar a pedra? Eu vou contra ti em nome de Deus!
8 Como você pode lutar em nome de Deus? Orando!
8 O que Jesus disse sobre orar em Seu nome? Tudo o que pedir em seu nome Ele nos daria.
8 Quem é o seu inimigo? O diabo.
8 Como podemos lutar contra ele? Usando a espada, a palavra de Deus.
8 A nossa espada fica na nossa mão? Não! Onde usamos a espada? Na nossa boca!
8 O que tem mais poder: as mentiras que o diabo diz ou a Palavra de Deus? A Palavra de Deus.
Líder: Pergunte para as crianças e deixe que elas falem.
8 O que o diabo fala sobre você?
8 E o que Deus diz sobre você?

6)      Hora de Brincar:

NOME DA BRINCADEIRA: DERRUBANDO OS NOSSOS INIMIGOS COM A PALAVRA DE DEUS.
MATERIAL: Junte algumas garrafas pet (2 litros) vazias. Cole em cada uma delas um papel escrito: Desobediência, Medo, Tristeza, Ódio, Inimizades, Mentiras, etc Pegue duas bolinhas e escreva em cada uma: Nome de Deus e Palavra de Deus.
PROCEDIMENTO: Coloque as garrafas enfileiradas. Divida as crianças em dois grupos. O alvo é que, uma de cada vez, elas tentem derrubar as garrafas jogando as bolinhas. Ganha quem conseguir derrubar todas as garrafas.
MORAL: Explique que quando o nome de Deus e a Sua Palavra são usadas corretamente, os nossos inimigos são destruídos.


         7) Atividade

Nenhum comentário:

Postar um comentário