terça-feira, 31 de outubro de 2017

“JESUS E A ULTIMA CEIA”



1- Recepção/Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana).

2- Louvor / Adoração

Um Deus grandão – Radicais Kids
Maranata – Ministério Avivah

3- Oferta - Lider, não esqueça de ensinar suas crianças a ofertar, ela crescerá sabendo que o seu direito de prosperar não será roubado por Satanás.

4- Pedidos de Oração
: Lider, ore com as crianças por algum pedido específico.

5- Revisão da lição anterior: “ Jesus e a parábola das dez virgens”

6- Objetivo
: Levar as crianças a saberem da importância da Ceia.

7- Quebra-Gelo: Você já fez uma ceia com a sua família? Como foi?

8- Versículo para Memorizar: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue vive em mim, e eu vivo nele”. João 6:56

9- Referência Bíblica: Lucas 22:7-20 e João 13:1-15

10- Mensagem
 Faltava somente um dia para a Festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado à hora de deixar este mundo e ir para o Pai. Ele sempre havia amado os seus que estavam neste mundo e os amou até o fim.

Jesus e os seus discípulos estavam jantando. O Diabo já havia posto na cabeça de Judas, filho de Simão Iscariotes, a idéia de trair Jesus.  Jesus sabia que o Pai lhe tinha dado todo o poder. E sabia também que tinha vindo de Deus e ia para Deus.

Jesus pegou o pão e deu graças a Deus. Em seguida partiu o pão e o deu aos apóstolos, dizendo: — Isto é o meu corpo que é entregue em favor de vocês. Façam isto em memória de mim. Depois, do mesmo modo deu a eles o cálice de vinho, dizendo: — Este cálice é a nova aliança feita por Deus com o seu povo, aliança que é garantida pelo meu sangue, derramado em favor de vocês. 
Então se levantou, tirou a sua capa, pegou uma toalha e amarrou na cintura.  Em seguida pôs água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha. Quando chegou perto de Simão Pedro, este lhe perguntou: — Vai lavar os meus pés, Senhor? Jesus respondeu: — Agora você não entende o que estou fazendo, porém mais tarde vai entender!  — O senhor nunca lavará os meus pés! — disse Pedro. — Se eu não lavar, você não será mais meu discípulo! — respondeu Jesus. — Então, Senhor, não lave somente os meus pés; lave também as minhas mãos e a minha cabeça! — pediu Simão Pedro. 

Aí Jesus disse: — Quem já tomou banho está completamente limpo e precisa lavar somente os pés. Vocês todos estão limpos, isto é, todos menos um. Jesus sabia quem era o traidor. Foi por isso que disse: “Todos menos um.”

Depois de lavar os pés dos seus discípulos, Jesus vestiu de novo a capa, sentou-se outra vez à mesa e perguntou: — Vocês entenderam o que eu fiz? Vocês me chamam de “Mestre” e de “Senhor” e têm razão, pois eu sou mesmo.  Se eu, o Senhor e o Mestre, lavei os pés de vocês, então vocês devem lavar os pés uns dos outros. Pois eu dei o exemplo para que vocês façam o que eu fiz.

Passado um tempo ali, Jesus e os seus discípulos cantaram um hino e foram para o Monte das Oliveiras.

11- Aplicação:  
            Jesus soube o tempo todo do plano da cruz, afinal Ele veio para a terra justamente para isso. E Ele sabia também que seria uma coisa muito difícil, dolorosa, horrível, e por isso Ele precisava estar na companhia dos discípulos para que, até o final da sua missão, pudesse estar ao lado deles, encorajando e fortalecendo-os.
            Para os judeus, o pão e o vinho já eram elementos essenciais para uma ceia, mas naquele momento eles tinham ganhado um novo significado. O vinho simbolicamente representava o sangue de Jesus, e o pão, o corpo. E é por essa razão que até hoje tomamos a ceia todos os meses em nossas igrejas para nos lembrarmos do sacrifício de Jesus e anunciarmos a Sua morte, até que Ele venha, maranata!
12- Atividade:

 Que tal fazer uma ceia com as crianças? Leve suco de uva e pão para todas elas. Conversem sobre a importância de participar da ceia. Se tiver crianças maiores 12 anos que ainda não são batizadas encorajem-nas a tomarem essa decisão, e até mesmo para os menores enfatize isso! Participar da ceia não é só um privilegio, é  uma ordenança a todos aqueles que fazem parte da Igreja do Senhor.


13- Comunhão / Encerramento/Atividade de pintura


Extraído da apostila "Turma do Reino - volume 3 - Mirian Galli"

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

“JESUS E A PARÁBOLA DAS DEZ VIRGENS”


1- Recepção/Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana).

2- Louvor / Adoração

Jesus Voltará - Vaneyse 

Maranata – Ministério Avivah
Faço o melhor – Quatro por um

3- Oferta - Lider, não esqueça de ensinar suas crianças a ofertar, ela crescerá sabendo que o seu direito de prosperar não será roubado por Satanás.

4- Pedidos de Oração
: Lider, ore com as crianças por algum pedido específico.

5- Revisão da lição anterior: “ Jesus veio para servir”

6- Objetivo: Levar as crianças a se prepararem agora para a volta de Jesus.

7- Quebra-Gelo: Jesus vai voltar para buscar sua igreja, a Sua Noiva, que somos nós, os que o aceitamos como o nosso Salvador e Senhor. Como você acha que será a volta de Jesus? Imagine agora como você gostaria que fosse. Ele voltará numa carruagem? Estará junto com os anjos? Que cor será a sua roupa? O que ele vai falar pra você?

8- Versículo para Memorizar: “Vigiem, porque vocês não sabem qual sera o dia e a hora que Jesus virá” (Mateus 25:13)

9- Referência Bíblica: Mateus 25:1-13

10- Mensagem: 

Jesus disse:
— Naquele dia o Reino do Céu será como dez moças que pegaram as suas lamparinas e saíram para se encontrar com o noivo . Cinco eram sem juízo, e cinco eram ajuizadas. As moças sem juízo pegaram as suas lamparinas, mas não levaram óleo de reserva. As ajuizadas levaram vasilhas com óleo para as suas lamparinas. Como o noivo estava demorando, as dez moças começaram a cochilar e pegaram no sono.
 — À meia-noite se ouviu este grito: “O noivo está chegando! Venham se encontrar com ele!”
 — Então as dez moças acordaram e acenderam as suas lamparinas. Aí as moças sem juízo disseram às outras: “Deem um pouco de óleo para nós, pois as nossas lamparinas estão se apagando.”
 — “De jeito nenhum”, responderam as moças ajuizadas. “O óleo que nós temos não dá para nós e para vocês. Se vocês querem óleo, vão comprar!”
 — Então as moças sem juízo saíram para comprar óleo, e, enquanto estavam fora, o noivo chegou. As cinco moças que estavam com as lamparinas prontas entraram com ele para a festa do casamento, e a porta foi trancada.
— Mais tarde as outras chegaram e começaram a gritar: “Senhor, senhor, nos deixe entrar!”
 — O noivo respondeu: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eu não sei quem são vocês!”
E Jesus terminou, dizendo:
— Portanto, fiquem vigiando porque vocês não sabem qual será o dia e a hora.

11- Aplicação:  
            As noivas sábias e prudentes representam as pessoas que estão preparadas, esperando a volta de Jesus, já as tolas são aquelas pessoas que se esqueceram da volta de Jesus e vivem a sua vida normalmente.
            Muitas vezes por causa dos afazeres do nosso dia-a-dia, e dos nossos compromissos, esquecemos a volta de Jesus. Mas precisamos vigiar, estarmos preparados para a volta de Jesus, porque nós somos a sua igreja, a Sua Noiva. Há muitas pessoas que não aceitam a Jesus e dizem que mais tarde virão para a igreja ou para a célula, e que agora querem aproveitar a vida, mas Jesus voltará sem avisar e essas pessoas serão como as moças tolas e não vão se encontrar com o Noivo porque não estavam preparadas, estavam envolvidas com os prazeres do mundo.

12- Atividade:

            Elaborar uma lista ou desenhos com as crianças, em uma cartolina bem enfeitada, sobre as coisas que podemos fazer enquanto esperamos por Jesus. Ensiná-las a diferenciar que uma coisa é fazer coisas para passar o tempo em uma sala de espera, outra coisa é esperar por Jesus.
            Ex: Em uma sala de espera, no médico, você pode ler revistas, ver televisão, brincar, mexer no celular, comer, etc...Já esperar por Jesus você pode ir à escola, ajudar nos afazeres de casa, pintar, desenhar, passear, assistir televisão, crescer, arrumar um emprego, casar, etc... Mas ao mesmo tempo devemos ter nossa vida diária com Deus, ir à igreja e frequentar a célula, participar dos eventos da igreja e estar espiritualmente preparados, vivendo todos os dias para agradar ao Senhor.


13- Comunhão / Encerramento/Atividade de pintura


Extraído da apostila "Turma do Reino - volume 3 - Mirian Galli"

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

“JESUS VEIO PARA SERVIR”

1- Recepção/Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana).

2- Louvor / Adoração

3- Oferta - Lider, não esqueça de ensinar suas crianças a ofertar, devemos sempre trazer nossa oferta de gratidão à Ele.

4- Pedidos de Oração
: Lider, ore com as crianças por algum pedido específico.

5- Revisão da lição anterior: Deus cuida de Moisés desde bebê"

6- Objetivo: Ensinar às crianças que assim como nosso mestre Jesus veio para servir ao mundo, nós que somos seus discípulos, devemos seguir o seu exemplo, e sermos generosos com as pessoas, sempre prontos a ajudar a quem precisa.

7- Quebra-Gelo: Você costuma ajudar alguém? Com que frequência? O que você faz?

8- Versículo para Memorizar: “O Filho do homem, não veio para ser servido, mas para servir” (Mateus 20:28)

9- Referência Bíblica: Mateus 20:20-28

10- Mensagem:
Jesus disse aos dois filhos dela: — Vocês não sabem o que estão pedindo. Por acaso vocês podem beber o cálice que eu vou beber?
— Podemos! — responderam eles.
Então Jesus disse:
— De fato, vocês beberão o cálice que eu vou beber, mas eu não tenho o direito de escolher quem vai sentar à minha direita e à minha esquerda. Pois foi o meu Pai quem preparou esses lugares e ele os dará a quem quiser.
Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram zangados com os dois irmãos. Então Jesus chamou todos para perto de si e disse:
— Como vocês sabem, os governadores dos povos pagãos têm autoridade sobre eles, e os poderosos mandam neles. Mas entre vocês não pode ser assim. Pelo contrário, quem quiser ser importante, que sirva os outros, e quem quiser ser o primeiro, que seja o escravo de vocês. Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente.
11- Aplicação:  
            Hoje em dia vivemos num mundo em que as pessoas só pensam em si mesmas, se preocupam apenas com os seus interesses, há muito egoísmo...Como podemos mudar essa realidade? Fazendo a diferença! Não seguindo a “onda”, mas seguindo o que a Palavra de Deus diz como devemos agir.
            Jesus nos deixou o exemplo, Ele mesmo veio para servir e não para ser servido. Certa vez, uma missionária disse: “Eu fui chamada para cuidar das pessoas, para ajuda-las a resolverem seus problemas”! E os meus problemas? Os meus problemas eu entrego para Deus. Sei que Ele cuida de mim enquanto estou cumprindo a Sua vontade aqui na terra!

12- Atividade:
            Planeje algumas atividades com as crianças, dando oportunidade a elas para servirem ao próximo. Exemplos: visita a um asilo, um abrigo, listar tarefas que as crianças podem realizar para servir a comunidade.
Se possível, passe alguns vídeos de crianças ajudando as pessoas, praticando o bem, isto serve como inspiração para que elas façam o mesmo! Cuidar das pessoas.

Alguns exemplos de vídeos de crianças que serviram outras crianças e famílias:






13- Comunhão / Encerramento/Atividade de pintura



Extraído da apostila "Turma do Reino - volume 3 - Mirian Galli"

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Célula dia das crianças 2017


Prepare algo especial neste dia das crianças.

Tema: Deus cuida de Moises desde bebê

1- Objetivo: Ensinar às crianças que Deus nos protege quando estamos em perigo.
2- Quebra-Gelo: Você já passou por alguma situação em que você sentiu muito medo? Como foi?
3- Versículo para Memorizar: “Tu és o meu abrigo.“ Salmo 32:7
4- louvor: Voce é especial . O Rebanho Precioso

4- Leitura da Bíblia: Êxodo 1:6-22; 2:1-10
5-Mensagem: Mais tarde José e todos os seus irmãos morreram. Mas os descendentes de Jacó, os israelitas, tiveram muitos filhos e aumentaram tanto, que se tornaram poderosos. Depois o Egito teve um novo rei que não sabia nada a respeito de José. Ele disse ao seu povo: “Vejam! O povo de Israel é forte e está aumentando mais depressa do que nós. Em caso de guerra, eles poderiam se unir com os nossos inimigos, lutariam contra nós e sairiam do país.” Por isso os egípcios puseram feitores para maltratar os israelitas, obrigando-os a fazer trabalhos pesados na fabricação de tijolos, nas construções e nas plantações. Mas faraó continuava preocupado com o crescimento do povo de Israel e ordenou às parteiras: “Matem os bebês que forem meninos, e só deixem vivas as meninas!” Mas as parteiras serviam a Deus, e não obedeceram a Faraó. Então o rei mandou chamar as parteiras e perguntou: “Por que vocês estão fazendo isso? Por que estão deixando que os meninos vivam?” Elas responderam: “É que as mulheres israelitas não são como as egípcias. Elas dão à luz com facilidade, e as crianças nascem antes que a parteira chegue.” Então Faraó ordenou: “Joguem todos os bebês meninos no rio Nilo e deixem só as meninas viverem!” Foi nessa época que dois descendentes de Levi, filho de Jacó, Anrão e Joquebede, tiveram um filho. Joquebede viu que era um bebê muito bonito, por isso o escondeu durante três meses para que os guardas não o matassem. Depois desse tempo, ela não conseguia mais escondê-lo por isso teve a idéia de fazer um cesto. Quando o cesto estava terminado, ela colocou o menino dentro, e colocou-o no rio. Miriã, irmã do bebê, ficou vigiando para ver o que iria acontecer. A filha do rei do Egito foi até o rio e estava tomando banho, quando de repente, ela viu o cesto no meio da moita de juncos e mandou que uma das suas escravas fosse buscá-lo. A princesa abriu o cesto e viu um bebê chorando. Ela ficou com muita pena dele e disse: “Este é um menino israelita.” Então a irmã da criança perguntou à princesa: “Quer que eu vá chamar uma mulher israelita para amamentar e criar esta criança para a senhora?” “Vá” – respondeu a princesa. Então a moça foi e trouxe a própria mãe do menino. Aí a princesa lhe disse: “Leve este menino e o crie para mim, e eu pagarei pelo seu trabalho.” A mulher levou o menino e o criou. Quando ele já estava grande, ela o levou à filha do rei, que o adotou como filho. Ela pôs nele o nome de Moisés e disse: “ Eu o tirei da água.”
6-Aplicação: Deus faz coisas tremendas! Ele usou a própria filha do Faraó para proteger a vida de Moisés. Se você está com medo de alguma coisa, confie no Senhor e declare que assim como Ele protegeu Moisés, Ele vai proteger você também porque Ele te ama e te trouxe ao mundo para viver bem, feliz e seguro!
7- Exercício de fixação: Cabana – Faça uma cabana com cabos de vassouras, cadeiras, lençóis, etc. Use a criatividade das crianças. Depois de terminada, deixe que duas ou três crianças (depende do espaço da cabana) entrem na cabana, quando estiverem dentro, você pode ir fazendo algumas perguntas para elas, ou pedir para as crianças que estão do lado de fora fazerem perguntas, sobre o que elas estão sentindo (ex: o lugar é quentinho? está protegido?) Você também pode fazer uma chuva de papel, jogar em cima da cabana, e mostrar que eles não se molham porque a cabana protege. Pode também fazer uma brincadeira com as crianças que estão fora: algumas são animais ferozes que pegam as outras que estão fora da cabana, e as crianças dentro da cabana não são atacadas porque estão protegidas. Crie outras brincadeiras usando a cabana! Explicar que a cabana protege do frio, do calor, da chuva e do perigo, ela é um abrigo, assim como o Senhor é o nosso abrigo!