quarta-feira, 20 de maio de 2015

A Sabedoria do Rei Salomão encanta a rainha de Sabá.

11 – A SABEDORIA DO REI SALOMÃO ENCANTA A RAINHA DE SABÁ

PRINCÍPIO: Deus pode usar você para falar com sabedoria.
VERSÍCULO: Efésios 5:15 “Portanto, prestem atenção na sua maneira de viver. Não vivam como os tolos, mas como os sábios”.
 ALVO: Ensinar como cada criança pode dar bom testemunho de Deus na sua casa, na escola ou outro lugar.



Ø  QUEBRA-GELO: MATERIAL: Folhas de jornal inteira; folha de papel ofício. Escreva SENHOR JESUS
cada letra em um pedaço de papel. Escreva também o nome de algumas crianças. Leve algumas folhas de jornal inteiras.
PROCEDIMENTO: Diga a eles: Vocês estão vendo estes pedaços de jornal? Eles nos trazem notícias do mundo inteiro, não é mesmo? Vamos dizer que este jornal representa o mundo? Rasgue a folha de jornal em pedaços menores. Misture os papéis junto com os pedaços de jornal. Depois diga a eles novamente: Vamos achar vocês aqui no meio do mundo? Coloque as crianças para procurarem seus nomes no meio dos outros pedaços de jornal. Quando elas acharem, organize de modo que forme a expressão SENHOR JESUS. Diga a eles: Sabe por que estamos no mundo? Para apresentar aos outros uma pessoa muito especial: o SENHOR JESUS. O rei Salomão fez isso. É o que veremos hoje.

Ø    LOUVOR: eu li na Biblia, Mestre mandou.
Ø CONTANDO HISTÓRIA:
 TEXTO BÍBLICO: 1 REIS 10:1-13
A rainha de Sabá ouviu falar da fama de Salomão e foi até Jerusalém a fim de pô-lo à prova com perguntas difíceis. Quando se encontrou com Salomão, ela lhe fez todas as perguntas que pode imaginar. Ele respondeu a todas; não houve nenhuma que fosse difícil demais para ele responder. A rainha de Sabá viu o palácio que Salomão havia construído. Viu a comida que era servida. Viu os apartamentos dos seus altos funcionários. Viu os empregados que o serviam nas festas e os sacrifícios que ele oferecia no Templo. Então ela disse ao rei: “Tudo aquilo que eu ouvi no meu país a respeito de você e da sua sabedoria é, de fato, verdade”. A sua sabedoria e a sua riqueza são muito maiores do que ouvi dizer. Ela entregou ao rei os presentes que havia trazido: mais de quatro mil quilos de ouro e uma grande quantidade de especiarias e pedras preciosas. Nunca mais veio uma quantidade tão grande de especiarias como a que a rainha de Sabá deu a Salomão. O rei Salomão deu a rainha de Sabá tudo o que ela quis e pediu. Então, a rainha e os seus servidores voltaram para Sabá, a sua terra.

Ø APLICAÇÃO NA VIDA DA CRIANÇA:
Vamos ver o que aprendemos com essa história da bíblia?
Primeiro aprendemos que:
  A) DEUS DÁ ALÉM DO QUE PEDIMOS: O rei Salomão pediu apenas sabedoria para governar, mas Deus deu a ele sabedoria para conhecer a respeito de muitas outras coisas e também muita riqueza. Sabe por que Deus fez isso? Porque Deus se agradou do pedido de Salomão. Salomão demonstrou que levava a sério o seu chamado de ser rei. O reinado de Salomão foi o mais próspero de todos os reis de Israel, nenhum rei foi mais rico do que ele, nem antes e nem depois dele. Você deve aprender a buscar a vontade de Deus para sua vida. Se você buscar a vontade de Deus para sua vida, Deus lhe dará muito mais. O Senhor vai acrescentar tudo o que você precisa, assim como Ele fez com Salomão. 

Aprendemos também que:
B) DEUS SE TORNA CONHECIDO ATRAVÉS DE SEU POVO: Em Deuteronômio 28:1 diz “Se atentamente ouvires a voz do Senhor, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o Senhor, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra”. No reinado de Salomão essa promessa de Deus se cumpriu. O nome de Deus foi exaltado em todas as nações da Terra. Salomão ficou conhecido por causa da sua sabedoria e riqueza. Sabedoria e riqueza não são as únicas maneiras de Deus ser conhecido. Hoje, nós também podemos testemunhar do que Deus está fazendo através de nós. Você mesmo pode começar contando para seus amigos o que Deus está fazendo na sua vida. Por exemplo, quando você ora e alguém é curado.  Comece falando de coisas pequenas e, depois, Deus fará coisas grandes na sua vida.

E por último, também aprendemos que:
C) DEUS QUER SER CONHECIDO ATRAVÉS DE VOCÊ: Mesmo não sendo um rei poderoso e rico como Salomão, Deus pode usar a sua vida para abençoar outras pessoas. Se você orar e buscar a Deus, Ele vai usá-lo para falar de seu nome a outras pessoas. O mais importante não é você ficar famoso, mas fazer o nome de Deus conhecido às pessoas que ainda não O conhecem. Você pode começar a fazer isso no meio dos seus colegas na escola. Vamos aprender como você pode agir com sabedoria?
è Falando como um filho de Deus: Como é o seu modo de falar? A Bíblia diz que Jesus nunca pecou. Isso significa que mesmo quando ele era criança, ele não dizia nada de errado.
è Comportando-se como um filho de Deus: Qual é a sua atitude em casa? Como você fala com os seus pais? E na escola? Da mesma maneira que você respeita os seus pais, você deve respeitar os seus professores. Seja estudioso! Deus deu sabedoria a Salomão, mas ele precisou ler e estudar muito para se tornar sábio. Por isso, estude e seja um bom aluno!
HORA DE CONVERSAR:

8 Hoje nós vamos ouvir o que cada um tem para contar sobre o que Deus já fez em sua vida. Cada criança tem algo que Deus já fez e que vale a pena ser contado. Cada um também pode contar o que tem aprendido e que tem lhe ajudado a ser como Jesus. Portanto, hoje é um dia especial, pois vamos fazer o nome de Deus conhecido no nosso meio através dos testemunhos de cada um de vocês. Quem gostaria de começar?
HORA DE BRINCAR: NOME DA BRINCADEIRA: Estátua Sábia - Coloque um louvor bem agitado, faça um círculo e peça para todos dançarem, quando o líder quiser,  abaixa o volume e diz "estátua sábia"! Todos devem ficar em posição de estátua e o líder vai tentar fazer caretas para ver quem se mexe primeiro. Quem se mexer ou rir sai da brincadeira e vai ajudar ao líder na próxima rodada, fazer rir ou se mexer quem ainda estiver brincando. Vence quem for o último, que ganhará um bombom como prêmio. Moral  da brincadeira: Quem tem sabedoria consegue vencer.

Ø LANCHE: Faça desse momento uma oportunidade de conhecer melhor as crianças.
.
*****************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário