quinta-feira, 28 de maio de 2015

Plantando pra colher

Lição – PLANTANDO PARA COLHER

PRINCÍPIO: A oferta é uma semente que dá fruto!
VERSÍCULO: Gálatas 6:7 “Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá”.  
ALVO: Ensinar que a oferta e o dízimo são sementes e que, ao semeá-las, a pessoa vai colher uma vida próspera. 

Ø  QUEBRA-GELO:  O líder repetirá diversas vezes a frase: A oferta é uma semente que dá fruto! E as crianças repetem também. Uma vez o professor fala a frase em voz normal, outra vez  fala rápido, outra vez fala bem devagar, depois num ritmo de música, outra vez com a mão na cabeça, depois pulando, abaixado... E as crianças vão repetindo a cada vez.

Ø  LOUVOR: A oferta da viuvinha. Escolho Deus.
Ø  CONTANDO  A HISTÓRIA (deixar as crianças lerem na bíblia delas ou na sua)
  TEXTO BÍBLICO: 1 CRÔNICAS 29:23; 2 CRÔNICAS 9:22
E assim o rei Salomão sentou-se no trono de Deus, o Senhor, em lugar de Davi, o seu pai. Ele enriqueceu, e todo o povo de Israel lhe obedecia.
O rei Salomão era mais rico e mais sábio do que qualquer outro rei.
Ø HORA DE OUVIR
  O DINHEIRO É UMA SEMENTE! VAMOS VER O QUE DEUS DIZ SOBRE O DINHEIRO?

A) CADA SEMENTE TEM UM TEMPO PARA SE COLHER:
Quando você planta uma semente de laranja, ela brota logo no dia seguinte? Não. E quando a semente nasce ela cresce no mesmo dia e se torna uma grande árvore? Também não. Isso nos ensina que a semente que a semente que você planta em forma de oferta a Deus também não nasce na mesma hora. Você oferta hoje, mas vai colher depois.
Você pode ter certeza que Deus não se esquece de nenhuma das suas sementes. Ele vai te dar de volta os frutos de cada uma das sementes que você plantar. Sabe por que? Porque foi Ele mesmo quem garantiu isso. Vejam o que Ele disse sobre isso: (ler o texto Ml.3:10b) “Ponham-me à prova e verão que eu abrirei as janelas do céu e farei cair sobre vocês as mais ricas bênçãos”!
Abrir as janelas do céu quer dizer que Deus vai lhe dar tudo o que você precisa, assim como deu a Salomão. Portanto aprenda a ofertar do seu dinheiro a Deus e creia que a sua oferta é uma semente.
Assim como em toda plantação você vai colher o que plantou, se você plantar dinheiro, você vai colher dinheiro. E aprenda a esperar o tempo certo para você colher. Deus mesmo vai enviar do céu o fruto da sua semente porque Ele disse que faria assim.

B) OS DOIS TIPOS DE SEMENTE – O DÍZIMO E A OFERTA:
No livro de Malaquias Deus nos diz duas coisas muito importantes sobre os dois tipos de sementes da prosperidade. A primeira coisa que Deus diz, na verdade é uma pergunta. Vejam só o que Deus perguntou ao povo daquela época: “Eu pergunto: será que alguém pode roubar a Deus? Mas vocês estão roubando e ainda perguntam: Em que estamos te roubando? Vocês estão me roubando nos dízimos e nas ofertas. Ml.3:8
Em seguida, Deus dá uma ordem ao seu povo em relação ao dízimo: “Eu sou o Senhor, ordeno, tragam todos os dízimos...” Ml.3:10a. Por que Deus disse essas coisas? Por que será que Ele falou tão claramente sobre dízimos e ofertas? Deus precisa de dinheiro? Será que Ele está interessado em nosso dinheiro? Não! Ele não está interessado em nosso dinheiro! Mas Ele está interessado em nosso coração.
Jesus disse que se você amar o dinheiro, ele vai se tornar o seu tesouro e vai ocupar o lugar de Deus no seu coração. A maneira de você mostrar para Deus que o ama é entregando o dízimo e as ofertas.
c O QUE É DÍZIMO? O dízimo é a primeira parte de tudo o que você ganha. E deve ser entregue a Deus.Será que Ele está interessado em nosso dinheiro?
c O QUE É OFERTA? A oferta é um presente seu para Deus e é você que escolhe o valor.
CONCLUSÃO: Entregar os dízimos e as ofertas é uma ordem dada por Deus! Deus prometeu abençoá-lo depois que você der o seu dízimo e a sua oferta.  
Ø HORA DE COMPARTILHAR
1.    O dinheiro é uma semente? Sim.
2.    Todas as sementes levam o mesmo tempo para dar fruto? Não, cada uma tem seu tempo.
3.    Posso colher uma hora depois de plantar uma semente? Não.
4.    Será que Deus esquece da semente de dinheiro que alguém plantou em forma de oferta? Não.
5.    O que quer dizer em Malaquias que Deus vai abrir as janelas do céu? Que ele vai abençoar a quem for fiel nos dízimos e nas ofertas.
6.    Por que devemos ofertar e dizimar? Porque é uma ordem de Deus.
7.    Podemos escolher se vamos ofertar e dizimar? Não. Não devemos questionar as ordens de Deus.
8.    Deus precisa do meu dinheiro? Não
9.    Então por que Ele diz para dizimar e ofertar do nosso dinheiro? Porque ele quer ver o nosso coração.
10. Por que não podemos amar o dinheiro? Porque senão o dinheiro vai tomar o lugar de Deus em nossa vida, e não podemos amar nada no lugar de Deus.

Ø  HORA DE BRINCAR (para explorar o jogo da semana passada, vamos repetir nessa semana)
NOME DA BRINCADEIRA: Semente que dá Fruto (JOGO DA MEMÓRIA)
Material: cartolina e  hidrocor para confeccionar cartões de aproximadamente 6cm alt. X 8 cm de larg.(tipo figurinha de álbum) , gravuras de revistas ou desenhe você mesma (frutas, legumes, verduras...)
Confeccione 20 cartões formando 10 pares: em cada par, um cartão terá a gravura da fruta e o outro cartão terá escrito: SEMENTE DE MORANGO, por exemplo.  No verso do cartão, escreva SEMENTE em tos os que forem sementes e escreva FRUTO em todos os que forem frutos.
Se a célula for grande, pode aumentar o número de cartões, sempre em pares.
§ Agora, brinque de jogo da memória. Coloque todos os cartões de sementes virados para baixo e juntos de um lado. E coloque todos os cartões com a gravura do fruto Tb juntos , mas de outro lado. Um de cada vez, levanta um cartão de semente e depois tenta levantar o mesmo cartão do fruto dessa semente. Se acertar, fica com o par e ganha ponto. Se errar, devolve os cartões para o mesmo lugar.
Moral: Só posso colher aquilo que eu plantar. Assim é com dízimo, ofertas e com tudo mais na vida.
>

Nenhum comentário:

Postar um comentário