terça-feira, 12 de maio de 2015

Lição 9 - O REI SALOMÃO PEDE SABEDORIA A DEUS

Lição 09 - O REI SALOMÃO PEDE SABEDORIA A DEUS

PRINCÍPIO: Deus dá sabedoria a quem pede.
VERSÍCULO: Tiago 1:5 “Se alguém deseja sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque ele é bom e dá a todo o que pede”.  
ALVO: Ensinar que a sabedoria é algo que todo filho de Deus pode ter. Basta orar e crer que, da mesma maneira como Deus respondeu a Salomão, Ele vai responder a você hoje também. 
Ø QUEBRA-GELO:
 Divida as crianças em dois grupos. Entregue a um grupo tiras de papel com perguntas sobre o assunto da Bíblia e, ao outro grupo, entregue as respostas (Obs: enumere as perguntas e as respostas). O grupo que estiver com as perguntas deve dizer: “Quem tem a resposta desta pergunta?” e então ler a pergunta. Quem tiver a resposta correta leia em voz alta. Perguntas:
  • Qual foi o pedido especial do Rei Salomão para Deus? SABEDORIA
  • Qual era o nome do pai de Salomão? DAVI
  • Quantos filhos Salomão teve? 15 FILHOS
  • Quem foi o segundo Rei de Israel? SALOMÃO
  • Em que cidade ficava o palácio do Rei Salomão? JERUSALÉM
MORAL: Da mesma maneira que não temos todas as respostas e, por isso, precisamos pedir ajuda, assim também devemos pedir ajuda, primeiramente para Deus e também para os nossos irmãos!

Ø  LOUVOR: EU QUERO TE OBEDECER FERNANDINHO E  RARIDADE 
Ø CONTANDO HISTÓRIA:
  TEXTO BÍBLICO: 1 REIS 3
Certa noite, o Senhor Deus apareceu num sonho a Salomão e perguntou: “O que você quer que eu lhe dê”? Ele respondeu: “Dá-me sabedoria para que eu possa governar o teu povo com justiça e saber a diferença entre o bem e o mal”. Deus gostou de Salomão ter pedido isso e disse: “Já que você pediu sabedoria para governar com justiça, em vez de pedir riquezas, ou a morte dos seus inimigos, eu darei o que você pediu. Darei a você sabedoria e inteligência, como ninguém teve antes de você, nem terá depois. E, se você me obedecer e guardar as minhas leis e os meus mandamentos, como fez Davi, o seu pai, eu lhe darei uma vida longa. Certo dia, duas mulheres apresentaram-se diante do rei Salomão, e uma delas disse: “Ó rei Salomão! Dois dias depois do nascimento do meu filho, essa mulher também deu à luz um menino. Somente nós duas estávamos na casa; não havia ninguém lá. Uma noite, ela rolou sem querer sobre o seu filho e o sufocou. Então levantou-se durante a noite, enquanto eu dormia, pegou o meu filho e o colocou na cama dela. Depois colocou o menino morto nos meus braços. No outro dia de manhã, quando eu me levantei para dar de mamar ao meu filho, vi que estava morto. Porém, quando reparei bem, percebi que não era o meu filho. Mas, a outra mulher disse: “Não é verdade. Pelo contrário, meu filho é o que está vivo, e o seu é o que está morto!” E a primeira mulher respondeu: “Não é não! A criança morta é sua, e a viva é minha! E foi assim que discutiram na frente do rei. Salomão então mandou buscar uma espada e, quando a trouxeram, disse: “Cortem a criança viva pelo meio e dêem metade para cada uma destas mulheres”. A verdadeira mãe do menino com o coração cheio de amor pelo filho, disse: “Por favor, senhor, não mate o meu filho! Entregue-o a esta mulher!” Mas, a outra disse: “Podem cortá-lo em dois pedaços! Assim ele não será nem meu nem dela”. Salomão disse: “Não matem a criança! Entreguem o menino à primeira mulher porque ela é a mãe dele!” O povo de Israel sentiram um grande respeito pelo rei Salomão, pois viram que Deus lhe tinha dado sabedoria para julgar com justiça.

Ø APLICAÇÃO NA VIDA DA CRIANÇA:

  A) DEUS DÁ SABEDORIA A QUEM PEDE: Salomão pediu à sabedoria que vem de Deus. E este pedido agradou a Deus. Você sabia que você também pode pedir a Deus sabedoria. Da mesma maneira que Deus deu a Salomão sabedoria quando ele pediu, Deus também quer dar a você? Ao pedir a Deus sabedoria, peça para os motivos certos. Não peça para parecer melhor do que os outros, mas peça para poder tirar boas notas na escola, para aprender mais da palavra de Deus, para poder testemunhar de Jesus às pessoas, para saber tomar decisões certas na sua vida. A Bíblia diz em Tiago 1:5-7 “Mas, se alguém deseja sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá a todos que pedem. Porém peçam com fé e não duvidem de modo nenhum, pois quem duvida é como as ondas do mar, que o vento leva de um lado para o outro. Quem é assim não pense que vai receber alguma coisa do Senhor”. Você crê que pode receber sabedoria de Deus para aprender todas as matérias da escola e tirar boas notas em todas elas? Então peça!

B) DEUS DÁ SABEDORIA PARA VOCÊ AJUDAR A OUTROS: Salomão pediu sabedoria para poder ajudar o seu povo e foi exatamente isso que ele fez. A Bíblia conta a história de duas mulheres que apresentaram uma coisa difícil para o rei resolver. Eles queriam que ele decidisse de quem era a criança que elas levaram à sua presença. Salomão foi muito sábio, ele não queria matar a criança, ele queria apenas descobrir quem era a verdadeira mãe. Ele sabia que a mãe dificilmente deixaria seu filho morrer. Você gostaria que Deus lhe usasse para ajudar as pessoas da sua família e seus colegas? Você sabia que Deus pode abençoar a sua família através de você? Se você orar e pedir para Deus, Ele fará isso e eles vão conhecer a vontade de Deus para a vida deles. Com os seus colegas, você pode falar daquilo que você tem aprendido na palavra de Deus e que você sabe que é certo. Eles também vão perceber que você tem algo especial, é a sabedoria que Deus lhe deu.
        

Ø HORA DE CONVERSAR:

8 O que Salomão pediu para Deus? Sabedoria para governar.
8 Deus se alegrou com o pedido de Salomão? Sim.
8 A Bíblia diz que podemos pedir sabedoria a Deus? Sim.
8 Quem sabe o versículo que diz que podemos pedir sabedoria a Deus? Tiago 1:5 “Se alguém deseja sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque ele é bom e dá a todo o que pede”.  
8 Como você deve pedir sabedoria? Com fé.
8 Deus pode lhe dar sabedoria para sair bem na escola e tirar boas notas? Sim. Para que mais? Para você abençoar outras pessoas.
8 Como Salomão julgou a causa das duas mulheres que brigaram pelo filho? Mandou matar a criança.
8 Como ele descobriu a verdadeira mãe da criança? A mãe verdadeira não deixou que matassem a criança.

Ø HORA DE BRINCAR:  (pode fazer as duas brincadeiras ou escolher uma só)

1.    NOME DA BRINCADEIRA: ACONTECEU COMIGO
Cada criança conta duas experiências: uma de atitude que não agiu com sabedoria e não teve uma boa conseqüência e outra que agiu com sabedoria e teve boa conseqüência.

2.    NOME DA BRINCADEIRA: SABEDORIA OU TOLICE
Use uma moeda de 1,00 para a brincadeira. Cada criança joga a moeda. Se cair cara, a criança deverá falar uma atitude de sabedoria, se cair coroa, a criança deverá falar uma atitude de falta de sabedoria.
O líder deve ajudar a lembrar atitudes de sabedoria e de falta de sabedoria comuns entre as crianças.




6 comentários: