sexta-feira, 26 de junho de 2015

Ester - Escolhida para ser rainha



ESTER – ESCOLHIDA PARA SER RAINHA
PRINCÍPIO: Agradar a Deus é mais importante do que agradar a si mesmo.
VERSÍCULO: “Ponha a sua vida nas mãos do Senhor, confie n’Ele, e Ele o ajudará”. Salmos 37:5 
ALVO: Ensinar que, quando agradamos a Deus com as nossas escolhas, Ele sempre nos dá o melhor. 



Ø QUEBRA-GELO
·     Faça tiras de papel. Escreva frases como: “Deus me escolheu para eu ser inteligente” / “Deus me escolheu para eu ser obediente” / “Deus me escolheu para eu ser um vencedor” / “Deus me escolheu para eu ser especial” / “Deus me escolheu para eu ser bem educado” / “Deus me escolheu para eu ser comportado” / Deus me escolheu para eu ser verdadeiro” .
·     Vá passando a caixa e cada um tira um papel e lê a sua frase.
·     Se a célula for maior, repita as frases em mais tiras, se a célula for menor, deixe que as crianças tirem mais de uma frase.
·      
Ø  LOUVOR:  Se o Espírito de Deus se move em mim (Diante do trono). Samuel Aline Barros
Ø   
Ø   
Ø CONTANDO HISTÓRIA
Algum conselheiro do rei disse: “Ó rei, mande buscar as mais lindas moças para o seu palácio, e a moça que mais lhe agradar seja coroada como rainha”. Muitas moças foram levadas para o palácio do rei. Receberam um tratamento de beleza especial. Uma dessas moças era Ester. Ela fez conforme Mordecai tinha mandado e não disse nada a ninguém a respeito da sua raça e dos seus parentes. O tratamento de beleza da moças durava um ano. Terminado o tratamento, cada moça era levada ao rei. Ester conquistava a simpatia de todos os que a conheciam. Quando chegou a sua vez de se encontrar com o rei, ela levou somente aquilo que Hegai, o eunuco responsável pelo harém, havia recomendado. O rei gostou mais de Ester do que qualquer outra moça, e ela agradou ao rei e conquistou a admiração dele como nenhuma outra moça havia feito. Ele colocou a coroa na cabeça dela e a fez rainha. Ele decretou que aquele dia fosse feriado no reino inteiro e distribuiu presentes que só um rei poderia oferecer.

Ø HORA DE OUVIR
A) DEUS NÃO ESCOLHE PESSOAS EXTRAORDINÁRIAS: A maneira como Deus escolhe as pessoas que Ele deseja usar é bem diferente da maneira dos homens. Deus não escolhe pessoas extraordinárias. O que significa extraordinário? É algo fora do comum! São pessoas que têm algo especial em si mesma, como, por exemplo, pessoas ricas, bonitas, inteligentes, ou que têm um dom especial, como cantar, falar ou coisa assim. Quem Deus escolhe? Deus escolhe pessoas que confiam n’Ele. E Ester confiava em Deus. Talvez vocês não saibam fazer nada extraordinário, como cantar, tocar ou falar bem. Mas, se vocês confiam em Deus de todo o seu coração, isso é o suficiente para Deus usá-los de maneira poderosa. Ester não sabia fazer nada de extraordinário, mas ela conquistava a simpatia de todos que a viam. Por que? Porque ela tinha algo especial. Vocês também são assim, vocês são filhos de Deus. Quando as pessoas olharem para vocês, elas verão algo diferente, é a vida de Deus que está em cada um de vocês. Ester precisou ser preparada para se tornar rainha. Deus também está preparando cada um de vocês para serem grandes líderes usados por Ele. Na célula, quando vocês aprendem sobre a Palavra de Deus, vocês estão sendo preparados para serem usados por Deus.    

B) AGRADAR A DEUS É MAIS IMPORTANTE DO QUE AGRADAR A SI MESMO: A Bíblia diz que Ester foi escolhida não por ser a mais bonita, mas, por ter agradado ao rei mais do que as outras. O grande segredo de Ester era que, antes de agradar ao rei, Ester agradou a Deus! Hoje, a qual rei devemos agradar? Jesus! Ele é o nosso rei. Quando querem agradar aos pais ou a alguém que vocês amam, o que vocês fazem? Alguns fazem carinho, abraçam, beijam, não é mesmo? Deus também gosta de ser agradado. Sabe como você pode agradá-Lo? Dizendo para Ele o quanto você O ama, lovando-O com músicas, conversando com Ele todos os dias, confiando n’Ele e não duvidando da Sua Palavra.

C) AGRADAR A DEUS ESCOLHENDO OBEDECE-LO: Os pais ficam felizes quando seus filhos obedecem, mas ficam tristes quando eles desobedecem. Com Deus não é diferente. Se vocês querem agradar a Deus, aprendam a fazer o que a Bíblia diz. Mesmo que seja algo que não gostaríamos de fazer, como, por exemplo, perdoar alguém que nos ofendeu. Perdoar não é algo que gostamos de fazer, mas, com certeza, é algo que agrada a Deus. Lembre-se do que diz a Bíblia: “Ponha a sua vida nas mãos do Senhor, confie n’Ele, e Ele o ajudará”. Salmos 37:5

Ø HORA DE COMPARTILHAR
  8 Por que Ester foi levada para o palácio do rei? Porque o rei mandou buscar as jovens mais bonitas de seu reino.
8 Ester foi levada à presença do rei assim que ela chegou ao palácio, sem se preparar? Não! Ela foi preparada durante muito tempo antes de ir até a presença do rei.
8 O que significa extraordinário? Aquilo que tem alguma coisa especial que impressione o outro.
8 Você acha que Deus usa apenas pessoas assim? Não.
8 Que tipo de pessoa Deus escolhe para usar? Pessoas que confiam n’Ele.
8 Você confia em Deus? Resposta pessoal.
8 Por que o rei escolheu Ester para ser rainha? Porque ela o agradou mais do que as outras.
8 Por que Ester agradou a Deus? Porque ela confiou n’Ele.
8 Que rei nós devemos agradar hoje? Ao Rei Jesus!
Ø HORA DE BRINCAR
  NOME DA BRINCADEIRA: VOCÊ FOI ESCOLHIDO (A)
MATERIAL: Um objeto que passará de mão em mão. Colocar um louvor.
Essa brincadeira é estilo Batata-quente. Coloque as crianças em círculo, coloque um louvor e o objeto passará de mão em mão. Quando parar o louvor, quem estiver segurando o objeto o líder vai dizer: “Você foi escolhido (a) para...”. A criança fará o que o líder determinou. A brincadeira continua até que todos tenham participado.
SUGESTÃO: “Você foi escolhido (a) para... dançar, pular, cantar, imitar um animal, pular de um pé só, fazer algo engraçado, ler um versículo bíblico, responder uma pergunta da lição” etc...






Um comentário: