quarta-feira, 10 de junho de 2015

Salomão realiza o sonho de Davi constrói uma casa para Deus

Principio : A casa de Deus é o nosso coração.
Versículo: 1 Co 3.16. Por acaso vocês não sabem que são  templo do Espírito Santo?
Alvo. Ensinar as crianças que elas são a Casa de Deus.

QUEBRA-GELO Prepare tiras de papel com as seguintes frases, MAS SEM AS RESPOSTAS: Onde eu devo ir se eu quero comprar pão? Na padaria. Onde eu vou se eu quero comprar sapato? Na sapataria. Onde eu vou se eu quero comer um Big Mac? No Mc Donalds. Onde eu vou se eu quero aprender matemática? Na escola. Onde eu vou se eu quero comprar figurinhas? No jornaleiro. E distribua para as crianças. Peça que uma de cada vez abra e leia o seu papel e os amigos vão ajudar a responder as perguntas.
Explicação: Pois é. Cada coisa tem seu lugar e seu endereço certo, não é mesmo? E onde você deve ir se quer encontrar Deus? Quem aqui acha que é no prédio da igreja? Hum alguns acham que sim. Mas hoje você vai ver que, na verdade Deus não mora no prédio da igreja. Fique bem atento que você vai saber onde é que Deus habita. E onde você pode encontrá-lo.
LOUVOR. Zaqueu e Jesus é Deus
HORA DA HISTÓRIA
 TEXTO BÍBLICO: 1 CRÔNICAS 28:11-19 (líder, leia o texto antes de ministrar a história para as crianças)
Conte para eles : “Vocês sabem que Davi teve muitas guerras contra as nações ao seu redor. Por isso, ele nunca pôde construir um templo dedicado ao Senhor, seu Deus, enquanto este não fez com que ele derrotasse todos os seus inimigos”. Deus prometeu a Davi que o seu filho, Salomão que seria rei depois dele, construiria um templo para adoração de Deus. O Templo foi então construído com pedras especiais. E na parte de trás do Templo foi feita uma sala, o Lugar Santíssimo, para nela ser colocada à arca da aliança de Deus. Os sacerdotes levaram a arca para dentro do templo e a colocaram onde devia ficar no Lugar Santíssimo. Quando os sacerdotes estavam saindo, uma nuvem encheu o Templo com a glória do Senhor. Então, na presença de todo o povo reunido, Salomão levantou as mãos orou ao Senhor. E Salomão em voz alta pediu as bênçãos de Deus para todo o povo que estava reunido ali. Ele disse: “E assim todas as nações do mundo ficarão sabendo que somente o Senhor é Deus e que não há nenhum outro”.  
HORA DE OUVIR
Visual para a aplicação: Gravura de uma casa, ou igreja (recorte de revista ou desenhe) colando, e uma gravura de um coração (recorte ou desenhe)para fazer a explicação da diferença de casa onde Deus morava no VT e  onde Ele mora hoje.
O que podemos aprender hoje com essa história do templo de Salomão? O que podemos aprender com a história de realizar o sonho de Deus?
A) O TEMPLO DE PEDRAS E O TEMPLO DO CORAÇÃO: O templo que Salomão construiu com pedras era usado para fazerem cultos a Deus (mostre a casa). Ele era feito de pedras especiais. Era um templo muito grande e muito bonito e havia muito ouro lá dentro. Naquela época, o único lugar onde o povo podia adorar a Deus era nesse templo. Você sabe o que significa o templo de Deus hoje? O templo de Deus somos nós. Veja o que a Bíblia diz: “Certamente vocês sabem que são o templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em vocês”. 1 Coríntios 3:16. Salomão construiu um templo de pedra, mas Jesus construiu um templo feito de gente! Sabe por quê? Porque Deus não quer morar em um lugar de pedras, Ele quer morar nos nossos corações (mostre o coração)! Você precisa saber que Deus quer morar dentro do seu coração. E assim onde você estiver, Deus está com você.
Mas por que então ainda temos o prédio da Igrej? Ah, o prédio é para que o povo de Deus se reúna todo em um só lugar. Por isso não devemos dizer, vamos na casa de Deus, e sim, vamos no prédio da Igreja Porque a casa de Deus hoje, somos nós!
B) A ARCA FOI PARA DENTRO DO TEMPLO E A PRESENÇA DE DEUS VEIO PARA DENTRO DE NÓS: A arca da aliança foi levada para dentro do templo (mostre a casa). Depois que ela chegou lá dentro, uma nuvem cobriu o templo. Esse era o sinal de que Deus estava lá. O que a arca significa? A presença de Deus! A arca foi colocada em um lugar especial dentro do templo. Ela ficou lá e nunca mais saiu. Hoje, nós não adoramos a Deus diante de uma arca, como o povo de Deus fazia naquela época. Nós adoramos a Deus com o coração (mostre o coração). O seu coração passou a ser o templo, a casa de Deus. Deus agora está dentro de nós para sempre e nunca mais vai sair. Jesus trouxe a vida de Deus para dentro de nós. Por isso, hoje, cada criança que recebe Jesus na sua vida está recebendo a vida de Deus. Isso é maravilhoso! Agora, você pode adorar a Deus em qualquer lugar, a qualquer hora e por toda a sua vida, porque Ele mora dentro de você!
HORA DE COMPARTILHAR
( De quem foi à idéia de construir uma casa para Deus? Do rei Davi.
( Quem foi que construiu o templo de Deus? Salomão.
( O que Salomão colocou dentro do templo? A arca da aliança.
( O que a arca significava? A presença de Deus.
( Onde está a presença de Deus hoje? No nosso coração.
( Como Deus entra no nosso coração? Recebendo Jesus como nosso Senhor e Salvador.
( Deus pode deixar de morar no seu coração? Não.
( Qual é o sonho de Deus? Ter muitos filhos iguais a Jesus.
PERGUNTA ESPECIAL: Como você anda pela rua se você tiver 1 real no bolso? Muito preocupado, meio preocupado ou pouco preocupado? Pois é, e como você andaria pela rua se você estiver com 20 ou 50 reais no bolso? É claro que muito preocupado porque é algo de mais valor. Imagina o valor de ter Deus morando em seu coração. Como você acha que você deve andar e viver em todos os lugares e em todo o tempo tendo Deus dentro de você? Pense nisso!
( Vamos falar o versículo que diz que você é o templo de Deus? “Certamente vocês sabem que são o templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em vocês”. 1 Coríntios 3:16
 HORA DE ORAR Ore pela vida de cada uma das crianças para que elas recebam a revelação de que são templo e morada do Espírito Santo de Deus.
HORA DE BRINCAR
NOME DA BRINCADEIRA: Prédio ou Coração – pegue uma moeda de 1 real e dois pedacinhos pequeninos de papel, num  escreva a letra P de prédio e noutro a letra C de coração. Prenda esse papelzinho cada um de um lado da moeda com durex. Cada criança vai jogar a moeda. Se cair P de prédio, ela deve falar algo que pode ou deve ter no prédio para que ele funcione bem: cadeiras, microfone, luz, violão, banheiro, bebedouro, papel higiênico, cantina,...  Se cair C de coração, ela deve falar como deve ser esse coração para essa pessoa seja feliz de verdade: cheio de Deus, cheio da Palavra, coração sincero, coração aberto, coração honesto, coração com fé, coração puro, coração alegre, coração apaixonado por Deus, ... Assim que terminar a brincadeira, ainda com as crianças presentes, não esqueça de tirar o durex da moeda.
  HORA DE REFLEXÃO DO LÍDER DE CÉLULA
E você, querido líder, foi ministrado com essa mensagem de que você é templo do Espírito Santo? Você precisa ter essa revelação em seu coração de que Deus não mais habita em prédio feito por mãos de homens, mas sim no seu coração. Essa convicção te levará a viver uma vida mais reta e mais santa em qualquer lugar e em qualquer situação. Lembre-se que você leva Deus em você onde quer que você for. Se discipline para não dizer: vou à igreja”. Mas diga: vou ao prédio da Igreja. Lembre-se que a igreja somos nós. Usamos o prédio como um ponto de congregar toda a igreja do Senhor. Deus te abençoe com essa mensagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário