quarta-feira, 1 de julho de 2015

Ester intercede pelo povo de Deus

A RAINHA 
ESTER INTERCEDE PELO SEU POVO  



PRINCÍPIO: Deus quer usar você para abençoar sua família.
VERSÍCULO: “Se algum de vocês está sofrendo, ore”. Tiago 5:13 

ALVO: Motivar as crianças a orar pela salvação dos seus amigos e familiares.  

Ø QUEBRA-GELO
  NOME DA BRINCADEIRA: ADVOGADO (A)
PROCEDIMENTO: Separe as crianças de duas em duas. Uma criança de cada dupla será o (a) ADVOGADO (A). Comece a fazer perguntas simples e vá dificultando, por exemplo: Qual é o seu nome? Tudo bem com você? Onde você mora? Etc. Agora, explique que só o (a) ADVOGADO (A) pode responder as perguntas feitas à outra criança. Quem errar sai do jogo.

Ø  LOUVOR: Rebanho precioso,  
Ø   

Ø  CONTANDO HISTÓRIA (leia a história, memorize os fatos e conte sem ler no suprimento)
  TEXTO BÍBLICO: ESTER 3 a 8
O rei Assuero colocou um homem chamado Hamã no cargo de primeiro ministro e ordenou que todos se curvassem diante dele em sinal de respeito.Mas, Mordecai, não se curvava e nem se ajoelhava. Hamã fez planos para matar todos os judeus que havia no reino. Ele disse ao rei: “Por todas as províncias do reino, está espalhado um povo que segue leis diferentes das leis dos outros povos. Se o senhor quiser, assine um decreto ordenando que eles sejam mortos”. O rei tirou o seu anel-sinete, e o deu a Hamã. Hamã ditou uma ordem, era matar todos os judeus num dia só. Essa ordem foi escrita em nome do rei e carimbada com o seu anel-sinete. Mordecai pediu que levasse a cópia do decreto a Ester e que ela fosse falar com o rei. Ester mandou a seguinte resposta: “A lei é esta, quem entrar na presença do rei, sem licença, será morto, a não ser que o rei estenda o seu cetro de ouro para essa pessoa”. Mordecai mandou o seguinte recado para ela: “Talvez você tenha sido feita rainha justamente para ajudar numa situação como esta!” Ester respondeu: “Vá e reúna todos os judeus e todos vocês jejuem e orem por mim. Durante três dias não comam nem bebam nada, nem de dia nem de noite. Eu e as minhas empregadas também jejuaremos. Depois irei falar com o rei, mesmo sendo contra lei; e, se eu tiver de morrer por causa disso, eu morrerei”. No terceiro dia, Ester se vestiu com as suas roupas de rainha, e ficou esperando no pátio em frente do salão nobre do rei. Ele estava lá dentro, sentado no trono. E perguntou: “O que está acontecendo, rainha Ester? O que deseja? Peça o que quiser, que eu lhe darei, mesmo que seja metade do meu reino”. Ester respondeu: “Se for de seu agrado, eu gostaria de convidar o senhor e Hamã para o banquete que estou preparando hoje”. Quando estavam bebendo vinho o rei perguntou a Ester: “Qual é o seu pedido? Ela disse: A única coisa que quero é que o senhor salve a minha vida e a vida do meu povo. Pois, o meu povo e eu fomos vendidos para sermos destruídos e mortos”.  O rei perguntou à rainha Ester: “Quem é o homem que está pensando em fazer isso e onde está ele?” Ester respondeu: “O nosso inimigo e perseguidor é Hamã, este homem perverso”.  O rei ordenou: “Enforquem Hamã!” E o mal que Hamã havia planejado contra os judeus caiu sobre ele. Naquele mesmo dia o rei deu à rainha Ester a casa e os bens de Hamã, o inimigo dos judeus. E Mordecai foi apresentado ao rei porque Ester contou que ele era seu parente. Mordecai recebeu do rei o anel-sinete e foi nomeado administrador de todos os bens de Hamã. Cartas foram escritas em nome do rei, carimbadas com o anel real. O rei dava autorização aos judeus de todas as cidades do reino para se organizarem e se defenderem contra qualquer ataque. Em um dia, os judeus das províncias se reuniram e se defenderam, e se livraram de todos os que odiavam-nos.  Eles comemoraram com banquetes e festas.

Ø HORA DE OUVIR

 A) INTERCEDER É ORAR POR OUTROS: Interceder é pedir algo a alguém para outra pessoa. Aprenda com Ester a orar pela salvação da sua família. Todas as pessoas que ainda não receberam Jesus em suas vidas estão condenadas à morte. Jesus disse que quem não cresse n’Ele já estava condenado. Estar condenado significa ficar separado de Deus por toda a eternidade. O diabo quer destruir nossas famílias, mas Deus quer que elas sejam salvas. Por isso, Deus quer usar as nossas vidas para salvá-los, da mesma maneira que Ele usou a vida de Ester para salvar o seu povo. O que devemos fazer? Orar e pedir para Deus salvar as nossas famílias assim como Ester pediu ao rei para salvar o seu povo. A

nossa oração tem muito poder e Deus vai ouvi-la. A Bíblia diz que a bênção de Deus é para nós e nossas famílias. E, se cremos em Jesus, seremos salvos nós e toda a nossa casa. Deus fará as coisas de acordo com a nossa fé.    
B) ESTER ESCOLHEU A VONTADE DE DEUS NÃO RIQUEZAS: O rei era um homem muito rico e muito poderoso. Ester poderia ter pedido riquezas e se tornado uma rainha muito poderosa. Mas, ela não fez isso. Ela considerou a vida do seu povo mais preciosa do que as riquezas. VOCÊ TAMBÉM PODE ESCOLHER A VONTADE DE DEUS: A Bíblia diz que certa vez o diabo ofereceu a Jesus muitas riquezas para que Ele o adorasse. Mas, Jesus recusou. Jesus escolheu fazer a vontade de Deus em vez de riquezas. Vocês também podem escolher fazer ou não à vontade de Deus. A VONTADE DE DEUS É SALVAR A SUA FAMÍLIA: Ore a Deus pedindo para Ele salvar toda a sua família. Jesus disse que nós não deveríamos juntar tesouros na terra, mas, sim, no céu. Podemos levar muitas pessoas para o céu. Sabe como? Orando para que elas sejam salvas e que possam viver com Deus para sempre. Isso vale mais do que todas as riquezas do mundo!

Ø HORA DE COMPARTILHAR
8 O que significa interceder? Pedir algo para outra pessoa.
8 Qual era à vontade de Deus para Ester? Interceder pelo seu povo diante do rei.
8 Qualquer pessoa podia entrar na presença do rei? Não.
8 O que Ester fez antes de ir falar com o rei? Ela orou e jejuou.
8 O que aconteceu quando o rei viu Ester na frente do palácio? Ele estendeu o cetro e a recebeu.
8 O que Ester pediu para o rei? Para salvar a vida do seu povo.
8 Qual é à vontade de Deus para sua vida e sua família? Deus quer salvar toda sua casa.
8 O que você deve pedir a Deus para sua família? Para Deus salvá-los.

Ø HORA DA ATIVIDADE
  DEUS QUER USAR VOCÊ PARA INTERCEDER POR SUA FAMÍLIA, PARENTES, VIZINHOS E AMIGOS.  LÍDER: Coloque as crianças em dupla. Ore com elas utilizando as orientações abaixo ou utilize o disco mirim de oração:
1º) Comece cantando louvores a Deus: Escolha uma música que expresse o seu amor a Deus. Depois, diga-lhe o quanto você o ama.
2º) Peça para Deus mostrar pecados que ainda não foram confessados: Então, arrependa-se e peça perdão por cada um deles.
3º) Peça que Deus abençoe sua vida, sua família, sua escola: Se quiser faça um pedido especial e creia que Deus responderá a sua oração.
4º) Ore por pessoas da sua família e amigos que ainda não conhecem a Jesus: Peça a Jesus para entrar no coração deles, para que sejam salvos.
5º) Ore pela reunião da sua célula: Para que outras crianças e suas famílias se convertam. Ore pelo seu líder e pelos pastores e pastoras.
6º) Escolha um capítulo de Salmos: Depois fale com fé, em voz alta. A Palavra de Deus é poderosa e se cumprirá em sua vida.
7º) Agradeça a Deus pela sua vida: Pela sua família, por todas as bênçãos que você tem recebido.

Ø HORA DO LANCHE




Nenhum comentário:

Postar um comentário