segunda-feira, 20 de julho de 2015

JOÁS – O REI DE SETE ANOS

PRINCÍPIO: Ande com pessoas que ajudam você a permanecer fiel a Deus.
VERSÍCULO: “Melhor é o fim das coisas do que o começo”. Eclesiastes 7:8  

ALVO: Ensinar que devemos aprender a ser fiel a Deus em tudo o que fizermos, desde o começo até o fim. E que devemos andar perto de pessoas que amam a Deus e nos ajudam a permanecer fiéis.

Ø QUEBRA-GELO
  RESPONDA: Quem foi a pessoa que falou de Jesus para vocês pela primeira vez? Onde vocês estavam quando isso aconteceu? Hoje, quem são as pessoas que ensinam vocês sobre a Palavra de Deus e a amar a Jesus? HOJE: Vamos conhecer a história de um rei que começou a reinar com sete anos de idade e precisou muito da ajuda de um homem de Deus.

Ø   LOUVOR:   Quero te obedecer / Rebanho precioso

Ø  CONTANDO HISTÓRIA (leia a história, memorize os fatos e conte sem ler no suprimento)
  TEXTO BÍBLICO: 2 CRÔNICAS 24:1-27
Tinha Joás sete anos de idade quando começou a reinar. Fez Joás o que era reto perante o Senhor todos os dias do sacerdote Joiada. Resolveu Joás restaurar a Casa do Senhor. Deu o rei ordem e fizeram um cofre e o puseram do lado de fora, à porta da Casa do Senhor. Todos os príncipes e todo o povo se alegraram, e trouxeram o imposto, e o lançaram no cofre, até acabar a obra. E ofereceram holocausto na Casa do Senhor, todos os dias de Joiada. Envelheceu Joiada e morreu farto de dias; era da idade de cento e trinta anos quando morreu. Depois da morte de Joiada, vieram os príncipes de Judá e se prostraram perante o rei, e o rei os ouviu. Deixaram a Casa do Senhor, e serviram aos ídolos. Porém o Senhor lhes enviou profetas para testemunharem contra eles, mas eles não deram ouvidos. O Espírito de Deus se apoderou de Zacarias, filho do sacerdote Joiada, o qual se pôs em pé diante do povo e lhes disse: “Porque deixastes o Senhor, também ele vos deixará”. Conspiraram contra ele e o apedrejaram, por mandado do rei, no pátio da Casa do Senhor. Antes de se findar o ano, subiu contra Joás o exército dos Siros que vieram com poucos homens, contudo, o Senhor lhes permitiu vencer um exército mui numeroso dos judeus, porque estes deixaram o Senhor, Deus de seus pais. 

Ø HORA DE OUVIR
  • Crianças, agora que já ouvimos a história do Rei Josias, vamos aprender o que essa história, que aconteceu há tanto tempo atrás, tem a ver com a nossa vida hoje.
Nós aprendemos com o Rei Josias que:

 1) ANDE COM PESSOAS QUE AJUDAM VOCÊ A CRESCER EM DEUS: Quando o príncipe Joás tinha sete anos, Joiada o levou às autoridades no palácio e, assim, ele se tornou rei. Deus sabia que o pequeno rei não poderia aprender sozinho, por isso Deus colocou Joiada, alguém que conhecia a política tão bem quanto às escrituras para lhe ensinar o que era certo. Joiada ensinou o pequeno rei a governar segundo as leis de Deus. Joás aprendeu a ouvir os ensinos do homem de Deus e, por isso, ele foi um bom rei e fiel a Deus. Hoje, Deus quer que vocês sejam grandes líderes. Por isso mesmo, Deus vai colocar as pessoas certas perto de vocês, para ajudá-los a crescer. Por exemplo: O líder da célula.

2) O QUE É PRECISO PARA CRESCER NO CONHECIMENTO DE DEUS?
A) VOCÊS PRECISAM DE ENSINO: O seu líder de célula é alguém assim, que vai ensinar para vocês o que a Bíblia diz. O ensino que vocês precisam para crescer é algo que toque seus corações. Na célula, com certeza, isso vai acontecer.  
B) VOCÊS PRECISAM APRENDER BONS HÁBITOS: O que é hábito? Algo que vocês fazem sempre, ou todos os dias. Por exemplo: Orar e Ler a Bíblia. A oração é um hábito. Toda criança que ama a Jesus deve aprender a orar todos os dias.
C) VOCÊS PRECISAM SER CORRIGIDOS: Ser corrigido em quê? Quando fizerem algo que desagrade a Deus. A Bíblia diz que Deus corrige todos os filhos que Ele ama. Correção é sinal de amor. Quando o seu líder corrige vocês, é sinal que ele ama a cada um. A célula é lugar para vocês crescerem, serem ensinados, aprenderão bons hábitos e serão corrigidos quando precisar.

3) MELHOR É O FIM DAS COISAS DO QUE O SEU COMEÇO: No livro de Eclesiastes, Deus diz que “Melhor é o fim das coisas do que o começo”. O que Deus quer nos ensinar? Que, às vezes, começamos mal, parece até que as coisas não vão dar muito certo. Mas, quando buscamos a Deus e colocamos nossa confiança n’Ele, Deus muda o que era mal em bem. Confie em Deus, mesmo se as coisas ficarem difíceis. Ele vai mudar a sorte de vocês? Crianças! Aprendam a ser fiel a Deus desde cedo. Em suas orações, na leitura da Bíblia, nos cultos, no louvor a Deus, na oferta e à medida que vocês crescerem, sejam fiéis em tudo o que fizerem.
   


Ø HORA DE COMPARTILHAR

  8 Qual era o nome do menino que foi rei aos sete anos de idade? Joás.
8 Como ele conseguiu ser rei, se ele não tinha nenhuma experiência? Ele tinha um amigo, um homem de Deus que o ajudou a governar segundo as leis de Deus.
8 Joás foi um bom rei? Por que? Sim. Porque ele aprendeu a governar segundo as leis de Deus.
8 Vocês precisam de alguém para ajudá-los a agradar a Deus? Sim.
8 O que vocês precisam para crescer conhecendo a Deus? De ensino, de aprender bons hábitos e também de ser corrigido.
8 Diga dois hábitos para vocês crescerem em Deus? Orar e Ler a Bíblia.
8 Quem pode corrigi-los se vocês pecarem ou fizerem algo que desagrade a Deus? Os pais ou o líder da célula ou nossos pasotres.
> Alguma vez você já um conselho ou ajuda a algum líder  ou pastor? Como foi? Resposta pessoal
8 O que a Bíblia diz em Eclesiastes 7:8? “Melhor é o fim das coisas do que o começo”.


Ø HORA DE BRINCAR

  NOME DA BRINCADEIRA: DESATANDO O NÓ HUMANO
PROCEDIMENTO: Faça um círculo com as crianças. Elas devem colocar as mãos no centro da roda, intercalando as mãos e fazendo um sanduíche. Elas irão segurar a mão que estiver debaixo da sua. Sem soltar as mãos, elas devem desembaraçar o nó até formar um círculo.
MORAL: Melhor é o fim das coisas do que o começo, não é verdade.  

Ø HORA DO LANCHE

Nenhum comentário:

Postar um comentário