terça-feira, 14 de julho de 2015

JOSIAS – O MENINO REI QUE LEVOU A PALAVRA DE DEUS A SÉRIO

PRINCÍPIO: Levar a Palavra de Deus a sério é praticá-la!
VERSÍCULO: “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti”. Salmos 119:11  

ALVO: Ensinar as crianças a valorizar a Palavra de Deus e praticá-la desde cedo.   

Ø QUEBRA-GELO
  MATERIAL: Coração de papel e caneta.
 PROCEDIMENTO: Faça um coração de papel e escreva PALAVRA DE DEUS dentro dele. Depois, dobre ao meio, para que as crianças não vejam o que está escrito. Pergunte às crianças o que elas acham que está escrito no coração. Dê algumas dicas: “É algo que você precisa colocar dentro do seu coração. É algo que alimenta o nosso coração. É algo que devemos obedecer! SOLUÇÃO: É a Palavra de Deus!”
MORAL: Se você leva a Palavra de Deus a sério, você deve colocá-la no seu coração.   

Ø  LOUVOR:  Rebanho precioso / Quero te obedecer

Ø  CONTANDO HISTÓRIA (leia a história, memorize os fatos e conte sem ler no suprimento)
  TEXTO BÍBLICO: 2 Reis 22:1-2; 2 Reis 23:19 e 24; 2 Crônicas 34:3-33
Tinha Josias oito anos de idade quando começou a reinar e reinou trinta e um anos em Jerusalém. Fez ele o que era reto perante o Senhor, andou em todo o caminho de Davi, seu pai, e não se desviou para a direita nem para a esquerda. Também tirou Josias todos os santuários (os ídolos) que havia nas cidades, como também, os médiuns, os feiticeiros, os ídolos do lar, e todo tipo de ídolos que se viam na terra de Judá e em Jerusalém. No oitavo ano de sue reinado, começou a buscar a Deus e a purificar a Judá e a Jerusalém dos postes-ídolos e das imagens de escultura e de fundição. Havendo já purificado, enviou trabalhadores na Casa do Senhor, para repararem e restaurarem a casa. Então, disse Hilquias (o sacerdote): Achei o Livro da lei na Casa do Senhor (o livro da lei, escrito por Moisés). Tendo o rei ouvido as palavras da lei, rasgou as suas vestes. O rei leu diante do povo todas as palavras do Livro da Aliança que fora encontrado na Casa do Senhor, para o seguirem, guardarem os seus mandamentos. Josias tirou as abominações de todas as terras que eram dos filhos de Israel. Enquanto ele viveu, não se desviaram de seguir o Senhor, Deus de seus pais. Josias celebrou a Páscoa ao Senhor, em Jerusalém; e mataram o cordeiro da Páscoa. Nunca, pois, se celebrou tal Páscoa em Israel, desde os dias do profeta Samuel; e nenhum dos reis de Israel celebrou tal Páscoa, como a que celebrou Josias com os sacerdotes e levitas, e todo o povo de Judá e Israel.
      
Ø HORA DE OUVIR
  • Crianças, agora que já ouvimos a história do Rei Josias, vamos aprender o que essa história, que aconteceu há tanto tempo atrás, tem a ver com a nossa vida hoje.
Nós aprendemos com o Rei Josias que:
LEVAR A PALAVRA DE DEUS A SÉRIO É PRATICÁ-LA:
·         Muitos reis antes e depois de Josias desprezaram a Palavra de Deus e fizeram o que era mal diante d’Ele.
·         Muitos reis se envolveram com idolatria e feitiçaria que desagradavam a Deus.
·         Josias valorizou a Palavra de Deus, porque a considerou importante para ele e para seu povo.
·         Valorizar significa levar a sério. Josias levou a sério a Palavra de Deus e seguiu o que nela estava escrito.
·        E vocês? Vocês levam a sério o que a Bíblia ensina? Vamos ver algumas coisas que Josias rejeitou por causa da Palavra de Deus:
·        Ele rejeitou, a idolatria e a feitiçaria. Por que será, vamos ver.

a) IDOLATRIA.
·    Idolatria é adoração a ídolos, imagens, santos ou pessoas que já morreram e até pessoas vivas.
·    Idolatria é colocar a sua fé em qualquer coisa ou pessoa que não seja o próprio Deus.
·    Cuidado com os cantores e artistas para vocês não adorarem a eles. Existem alguns como o Justin Bieber (líder, procure saber algo sobre ele). E tem algumas meninas adorando esse menino. Diz que ama, que quer casar com ele... Você sabe se ele é crente? Se o que ele canta agrada a Deus, se é louvor a Deus? É pecado adorar um artista desse jeito.
·    Até um jogador de futebol pode virar um ídolo. Nesse caso, ele é um homem comum, mas se você não tomar cuidado, ele pode sim, virar um ídolo na sua vida. 
·    Tem gente que não lê a bíblia, mas não deixa um dia de acompanhar a vida dele. Isso é idolatria a homens.
·    Nenhuma dessas práticas agrada a Deus.
·    Estamos no mês de setembro e no dia 27, as pessoas comemoram o Dia de Cosme Damião. As pessoas fizeram uma imagem desses dois homens. Sabe o que esses dois homens não suportavam? Exatamente a idolatria. Os doces são consagrados a essas imagens. Para agradar a Deus não podemos comer esses doces.
Vejamos o que a Bíblia diz:
Êxodo 20:5 “Não se ajoelhe diante de ídolos, nem os adore, pois eu, o Senhor, sou o seu Deus e não tolero outros deuses. Eu castigo aqueles que me odeiam, até os seus bisnetos e trinetos”.
            Deuteronômio 7:26 “Não levem nenhum ídolo para dentro de suas casas, pois a maldição que está sobre o ídolo estará também sobre vocês. Rejeitem com todo o coração os ídolos, pois o ídolo é uma coisa amaldiçoada”.

b)  FEITIÇARIA
·         Hoje, a feitiçaria está sendo ensinada às crianças. Muitos desenhos, filmes e revistinhas para crianças ensinam a fazer feitiçaria, por exemplo: o Filme de Harry Potter, ele é um adolescente envolvido com feitiçaria e satanismo e faz rituais com palavras de magia e invocação de poderes demoníacos.
·         Existe também o seriado: As Visões de Raven no Disney Channel. Parece engraçado mas ela é uma vidente (alguém que vê o futuro), isso não é de Deus.
·         E tem muitos outros programas na TV e revistas, mas fuja dessas coisas, são do diabo.
  • Deus odeia a feitiçaria.
·         È uma invocação de demônios. Nenhum filho de Deus pratica feitiçaria. A Bíblia diz que os feiticeiros não vão entrar no reino de Deus.
·         O diabo está trazendo um ensino errado para as crianças aprenderem desde cedo a praticar feitiçaria.
·         O que a Bíblia diz sobre a feitiçaria e os feiticeiros:
Jeremias 27:9 “Não dêem atenção aos seus profetas nem a qualquer um que diga que pode adivinhar o futuro, seja por sonhos, por invocação dos espíritos dos mortos ou por feitiçaria”.
   
Ø HORA DE COMPARTILHAR
  8 Quem foi Josias? Um rei.
8 Com quantos anos ele começou a reinar? Com oito anos.
8 O que Josias fez para aprender a ser um bom rei? Ele começou a ler a Palavra de Deus.
8 O que ele fez para ajudar seu povo a voltar o coração para Deus? Ele destruiu as imagens dos ídolos e acabou com a feitiçaria no meio do povo.
8 O que é idolatria? É adoração a ídolos, imagens, santos, pessoas que já morreram. É colocar a sua fé em qualquer coisa ou pessoa que não seja o próprio Deus.
8 O que é feitiçaria? Toda feitiçaria é invocação de demônios.
8 O que a Bíblia diz sobre a idolatria e a feitiçaria? Êxodo 20:5; Jeremias 27:9.
8 Onde Deus diz que você deve guardar a Palavra d’Ele? No coração.
8 O que é “guardar a Palavra?” É lembrar dela na hora que precisar praticar.
8 Quem já teve essa experiência, de lembrar-se do que a Bíblia diz na hora certa de praticá-lo? Resposta Pessoal.

Ø HORA DE BRINCAR
  NOME DA BRINCADEIRA: VERDADE OU MENTIRA
Faça uma roda com as crianças sentadas. Escolha uma delas para ficar de pé. Use as perguntas abaixo e ela deverá responder: “Verdade” ou “Mentira”. Se errar, todas as crianças devem dizer a resposta certa e trocarem de lugar, assim aquela que estava de pé achará um lugar para se sentar e a próxima que ficar de pé responderá a pergunta.  Continue a brincadeira até terminar as perguntas. Perguntas: 1) Josias foi um rei. VERDADE – 2) Josias começou a reinar com 15 anos. MENTIRA – 3) Idolatria não é pecado. MENTIRA – 4) Muitos desenhos e filmes ensinam a feitiçaria. VERDADE – 5) As religiões são verdadeiras. MENTIRA – 6) Deus não se importa se eu adorar outros deuses. MENTIRA – 7) Eu devo guardar a Palavra d Deus no meu coração. VERDADE – 8) Filho de Deus pratica feitiçaria. MENTIRA – 9) Os feiticeiros não vão entrar no reino de Deus. VERDADE – 10) Idolatria é adoração a imagens. VERDADE – 11) Feitiçaria é de Deus. MENTIRA – 12) Josias começou a reinar com oito anos de idade. VERDADE



Nenhum comentário:

Postar um comentário