quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Célula Kids 31/08 á 07/09

 
ORANDO ATÉ O FIM  31/08 á 07/09
CÉLULA
TEMA: ORANDO ATÉ O FIM
PRINCIPIO DA LIÇÃO: Devemos orar até obter resposta.
BASE BÍBLICA: Mateus 15. 21-28
TEXTO CHAVE: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Romanos12.2
OBJETIVOS EDUCATIVOS: Ensinar a criança que:
# Não devemos olhar para as circunstâncias, nem para nós mesmos.
# Deus nos abençoa não porque merecemos, mas sim porque Ele nos ama.
# Devemos orar até obter a resposta.

QUEBRA-GELO: Material – Leve vários corações de 10cm, de cartolina vermelha (quantidade de participantes da célula) Pergunte à eles: Qual é o desejo do seu coração, peça para que eles escrevam no coração. Depois que todos já tiverem escrito, ministre que só escrever, não vai fazer com que eles recebam, mas se orarmos com fé, com certeza todos serão abençoados.
CÂNTICO: Unidos pra Sempre  Que Ele cresça. (Deigmar Marques)
ORAÇÃO: Ore com as crianças, para que Deus traga revelação da Palavra ao coração.
COMENTÁRIO DO TEXTO
1º)  Introdução: Quem aqui já quis muito alguma coisa, pediu pro pai, pra mãe, insistiu um pouquinho, mas não ganhou aí deixou pra lá, esqueceu? E quem quis muito, muito, muito, mas muito mesmo, alguma coisa tipo uma bicicleta, e não parou de pedir todo dia?  Mãe eu quero uma bicicleta,  você me dá uma bicicleta? Por favor mãe, me dá uma bicicleta? No outro dia: Mãe eu quero uma bicicleta, você me dá uma bicicleta? Mãe por favor, uma bicicleta. Mãe eu quero muito uma bicicleta. No dia seguinte: Mãe eu quero uma bicicleta, você me dá uma bicicleta? Mãe por favor, uma bicicleta. Mãe eu quero muito, muito mesmo, uma bicicleta... mãe eu quero muito, muito, muito, uma bicicleta. Ficou pedindo, pedindo, até ganhar. Já aconteceu isso com você? A história de hoje tem haver com não desistir até conseguir..., vamos abrir a Bíblia no livro de Mateus 15 21-28?
2º) Contar que: Jesus estava andando...quando Ele ouviu uma um grito de uma mulher, e era assim:( falar gritando) Senhor, Filho de Davi, tenha pena de mim! A minha filha está dominada por um demônio! E Jesus não fez  nada! Aí, os discípulos de Jesus chegaram perto dEle e falaram assim: Manda essa mulher embora porque ela está vindo atrás da gente, gritando muito!  Jesus respondeu: Fala pra ela que eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel... e aquela mulher não era de Israel ela era de Canaã, ela era uma Cananéia. Nessa hora, ela se jogou de joelhos na frente de Jesus e disse: Senhor me ajude! E Jesus respondeu: Não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo para os cachorros.
E a mulher Cananéia respondeu: Sim Senhor.  Mas até mesmo os cachorrinhos comem as migalhas que caem debaixo da mesa dos seus donos.
Então Jesus falou: Mulher, você tem muita fé! Que seja feito o que você quer! E naquela hora , a filha dela ficou curada.
Sabe porque  Jesus não queria curar a filha da Cananéia? Porque ela era de Canaã, ela era uma estrangeira, fazia parte de um outro povo que não era Judeu, e Ela sabia que não merecia nada e seria muito difícil Jesus atender a um pedido seu, mas mesmo assim, ela tentou e no final recebeu, porque teve muita fé e insistiu mesmo sem merecer ela conseguiu.
Sabe, que pelo menos três coisas aprendemos com essa história:
1º - NÃO DEVEMOS OLHAR PARA CIRCUNSTÂNCIAS, NEM PARA NÓS MESMOS – É isso mesmo! Quando olhamos  para os problemas e para as dificuldades, não nos motiva a orar, pelo contrário dá vontade de desistir. A mulher Cananéia não desistiu, Jesus mesmo disse a ela: “...mulher você tem muita fé! Que seja feito o que você quer!  Mateus 15.28
2º - DEUS NOS ABENÇOA NÃO PORQUE MERECEMOS, E SIM, PORQUE NOS AMA – Devemos aprender com a mulher Cananéia a pedir e a esperar receber o que pediu, mesmo sabendo que não merecemos receber. Deus nos abençoa porque nos ama. Isso é graça!
3º - DEVEMOS ORAR ATÉ OBTER RESPOSTA-  A mulher Cananéia mesmo sabendo que não merecia, orou até o fim, até obter resposta. Devemos permanecer firmes até que nossa oração seja respondida.
COMPARTILHAR
. Será que devemos desistir de orar se demorar muito tempo para Deus responder? Claro que não.
. O que Jesus queria ensinar quando não ajudou a mulher Cananéia, na primeira vez que ela pediu? Que Ele tinha vindo para abençoar somente seu  povo.
. Por que será que Jesus ajudou uma mulher que não era do seu povo? Por causa do tamanho da fé dela.
. Será que Deus só abençoa pessoas boazinhas? Não.    Por quê? Ele nos abençoa porque nos ama, é pela Graça.
. O que significa Graça de Deus? Graça de Deus é receber de Deus, mesmo sem merecer.
J MINISTRAÇÃO : ·Coloque o louvor. Fale com eles, que mesmo quando não merecemos, Deus nos abençoa, por que nos ama. É pela graça de Deus que somos abençoados, e graça é receber, mesmo sem merecer. Diga a eles que em João 3.16 está escrito que: “Deus deu seu Filho unigênito para que todo aquele que Nele crê, não pereça, mas tenha vida eterna”. Quando Deus deu seu filho para  nos salvar, nós não merecíamos, pois estávamos cheios de pecado, mas está escrito que Ele nos amou de tal maneira que deu seu Filho, para que tivéssemos a vida eterna. Deus sempre tem o melhor pra nós, Ele sempre quer nos abençoar. Peça para que eles fechem os olhos,  comece a falar em oração, algumas situações difíceis: conversão de pais, libertação de vícios dos pais, restauração de casamentos dos pais, porta de emprego, cura de enfermidade), diga a eles que em Mateus 19.26, “O que é impossível aos homens, para Deus tudo é possível”.Ore com eles, elevando nível de fé, e os motivando a perseverar em oração, não desistir, orar até o fim. Aproveite para orar os corações com os desejos que eles escreveram. No final repita pelo menos 3 vezes o Texto Chave e o Princípio Bíblico.

BRINCADEIRA:

1. NOME: GRAÇA DE DEUS –  Duas cordas do mesmo tamanho, fazer número igual de nós em cada corda . Divida em dois grupos, forme duas filas. Coloque as cordas em uma distância de 10 m, à frente das filas. Cada participante ao sinal terá que correr até a corda desfazer um nó, voltar correndo bater na mão do próximo da fila e ir pro final, esse próximo faz a mesma coisa. Ganha quem desfizer os nós mais rápido, mas nesse caso, dê pirulito ou bala para todos. Se o grupo vencedor reclamar(com certeza reclamará), ministre que a brincadeira tem haver com que aprendemos, mesmo quando não merecemos, Deus nos abençoa pela Graça, porque Ele nos ama. Graça é receber sem merecer.
LANCHE
Líder – Fazer a  célula não começa no dia da sua célula . A célula começa no dia que você recebe o suprimento e começa a orar para Deus te usar. Como estamos falando de oração, vamos também conversar mais com Deus! Que Deus abençoe sua célula.

3 comentários: