quarta-feira, 9 de março de 2016

A palavra de Deus gera fé– Semana de 08/03 a 14/03


                Princípio: A palavra de Deus gera fé
                Versículo: A fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus. Romanos 10:17
                Alvo: Estimular as crianças a ouvirem a Palavra de Deus, crendo no que ela diz.
1.       QUEBRA-GELO:
                Antes das crianças chegarem, o líder deverá esconder um chocolate em algum lugar no local da célula. Então, quando chegarem, diga a elas que você tem um brinde escondido naquele lugar. Deixe que as crianças procurem o brinde, em ordem, e quem achar o chocolate, poderá ficar com ele. Deixe claro que somente poderão comê-lo no final da reunião. Em seguida, o líder dirá: “Todos vocês começaram a procurar o brinde assim que falei do “presente” escondido, po quê? Porque vocês acreditaram em minha palavra. Sendo assim, a moral da dinâmica é: “Do mesmo modo como aconteceu nessa atividade, também acontece em relação à Palavra de Deus. Você precisa acreditar e confiar no que está escrito na Bíblia, por que fé é acreditar no que Deus diz.”

2.        LOUVOR:
Eu li na Bíblia – Aline Barros
Ressuscita-me – Aline Barros
3.       CONTANDO HISTÓRIAS:             
                Mateus 14:22-32
                Jesus ordenou aos seus discípulos subirem no barco para que fossem até o outro lado do lago de Genezaré. Depois disso, Jesus subiu em um monte a fim de orar sozinho. Quando chegou a noite, Ele estava sozinho ali. Naquele momento, o barco já estava no meio do lago e as ondas batiam nele com força, porque o vento soprava ao contrário.
                Já de madrugada, Jesus foi até o lugar em que estava o barco, andando em cima da água. Quando os discípulos viram Jesus andando em cima da água, ficaram apavorados e disseram: “É um fantasma!” E gritaram de medo. Naquele instante, Jesus disse: “Coragem! Sou eu! Não tenham medo!”. Então, Pedro disse: “Se é o Senhor mesmo, mande que eu vá andando em cima da água até onde o Senhor está”.
                “Venha!” Respondeu Jesus. Então Pedro saiu do barco e começou a andar por cima da água, em direção a Jesus. Porém, quando sentiu a força do vento, ficou com medo e começou a afundar. Então gritou: “Socorro, Senhor!” Imediatamente Jesus estendeu a mão, segurou Pedro e disse: “Como é pequena a sua fé! Por que você duvidou?” Em seguida, os dois subiram ao barco, e o vento se acalmou.

4.       HORA DE OUVIR:
                A Palavra de Deus gera fé.
                Jesus mandou os discípulos atravessarem de barco para o outro lado do lago de Genezaré. Enquanto atravessavam, o vento ficou forte, as ondas ficaram agitadas, e eles ficaram com medo. Você já esteve no meio do mar durante a noite e também com as ondas bem grandes e fortes batendo contra o barco? Bem, imagino que não deve ser algo agradável. Certamente, os discípulos de Jesus pensaram: “Puxa, se Jesus estivesse aqui, Ele poderia nos ajudar!” Entretanto, Jesus os havia mandado ir antes dEle, porque queria ensinar-lhes uma lição sobre a fé. Mas como Jesus fez isso?
                Jesus queria que eles aprendessem a usar a fé no meio das situações difíceis, e eles realmente aprenderam. Quando Pedro viu Jesus andando sobre as águas, ele ficou admirado e, querendo andar sobre as águas como Jesus, pediu-lhe para ir com Ele. Então, Jesus disse para Pedro “Venha!” E por causa dessa palavra, Pedro teve fé e começou a andar sobre as águas exatamente como Jesus andou.
                Veja! Enquanto Pedro estava no barco, ele estava com medo, mas depois que ouviu Jesus chamando-o para ir até Ele, Pedro teve fé e saiu do barco. O que aconteceu com Pedro para ter tanta coragem assim? É a Palavra de Deus que gera fé em nossos corações. Hoje, a maneira de você ouvir a voz de Jesus é através da Bíblia. Por isso, é tão importante ler a Bíblia, porque à medida em que você lê a Palavra, seu coração se encherá de fé.
                Mas por qual motivo você precisa de fé? Você precisa de fé para orar, crer em milagres, e, como Pedro, experimentar um milagre. Pedro somente teve fé por causa da Palavra de Jesus, e com você será o mesmo! Quanto mais você ler a bíblia, mais fé você terá.

A fé vem pelo ouvir
                A Bíblia afirma: “A fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus”. Romanos 10:17. Isso significa que você precisa ouvir a Palavra, ouvir as histórias da Bíblia, ouvir o ensino da Bíblia e, seguindo esses princípios, você terá fé!
                Deus usa a boca das pessoas que têm fé para falar com você. Por isso, quando você ouvir alguém falando a Palavra de Deus com fé, você também aprende a crer. Pedro ouviu a Jesus e logo teve fé, “Você precisa aprender a ouvir a Palavra de Deus”.
                Não adianta ir às reuniões da Igreja, no culto ou na célula, e não ouvir as pessoas ensinando sobre a Bíblia. Você precisa aprender a ouvir. Se você ficar brincando e não prestar atenção na Palavra de Deus, você não vai ouvi-la. Quando você está na escola e o professor está ensinando algo novo, você não pode ficar brincando, pois se você ficar brincando e não prestar atenção, você não conseguirá aprender pois não ouvirá o que o professor tem a dizer. Mas se você prestar atenção e ouvir, você aprenderá pois as palavras dele entraram na sua mente e você compreenderá o ensino. Portanto, “ouvir é muito importante”.
                Por que Pedro teve coragem para sair do barco mesmo com as ondas se agitando de um lado para o outro? O que você acha? Ele teve coragem porque teve fé! Mas, será que Pedro estava usando um colete salva vidas? Claro que não! Ele estava usando o “colete” da fé! Pedro teve fé quando ouviu Jesus dizendo a ele: “Venha!” Quando Pedro ouvir essa palavra, ele acreditou que poderia andar sobre as águas.

Você quer ter fé?

                Então aprenda a ouvir e jamais duvidar da Palavra de Deus!
                Pense um pouco: “Os outros discípulos também estavam no barco, mas porque somente Pedro andou sobre as águas? Isso aconteceu porque somente Pedro teve fé, enquanto os outros discípulos tiveram dúvidas!”
                Portanto, nunca duvide da Palavra de Deus! Quando Deus mandar você orar com um doente, você deve orar; quando Ele mandar você falar do amor dEle para alguém, você deve falar. Você deve entender algo importante: “Pedro não andou sobre as águas sozinho, ele andou com Jesus”
                Já imaginou os dois andando juntos em cima da água e os outros olhando para eles? Isso significa que toda vez que Jesus mandar você fazer algo, Jesus estará junto de você!
                Vamos dar um exemplo. (A sugestão abaixo poderá ilustrar esse princípio):
                Material: Duas caixas de fósforo vazias. Recorte, de uma revista, o rosto de duas pessoas e os cole, um em cada caixa. Não escreva nada em uma das caixas, mas, na outra, escreva o nome “Pedro”, sobre o rosto colado na caixa. Na caixa de fósforo que representará Pedro, cole um papel escrito o nome JESUS na gavetinha, do lado de dentro da caixa. Então, coloque as duas caixas fechadas e, em pé, uma ao lado da outra, explique: “Essas duas caixas representam 2 pessoas, Essa primeira caixa representa aquelas pessoas que não tem fé; elas estão vazias, vejam! (Neste momento, você abre a caixa e mostra que não há nada dentro dela). A segunda caixa (Pedro) representa aqueles que experimentaram os milagres de Deus. Mas, por quÊ? (Neste momento, você abre a segunda caixa e mostra a palavra Jesus dentro dela). Pedro recebeu o milagre porque não estava sozinho, Jesus estava com ele. Lembre-se de que “Quando Jesus falar para você fazer alguma coisa, Ele estará o tempo todo junto com você!””        
               
5.       HORA DE CONVERSAR
·         Quem eram as pessoas que estavam dentro do barco? Resp: Os discípulos de Jesus
·         Como foi que Jesus chegou perto deles? Resp: Andado sobre as águas
·         O que os discípulos pensaram ao ver Jesus andando sobre as águas? Resp: Pensaram que era um fantasma.
·         O que Jesus falou para Pedro? Resp: “Venha.”
·         O que Pedro fez quando Jesus disse “Venha”? Resp: Ele saiu do barco e andou sobre as águas
·         Por que Pedro fez isso? Resp: Porque ele teve fé na Palavra de Jesus
·         O que a Palavra de Deus gera em nós? Resp: Fé.
·         Por que somente Pedro andou sobre as águas e os outros discípulos não? Resp: Porque somente Pedro acreditou nas palavras de Jesus
·         Quem gostaria de usar as duas caixas para explicar sobre a fé? Deixe as crianças usarem as duas caixinhas para ilustrar sobre a fé.
·         Como a Bíblia explica o crescimento da fé na vida do homem? Resp: Romanos 10:17 – “A fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus”.

6.       HORA DE BRINCAR
Cada criança deverá ter trazido para a reunião a caixa de fósforo vazia, e se possível, uma foto pequena de seu rosto (3x4).
O líder deverá levar algumas caixinhas de fósforo extras e papéis recortados no formato de um rosto, caso alguma criança esqueça de trazer. A foto, ou o papel recortado devem ser colados na frente da caixa, representando a criança. Após isso, escreva o nome de cada criança do lado de fora da caixa e entregue um papel para cada criança colar dentro da gaveta da caixa. Nesse papel escreva o nome Jesus. De dois em dois, peça para cada uma das crianças mostrar sua caixa ao colega e, ao abri-la, diga: “Quando Jesus fala, Ele vai junto comigo!”


7.       ATIVIDADE


2 comentários: