terça-feira, 29 de março de 2016

Milagre não é magica!– Semana de 29/03 a 04/04

Princípio: Somente Deus realiza verdadeiros milagres.
                Versículo: O diabo é mentiroso, ele é o pai de todas as mentiras. João 8:44
                Alvo: Desmistificar o poder de atração que a mágica exerce nas crianças e mostrar que tudo não passa de uma ilusão. Levar as crianças a desejarem o verdadeiro poder de Deus que opera milagres.
1.       QUEBRA-GELO:
                Descubra a resposta desta charada: “Uma sala tem 4 cantos. Cada canto tem um gato. Cada gato vê 3 gatos. Quantos gatos tem na sala?” (Resposta: 4 gatos). É assim que muita gente faz mpagica. Mágica é ilusão; pode até parecer verdade, mas não é. Parecia que a sala estava cheia de gatos, mas na verdade, só havia quatro. Mora: Jesus nunca fez mágica, Ele fez milagres! É sobre isso que vamos falar hoje, vamos repetir juntos: Muilagre não é mágica!
2.        LOUVOR:
Eu tenho a força de Deus – Cristina Mel
A Bíblia é a Palavra de Deus – Crianças DT
3.       CONTANDO HISTÓRIAS:             
João 6: 3-14 – A multiplicação dos pães
                Jesus subiu em um monte e sentou-se ali com os seus discípulos. Jesus olhou e viu uma grande multidão perto dele. Ele disse a Filipe: “Onde vamos comprar comida para toda esta gente?” Ele sabia muito bem o que ia fazer, mas disse isso para ver qual seria a resposta de Filipe.
                Filipe respondeu assim: “para cada pessoa poder receber um pouco de pão, precisaríamos gastar mais de duzentas moedas de prata”. Então André, um dos discípulos disse: “Está aqui um menino que tem cinco pães e dois peixinhos. Mas o que é isso para tanta gente?” Jesus disse: “Digam a todos que sentem no chão”. Todos se sentaram. Estavam ali quase cinco mil homens.
                Em seguida, Jesus pegou os pães e deu graças a Deus, repartindo-os com todos; e fez o mesmo com os peixes, comendo todos à vontade. Quando já estavam satisfeitos, Ele disse aos discípulos: “Recolham os pedaços que sobraram a fim de que não se perca nada”. Eles ajuntaram os pedaços e encheram doze cestos com o que sobrou dos cinco pães. Os que viram esse milagre de Jesus disseram: “De fato, este é o profeta que devia vir ao mundo!”

4.       HORA DE OUVIR:
Milagre não é magica

                A Bíblia nos conta sobre muitos milagres que Jesus realizou pelo poder de Deus. O milagre da multiplicação dos pães foi um deles. Jesus tinha em suas mãos apenas 5 pães e 2 peixes, mas a Bíblia diz que mais de 5 mil pessoas estavam com fome naquele dia. Você acha que 5 pães seria suficiente para alimentar tanta gente? Estenda sua mão e conte usando os dedos da mão: 1, 2, 3, 4, 5. Veja que os 5 pães nas mãos de Jesus era o mesmo numero de dedos existentes em sua mão, mas 5 mil pessoas podem encher um ginásio de esportes bem grande. Portanto, cinco pães não dariam para alimentar 5 mil pessoas, não é verdade? Então, como será que tanta gente comeu pão e peixe, e ainda sobrou comida?
                Naquele dia aconteceu um grande milagre! Jesus multiplicou os pães e os peixes, alimentando uma multidão de pessoas. Mas ainda hoje, algumas pessoas tentam explicar como Jesus fez isso, pois acham que Ele fez alguma mágica, mas isso não é verdade. Jesus realizou todos os milagres através do poder de Deus.
                Essa história nos mostra uma verdade importante: milagre não é mágica! Para você entender melhor, vamos falar sobre as diferenças entre milagre e mágica.

                Sugestão para o líder: usar uma cartola e uma Bíblia. A medida que for falando das diferenças, vá tirando a frase em negrito sobre mágica de dentro da cartola e as frases sobre milagre de dentro da Bíblia. Em seguida, cole as frases de mágica e milagre, lado a lado, em um quadro ou na parede, para que as crianças vejam todas no final.

·         Mágica: o ser humano pode fazer
·         Milagre: só Deus pode realizar
Mágica é umas coisa que as pessoas inventam, por exemplo: fazer desaparecer uma moeda em uma mão, e depois fazer ela aparecer na outra mão. Isso é apenas um truque.
Milagre não depende da pessoa, depende somente do poder de Deus.

·         A Mágica é uma mentira
·         O Milagre é verdade
Mágica parece verdade, mas é mentira. Ela é uma mentira porque não acontece como você vê. Por exemplo: quando você vê um mágico serrando uma caixa com uma pessoa dentro, parece verdade, mas não é. A mágica é mentira e Deus disse que o diabo é quem mente, ouça: “O diabo é mentiroso, ele é o pai de todas as mentiras”. João 8:44
Milagre acontece de verdade. Por exemplo: quando oramos com alguém doente que não pode andar e acontecer um milagre pela oração, a pessoa que o recebeu começará a andar de verdade, porque o poder de Deus operou nela um milagre.

·         A Mágica é uma questão de treinamento
·         O Milagre é uma questão de fé
Para se fazer Mágica basta que alguém aprenda os truques e treine bastante. É apenas uma questão de esforço humano, pode ser difícil no começo, mas depois, a pessoa aprende a fazer mágica.
Milagre é uma questão de fé! Você não precisa se esforçar, é só acreditar no poder de Deus.

·         O objetivo da Mágica é impressionar as pessoas
·         O objetivo do Milagre é glorificar a Deus
Quem faz Mágica gosta de se exibir para os outros e receber aplausos, pois todo mágico espera ser reconhecido e elogiado pelo seu trabalho.
No Milagre isso não acontece, pois Deus é quem faz tudo sozinho. As pessoas oram, mas é Deus quem realiza o milagre. Por isso, toda glória é para Deus, e não para qualquer outra pessoa.

·         A Mágica não muda a vida de ninguém
·         O Milagre muda a vida das pessoas
Depois da Mágica, as pessoas continuam as mesmas; se estiverem tristes continuarão tristes, se estiverem doentes, continuarão doentes, porque a mágica não tem poder de mudar nada na vida de ninguém.
O Milagre muda a vida das pessoas. No caso daquelas que estavam com fome no monte com Jesus, a mágica não poderia ajuda-los, pois continuariam com fome. Mas o que Jesus fez não foi mágica, e sim um milagre, por isso todos comeram e deram glória a des! Portanto, entenda isso: “milagre não é magica, milagre é o poder de Deus agindo”

·         Deus não usa os mágicos, Ele usa pessoas que oram!
               Não basta apenas saber as diferenças entre milagre e mágica. O mais importante é saber o que a Bíblia diz sobre mágica: “Não se achará no meio de vós encantador, nem mágico, porque estas coisas não agrada ao Senhor”. Deuteronômio 18:10-11.
               Encantador é uma pessoa que usa artes mágicas para impressionar pessoas e conseguir o que querem fazendo feitiços. Essas coisa não agradam a Deus, porque envolvem mentiras e, ainda tem o propósito de enganar pessoas. Se o diabo é o pai da mentira, essas pessoas trabalham para ele. Portanto, Deus não usa esse tipo de gente. É por isso que você não deve aprender a fazer mágica, você deve aprender a orar! Porque através da sua oração Deus poderá realizar muitos milagres!
               Agora pense um pouco:  antes de Jesus realizar o milagre da multiplicação dos pães e peixes, quem deu a Ele os pães? Um garoto! Havia muitas pessoas naquele lugar, mas apenas um garoto foi usado por Deus para que o milagre acontecesse. Será que hoje existem garotos desejando ser usados por Deus para realizarem milagres?
               Aquele garoto deu tudo o que tinha para Jesus. O que você pode dar? Você pode dar seu testemunho falando de Jesus para as pessoas; você pode orar com as pessoas doentes para que sejam curadas; você pode ajudar outras crianças a conhecer Jesus. Há muitas maneiras de ser usado por Deus, você somente precisa saber orar.
               Talvez você pense: “Sou só uma criança! Não posso fazer muita coisa” Você não precisa fazer muito, você só precisa crer! E assim Deus fará muitos milagres através da sua fé. Aquele garoto creu e entregou nas mãos de Jesus o que ele tinha, por isso o milagre aconteceu; do mesmo modo, creia que você será usado para fazer parte de grandes milagres! Lembre-se que Deus não usa mágicos, Ele usa pessoas que oram!

5.       HORA DE CONVERSAR
·         Qantos pães e quantos peixes o garoto ofertou para Jesus? Resp: 5 pães e 2 peixes
·         O que Jesus fez com os pães e peixes? Resp: Ele multiplicou e alimentou uma multidão
·         Milagre é o mesmo que mágica? Resp: Não
·         Vamos falar as diferenças entre milagre e mágica? Resp:Cada criança deve falar uma diferença
·         Se Deus não usa mágicos para relizar milagres, que tipo de pessoa Ele usa? Resp: Pessoas que oram
·         Que tipo de pessoa Deus falou para seu povo que não deveria estar no meio deles? Resp: Encantadores e mágicos
·         A mágica é verdade ou mentira? Resp: Mentira.
·         Quem é o pai da mentira? Resp: O diabo
·         Qual o versículo de hoje? Resp: João 8:44
·         Há alguém aqui que precisa de um milagre de Deus hoje? (Convide as crianças para orarem por um milagre)

6.       HORA DE BRINCAR
Escreva as frases abaixo em papéis separados e misture-as. Em seguida, coloque os papéis dentro de um chapéu. Então, separe as crianças em duplas, uma de frente a outra, de maneira que formem duas fileiras. Permita que cada criança da fila 1 retire uma frase. Depois que todas as crianças tirarem seus papéis, elas deverão ler a frase. Após a leitura, a dupla de cada criança deverá dizer de aquela frase está falando a respeito de milagre ou de mágica. Quem disser a resposta correta, marca um ponto para a dupla. Depois que todas as crianças da primeira fila falarem, deixe que as crianças da segunda fila retirem seus papéis. Execute a dinâmica da mesma maneira, até que todas as crianças tenham respondido. A fila que mais acertar vence a brincadeira. Dê um chocolate para cada criança que responder corretamente.
               - Jesus curou muitos doentes
               - Jesus ressuscitou os mortos
               - Jesus multiplicou pães
               - Pedro andou sobre as águas
               - Não há nada impossível para Deus
               - Eu posso fazer um coelho desaparecer
               - Eu posso acertar a data do seu aniversário
               - Escolha, em segredo, uma carta no baralho, e eu direi qual carta é
               - Eu posso abrir portas ao dizer Abracadabra, do mesmo modo como Harry Potter faz!
               - Varinhas mágicas existem e funcionam.


7.       ATIVIDADE


Nenhum comentário:

Postar um comentário