quarta-feira, 16 de março de 2016

Deus cumpre o que promete– Semana de 15/03 a 21/03


                Princípio: Confiar é acreditar que alguma coisa vai acontecer
                Versículo: A palavra do Senhor dura para sempre. I Pedro 1:25
                Alvo: Estimular a fé das crianças para crerem nas promessas de Deus escritas na Bíblia.
1.       QUEBRA-GELO:
                O líder levará uma caixa de chocolates ou de pirulitos e a colocará em um lugar onde as crianças não poderão alcança-la, mas poderão vê-la. Diga às crianças que no final da reunião, os que se comportarem bem e responderem a pelo menos uma pergunta irão ganhar um brinde. Diga: ISSO É UMA PROMESSA! Em seguida, o líder dirá: “Bem, é sobre isso que vamos falar hoje: Deus cumpre o que promete!”
2.        LOUVOR:
Deus manda Abraão contar as estrelas – Radicais Kids
Fala comigo – Min. Água Viva
3.       CONTANDO HISTÓRIAS:             
Gênesis 12:1-6 / 15:1-3 / 21:1-4
                Certo dia, o Sengor Deus disse a Abrão: Saia da sua terra, do meio dos seus parentes, da casa de seu pai, e vá para uma terra que eu lhe mostrarei. Seus descendentes (família) formarão uma grande nação. Abrão foi com sua mulher para a terra de Canaã, mas naquele tempo, os cananeus ciciam naquela terra.
                Depois disso, o Senhor disse: “Abrão, não tenha medo, Eu o protegerei de todo perigo e lhe darei uma grande recompensa”. O Senhor levou Abrão para fora e disse: “Olhe para o céu e conte as estrelas, se puder. Pois bem! Será esse o número dos seus descendentes”. Abrão creu em Deus, mas Sara, a mulher de Abrão, ainda não tinha filhos.
                Quando Abrão tinha 99 anos, o Senhor Deus apareceu a ele de novo e disse: “Eu prometo que você será o pai de muitas nações”. De acordo com sua promessa, o Senhor Deus abençoou Sara. Ela ficou grávida e, na velhice de Abraão, deu-lhe um filho. O menino nasceu no tempo que Deus havia marcado, e Abraão pôs nele o nome de Isaque. Quando Isaque nasceu, Abraão tinha 100 anos.

4.       HORA DE OUVIR:
                Deus cumpre o que promete
                Deus prometeu abençoar Abraão com dois presentes: “Uma terra para ele morar com sua família, e um filho”. Mas havia dois problemas que impediam essa promessa de conhecer, vamos ver quais eram?
                Primeiro, a terra que Deus prometeu entregar a Abraão era habitada por outras pessoas. O povo que morava nessa terra eram os “cananeus”. Era um povo forte que sabia lutar. Como, então Abraão poderia conquistar aquela terra?
                Abraão poderia ter pensado assim: “Mas, como Deus fala que irá me abençoar com uma terra que já pertence a outra pessoa? Deus deve ter se enganado.” Na verdade, Abraão não pensou assim, porque pensar assim é o mesmo que não ter fé; é não crer naquilo que Deus falou. Abraão creu que Deus daria a ele a terra que havia prometido, por isso, ficou morando ali muitos anos. Mas, será que Abraão também creu na segunda promessa que Deus lhe havia feito? Vamos ver.
                Deus também havia dito que daria uma filho a Abraão. Ele e sua esposa esperaram por esse filho por muitos anos, mas Sara não engravidava. Por causada demora do cumprimento da sua promessa, Abraão poderia ter pensado que Deus havia se enganado mais uma vez; ele poderia ter pensado que a promessa feita por Deus não se cumpriria. Como você acha que Abraão se sentiu? Será que ele reclamou ou ficou revoltado com Deus? Claro que não. Será que ele voltou pra terra de onde saiu? Também não. Será que Abraão abandonou sua mulher? Lógico que não! Abraão acreditou em tudo aquilo que Deus havia lhe falado! E o que aconteceu?
                Quando Abraão completou 99 anos, Deus deu um filho para ele. Depois disso, sua família herdou toda aquela terra, exatamente como Deus lhe havia prometido. Mas porque será que o cumprimento da promessa demorou tanto? Demorou porque o Senhor queria ensinar Abraão a confiar plenamente em sua Palavra.
                Hoje, isso também acontece com você. Às vezes, você ora por alguma coisa, mas Deus não responde na mesma hora ou no mesmo dia, podendo até demorar para atender nosso pedido. Nesses momentos, o que você deve fazer? Duvidar do que Deus nos promete ou confiar em sua Palavra? É claro que você deve confiar na Palavra de Deus e esperar! No tempo certo, a Palavra dEle se cumprirá.

Deus não mente!
                Às vezes, você vê pessoas em sua família falando que vão fazer certas coisas, mas depois não fazem e por isso você pensa que Deus também é assim; mas Deus não é assim. Olha o que a bíblia diz: “Deus não é como os homens que mentem; não é um ser humano que muda de ideia. Quando foi que Deus prometeu e não cumpriu? Ele diz que faz e faz mesmo.” Números 23:19.
                Portanto, você não deve pensar que Deus é como as pessoas que prometem e não cumprem. Às vezes, seu pai promete levar você para o shopping e, depois, se esquece do que prometeu; ou sua mão promete deixar você brincar na casa do seu amigo e, depois não deixa. Por causa dessas coisas, você acaba pensando que Deus também é assim; que Ele fala algo e, depois se esquece do que falou ou muda de ideia. Só que isso não é verdade! Deus não é como os homens que mentem ou se esquecem das suas promessas. Mas, as vezes você também age de forma errada.
                Alguma vez você já prometeu algo para alguém e não fez o que havia prometido? Vamos dar um exemplo: “Alguma vez você já disse para um colega que se ele deixasse você brincar com o brinquedo dele você o deixaria brincar com o seu? Mas depois de você brincar com o dele, você mudou de ideia e quando chegou a vez dele brincar com o seu você não o deixou?” Pense bem! Pois muitas crianças fazem isso. Isso é o mesmo que mentir! Significa que as vezes você fala e não cumpre.
                Por essa razão a Bíblia afirma que Deus não é como as pessoas, porque Ele nunca mente! Nele você pode confiar! Você sabe o que é confiar?
               
Confiar é acreditar que determinada coisa vai acontecer.

                Confiar em Deus significa: “ter a certeza” de que Deus irá fazer o que prometeu. Por exemplo: “Quando Deus diz em Sua Palavra que se você confessar os seus pecados Ele o perdoa, você pode crer porque isso realmente acontece.” Você não vê Deus lavando os seus pecados, mas você sabe que foi perdoado, pois você confiou na Palavra dele. Isso é confiar! É “ter a certeza” que Deus fez como Ele disse que faria.
                Essa foi a lição que Abraão, pai da fé, aprendeu. Essa lição é também muito importante, e você precisa aprendê-la! É importante você confiar naquilo que Deus fala pra você. É por isso que a história de Abraão está na Bíblia, porque Deus queria nos ensinar a confiar na Sua Palavra, mesmo que as vezes demore um pouco.
                Portanto, guarde esse versículo em seu coração: “A Palavra do Senhor dura para sempre.” I Pedro 1:25. Isso significa: “Você pode confiar em tudo o que Deus promete em sua Palavra, a bíblia Sagrada” Porque a Palavra do Senhor dura para sempre! Se Deus falou, Ele vai cumprir!

5.       HORA DE CONVERSAR
·         Qual o nome do homem que Deus mandou sair da sua casa e ir para outro lugar? Resp: Abraão
·         O que Deus prometeu a Abraão? Resp: Uma terra e um filho
·         Por quais razões as promessas de Deus feitas à Abraão pareciam difíceis de acontecer? Resp: Porque tinha pessoas morando na terra e a mulher de Abraão não podia ter filhos.
·         O que Deus mostrou a Abraão para ele crer que teria uma família grande? Resp: As estrelas do céu
·         Quantos anos tinha Abraão quando seu filho nascei? Resp: 100 anos
·         Qual era o nome do filho de Abraão? Resp: Isaque
·         Deus mente? Resp: Não.
·         O que acontece quando Deus promete alguma coisa? Resp: Deus cumpre o que promete
·         O que significa “confiar em Deus”? Resp: Confiar em Deus significa acreditar que Ele vai fazer aquilo que Ele prometeu
·         Quanto tempo dura a Palavra de Deus? Resp: A Palavra de Deus dura para sempre!

6.       HORA DE BRINCAR
Confiando no guia – A brincadeira deverá ser feita com cada criança. O líder deverá escolher uma criança, vendar seus olhos e desafiá-la a chegar em um local que combinarem (ali terá um bombom esperando por ela). Para chegar ao local, a criança deverá seguir as instruções e coordenadas do líder que será seu guia. O alvo é que a criança confie na direção recebida e assim, com certeza, chegará ao lugar que o líder prometeu que chegaria, e então receberá sua recompensa. Ao pegar o bombom, ela deverá dizer o versículo: “A Palavra do Senhor dura para sempre!”


7.       ATIVIDADE


Nenhum comentário:

Postar um comentário